Como livrar-se das pragas de jardim

Remédios caseiros contra a mosca branca

Remédios caseiros contra a mosca branca

Uma das pragas mais comuns nas plantas do lar é a mosca branca, inseto de nome científico Bemisia tabaci[1] e que se mete nas folhas de plantas para chupar sua seiva, além de também serem capazes de transmitir viroses e serem responsáveis pelo surgimento de fungos[2]. Em razão dos diversos problemas causados por esse tipo de inseto e também por haver uma infinidade de cultivos e plantas que poder ser atacados pelas moscas brancas, a prevenção é fundamental para evitar que nossa horta ou jardim seja invadido por elas, entretanto, por vezes somos pegos de surpresa e acabamos nos deparando com um ataque e não sabemos o que fazer.

Se você está passando por problemas com esse tipo de inseto, neste artigo do umCOMO iremos explicar a você alguns remédios caseiros contra a mosca branca para que você saiba que ações deve realizar contra a praga.

Também lhe pode interessar: Como cuidar da sálvia

Índice

  1. Manjericão
  2. Sabão de potássio
  3. Alho
  4. Óleo de neem
  5. Detergente

Manjericão

Para solucionar problemas com pragas, por vezes podemos dispensar produtos químicos fortes, que podem até mesmo prejudicar as plantas, e optar por soluções naturais que serão capazes de acabar com nosso problema de forma eficaz e sem causar novos danos. Existem ervas aromáticas capazes de repelir a mosca branca, de modo que serão ideais como método para prevenir a mosca branca, assim como para afugentá-las e evitar que infectem nossas plantações[3].

Deste modo, você deverá plantar manjericão em seu jardim ou horta como remédio caseiro para conseguir que estes insetos não se aproximem do resto das plantas. Além do manjericão, você poderá utilizar a arruda e, caso você precisar de ajuda no plantio, contamos a você nestes artigos como cultivar manjericão em casa e como cuidar do manjericão.

Outra vantagem proporcionada por esse remédio caseiro para mosca branca nas plantas é que você terá ervas naturais e sem agrotóxicos plantadas em seu quintal, o que poderá ser ótimo principalmente se você gosta de cozinhar ou se alguém em sua casa tem o costume de elaborar pratos com esse tipo de hortaliça.

Apesar de não ter tão útil quanto as hortaliças, também é possível utilizar fumo para mosca branca, planta que será capaz de afastar outras pragas similares.

Remédios caseiros contra a mosca branca - Manjericão

Sabão de potássio

Outro produto natural que você pode usar para combater a mosca branca de suas plantas é o sabão de potássio; trata-se de um inseticida natural que combate mosca branca de hortaliças e que poderá ser aplicado de forma simples e rápida. Para aplicar esse remédio caseiro para mosca, é necessário diluir este produto em água e pulverizá-lo sobre a planta.

O efeito que o sabão de potássio produz sobre a mosca branca é amolecer seu corpo e asfixiá-la, já que ela respira pela pele, sendo um ótimo veneno para mosca branca no tomate e em outras plantas frutíferas. Deste modo, não passará para a seiva da planta bem como também não danificará flores ou frutos.

Se você prefere sempre optar por soluções leves e orgânicas e quiser mais dicas de veneno para mosca branca, veja também como fazer inseticidas naturais.

Remédios caseiros contra a mosca branca - Sabão de potássio
Imagem: Reprodução/elrincondebuda.com.ar

Alho

Entre os remédios caseiros contra a mosca branca, encontramos também o alho, um alimento com uma infinidade de benefícios para o organismo humano, mas também para a saúde das plantas. Esse será um ótimo inseticida para mosca branca na roseira e também para outras espécies, afinal, assim como o manjericão, é uma planta cujo aroma afasta pragas.

Para aplicar, recomendamos que você esmague dentes de alho, misture-os com água e aplique sobre as plantas em questão. Você conseguirá repelir as moscas brancas, bem como outras pragas habituais do jardim, além disso, se optar pelo plantio, também terá uma produção local de alho que poderá ser utilizada para temperar diversos alimentos, tendo sua utilidade além da luta contra a mosca branca em plantas.

Caso for do seu interesse mas você não tiver prática e quiser informações acerca do cultivo dessa espécie, veja também como plantar alho.

Óleo de neem

O óleo de neem ou nim é extraído da Árvore de nim e é um poderoso inseticida natural, usado contra inúmeras pragas como a da mosca branca. Pode ser acrescentado à água de irrigação ou aplicado diretamente sobre as folhas infectadas.

Será indispensável consultar as instruções e indicações que virão acompanhando este produto, bem como seguir as recomendações do fabricante e do especialista em produtos fitossanitários, afinal, é um produto que será adquirido já pronto e que dependerá das instruções específicas do fabricante para ser utilizado como armadilha para mosca branca.

Se estiver atrás de produtos similares e já prontos para uso, uma ideia é ir até uma casa de jardinagem e pedir para que vendedores de auxiliem a encontrar a melhor solução para a praga.

