Desinfete a sua casa

Diferenças entre hipoclorito de sódio e hipoclorito de cálcio

Márcio Menino
Por Márcio Menino. Atualizado: 16 janeiro 2017
Diferenças entre hipoclorito de sódio e hipoclorito de cálcio

Quando falamos em desinfetante normalmente vem à cabeça a água sanitária e até mesmo o chamado "cloro" que colocamos nas piscinas para as livrar das bactérias e fungos. Mas será que existe diferença entre eles? Não serão o mesmo produto mas em concentrações diferentes? Aqui no umComo decidimos mostrar as diferenças entre hipoclorito de sódio e hipoclorito de cálcio.

Também lhe pode interessar: Água sanitária - O que é e como é feita

Índice

  1. Hipoclorito de sódio e Hipoclorito de cálcio
  2. Para que servem?
  3. Como usar?
  4. Porque os meus olhos ficam irritados na piscina?

Hipoclorito de sódio e Hipoclorito de cálcio

Ambos os produtos são desinfetantes, ambos são alvejantes (clareador) e ambos têm as mesmas funções mas para diferentes locais e situações. No caso do hipoclorito de sódio normalmente conhecido na sua forma comercial por água sanitária. Ele é conseguido através da reação do cloro com o hidróxido de sódio. Quanto ao hipoclorito de cálcio é produzido através da reação do calcário com o cloro.

Diferenças entre hipoclorito de sódio e hipoclorito de cálcio - Hipoclorito de sódio e Hipoclorito de cálcio

Para que servem?

O hipoclorito de sódio ou água sanitária serve para limpar pequenas zonas da casa, desinfetando das bactérias e fungos que possam crescer, removendo os tecidos orgânicos, além de remover manchas da roupa suja. Falamos de uma solução normal para casa de cerca de 2,0% a 2,5%. É utilizado também em superfícies hospitalares, e também na Odontologia no tratamento do canal. Em soluções menores pode até ser utilizado para desinfetar alimentos.

Quanto ao hipoclorito de cálcio a sua utilização é maioritariamente industrial e para grandes quantidades de água que precisem de ser desinfetadas, como por exemplo piscinas, spas e sistemas de canalização. Isso se deve à sua grande disponibilidade de cloro e por ser bem mais estável.

Como usar?

Ambos os hipocloritos devem ser utilizados em pequenas quantidades devido ao seu potencial corrosivo e também tóxico. Devemos sempre ter muito cuidado para que não caia sobre a pele desprotegida, como por exemplo mãos, braços e principalmente os olhos.

No caso de usar o hipoclorito de cálcio na piscina, a proporção de produto a utilizar é menor, por exemplo, como ele contém 65% de cloro disponível, você só vai precisar de uma colher de chá do produto por cada mil litros de água.

Diferenças entre hipoclorito de sódio e hipoclorito de cálcio - Como usar?

Porque os meus olhos ficam irritados na piscina?

Muitas das vezes quando nadamos na piscina e ficamos com os olhos irritados não é por causa do desinfetante a mais, mas sim a menos. É que o hipoclorito de cálcio reage bastante à pele morta, gordura, transpiração corporal e outros que tais, e por causa disso deixa de conseguir proteger a piscina contra as bactérias e os vírus. Nesse caso dizemos que a piscina não está devidamente higienizada. Por isso se cheirar muito a cloro, o melhor será colocar um pouco mais de desinfetante para se certificar que não acaba com alguma doença.

Diferenças entre hipoclorito de sódio e hipoclorito de cálcio - Porque os meus olhos ficam irritados na piscina?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Diferenças entre hipoclorito de sódio e hipoclorito de cálcio, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Diferenças entre hipoclorito de sódio e hipoclorito de cálcio