Mantenha a sua casa fresca

Qual a diferença entre climatizador e umidificador

Qual a diferença entre climatizador e umidificador
Imagem: leroymerlin.com.br

Climatizadores e umidificadores podem ser facilmente confundidos pelas pessoas que buscam a melhoria do seu ambiente, seja na qualidade do ar ou temperatura. Estes aparelhos geralmente se encontram em preços acessíveis e não costumam ter um alto custo para funcionamento ou manutenção, como o ar condicionado.

Neste artigo umComo te diz qual a diferença entre climatizador e umidificador e também os cuidados que se devem ter caso você queira adquirir um destes aparelhos.

Também lhe pode interessar: Como fazer um umidificador de ar caseiro

Índice

  1. Diferença entre climatizador e umidificador: climatizadores
  2. Diferença entre climatizador e umidificador: umidificadores
  3. Cuidados que se devem ter com climatizadores e umidificadores

Diferença entre climatizador e umidificador: climatizadores

O climatizador trabalha com a circulação do ar para climatizar o ambiente. Embora pareça que tem a mesma função do ar-condicionado, o climatizador apenas resfriará ou aquecerá (no caso dos modelos que possuem aquecedor) a temperatura em poucos graus, apenas para amenizar o frio ou o calor, além de umidificar o ar.

Podendo ser encontrados como climatizadores portáteis ou de parede (os de parede geralmente possuem maior porte) os climatizadores funcionam com um ventilador, que força o ar do ambiente para um painel evaporativo, fazendo com que o ar circule sobre a água. A troca de calor faz com que a água evapore e retire o calor do ar ambiente, pouco a pouco, liberando o ar climatizado. A maioria dos climatizadores já vem com um umidificador embutido.

Qual a diferença entre climatizador e umidificador - Diferença entre climatizador e umidificador: climatizadores
Imagem: magazineluiza.com.br

Diferença entre climatizador e umidificador: umidificadores

O umidificador não tem como função regular a temperatura, porém, é muito útil para melhorar a qualidade do ar. Seja para melhorar a respiração, reduzir ou controlar problemas respiratórios das pessoas no ambiente ou apenas para acompanhar um ar condicionado, devolvendo a umidade ao ambiente que ele retira, o umidificador é muito flexível para com as suas necessidades.

No mercado estão disponíveis modelos que podem umidificar uma área de 15m² até 50m², com o custo proporcional à área. Alguns destes aparelhos possuem reguladores de umidade, desligando automaticamente quando atingem um nível confortável e ligando ao notarem a secura no ar. Um ar com umidade relativa abaixo de 40% já pode ser considerado como seco.

Alguns modelos também possuem locais para colocar óleos aromáticos ou essências, e o seu nível, na maioria das vezes, pode ser regulado pelos botões encontrados no "painel".

Pode ser útil: Como limpar umidificador

Qual a diferença entre climatizador e umidificador - Diferença entre climatizador e umidificador: umidificadores
Imagem: shopelgin.com.br

Cuidados que se devem ter com climatizadores e umidificadores

Climatizador:

  • Para que o aparelho tenha um bom desempenho, ele deve ser posicionado em algum local onde o ar possa circular. Da mesma forma que, se for portátil, deve ficar a uma distância de ao menos 10cm da parede;
  • Lembre-se de deixá-lo afastado de cortinas ou panos, qualquer superfície que possa interromper a circulação ou tapar a entrada de ar;
  • Você deve limpá-lo regularmente, a cada duas semanas se ele estiver localizado em uma área grande frequente circulação de pessoas ou mensalmente caso não seja uma área muito movimentada;
  • Ao limpar, deixe o orifício do depósito de água tapado. A limpeza deve ser feita com um pano úmido e você deve evitar deixar com que entre água ou umidade no motor elétrico do aparelho.

Umidificador:

  • Não utilizar água quente ou gelada;
  • Lembre-se de sempre desligar o aparelho antes de reabastecer o depósito de água;
  • Se não estiver usando o umidificador, deixe o limpo e seco e para limpá-lo utilize apenas água e uma solução de limpeza. Deixando-o secar naturalmente;
  • Para ajustar o ângulo do vapor, apenas mude-o de lugar mas certificando-se que é uma região plana para evitar vazamentos do tanque de água.

Veja também:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a diferença entre climatizador e umidificador, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
helder
devem escrever humidificador com "H" A adesão à nova maneira de escrever (qual é julgada totalmente idiota pelos peritos) é somente opcional - o que faria o vosso texto aparecer menos incompetente e mais agradável.
Nicolas
O texto foi escrito de acordo com o português brasileiro
Helder
Ah, obrigado por responderes! Então compreendo porquê :) É pena ter tirado o "h" - pois húmido têm sua origem na palavra do latim humidus, de humere, que significa estar molhado. Na maioria das línguas europeias que conheço, mantém-se o "h" pois fica fiel à raiz da palavra e baixa a possibilidade de outros significados. - O que tem dado graves problemas em Portugal, depois do novo acordo ortográfico. Prazer trocar palavras contigo..
Nicolas
Agradeço a informação e talvez algum dia eu venha a escrever um artigo sobre essa mudança ortográfica. Não tenho certeza mas acredito que este acordo tenha sido feito de forma a "amenizar" as diferenças entre os países lusófonos - o que prejudica mais a linguagem de Portugal do que dos outros países.
Helder
Sim dificulta muito. Tanto no significado pois há muitas palavras que agora se escrevem da mesma maneira, mas com significados disparadamente diferentes! Por exemplo um actor faz uma acção ou um acto, na nova ortografia faz um "ato"- isto originalmente significa prender com um nó , atar uma corda. Acto como vês vem da origem acção, e já não se confunde com atar uma corda. Portanto a lógica fica horrível.
Imagem: leroymerlin.com.br
Imagem: magazineluiza.com.br
Imagem: shopelgin.com.br
1 de 3
Qual a diferença entre climatizador e umidificador