Remédios caseiros contra a mosca branca - Óleo de neem
Imagem: Reprodução/guiadejardin.com

Detergente

Quer acabar com veneno para mosca branca na melancia, mosca branca na mandioca ou em outra espécie que acabou sendo atacada? Caso você tiver tentado outras opções mais naturais e não tenha conseguido se livrar por completo da praga, ou então caso for a opção mais fácil para você, saiba que é possível utilizar detergente contra mosca branca[1].

Para utilizar o produto de forma adequada, bastará misturar o detergente com água e, com um borrifador, aplicar o detergente contra mosca branca. Uma das vantagens de utilizar o método é que o detergente é um produto que todos temos em casa e que, além de barato, não tornará necessário que você saia de casa para comprar produtos especializados.

Se você não tiver detergente, tente utilizar sabão em pó para mosca branca e veja os resultados.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros contra a mosca branca, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Referências
  1. MARQUES, M. de A.; QUINTELA, E. D. Efeito do detergente neutro na mortalidade de ninfas de Bemisia tabaci biótipo B no feijoeiro comum. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, 2011. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/51970/1/ent6.pdf. Acesso em: 24/08/2020.
  2. RAGA, A.; MARSARO JÚNIOR, A. L.; RACCA FILHO, F.; COSTA, V. A. Novos registros de Aleyrodidae (Hemiptera) no estado de Roraima, Brasil. Arquivos do Instituto Biológico, Vol. 78, Nº 3, pp. 439-441, São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.biologico.sp.gov.br/uploads/docs/arq/v78_3/raga.pdf. Acesso em: 24/08/2020.
  3. CARVALHO, L. M. de; NUNES, M. U. C.; MICHEREFF FILHO, M.; RESENDE, R. S. Produção orgânica consorciada de tomate e plantas aromáticas ou repelentes. Centro de Pesquisa Agropecuária dos Tabuleiros Costeiros, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Aracaju, 2005. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/889639/1/f05.pdf. Acesso em: 24/08/2020.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
15 comentários
RAYAN
as couve que eu plantei esta com muito pugoes , gostaria de recebe digas de remedio caseiro para combater pugoes e formiga que tbem tem muitas no camteiro de salsinha elas estao fazendo as sua bueiro nos pe de salsinha esta podecendo as raiz e acaba morrendo o pe
Editor umComo.com.br
william Bueno
muito bom obrigado.
Carlos Alberto
Grato por responder-me. LARVA MINADORA. Está infectando, além do manjericão, os outros temperos, hortelã e alfavaca. Essa praga arruinou os meus temperos, mesmo com as aplicações de todos essas indicações de remédios caseiros; e eliminando, dentro das possibilidades, as folhas infectadas.
Carlos Alberto
Tenho perdido a gerra para um inseto , que deixam um ponto escuro nas folhas do manjericão. Já tentei diversas sugestões como óleo de Neem, extrato de fumo de rolo, que apliquei semanalmente, mas elas continuam atacando. Apliquei também extrato de sabão e detergente. Sendo que o s extratos de sabão e de detergente, queimaram as folhas. ESTOU PERDENDO A GUERRA!!! O que estou fazendo de errado?
Editor umComo.com.br
MARIA DE FATIMA DE FRANÇA DANTAS
como combater a mosca branca e outras pragas que atacam as hotaliças
Osvaldo
Gostaria de receber informações com receitas maturais para controle de insetos na minha horta
norah aurelio
estou com invasão de mosca branca DENTRO DE CASA,; Chegam a fazer " ninho" dentro do split em meu quarto. Minha casa é limpissima, não há uma barata siquer. Todavia moro perrto da mata atlantica onde há diversos insetos. Na calçada defronte a minha casa há dois prédios com árvores diversas, imensas, que não são podadas nem tratadas e a prefeitura nao está nem aí,,, apesar de minhas reclamações. Tenho tela mosquiteira em todas as aberturas da casa - varandas, janelas, etc dentro de casa no chao avejo muitissima vezes ovinhos brancos, casulos que se piso em cima fazem barulhom, arrebentam e aparece ovinhos minimos brancos e pretos. Não sei mais quo que fazer. Já usei vela s com oleo de nee, queimando por tres dias seguidos, baygon, butox, tc e nada resoove. o que fazer? Agradeço orientação urgente.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Norah! Você já experimentou algum dos remédios caseiros que falamos no artigo?
A sua avaliação:
Dani
Meu manjericao esta lotado de mosca branca!!!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Dani! Já experimentou algum destes remédios caseiros?
A sua avaliação:
Claudio
Olá amigos, estou perdendo para a praga da mosca-branca, posso utilizar sabão neutro com água e borrifar direto nas folhas ?
Ana Cristina
Peguei essa receita e vou experimentar também: 1 litro de água + 12 gotas de álcool + 3 colheres de detergente de lavar louça. No site que peguei diz que desaparecem em 2 dias. Vou fazer uma poda para facilitar o processo. Boa sorte!
A sua avaliação:
Nídia Gonzaga de Paula
Gostei das sugestões e vou experimenta las e entrarei em contato depois de ver os resultados. De pronto muito lhes agradeço, pois as receitaws são fáceis, baratas e NÃO AGRIDEM AS PLANTAS
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Nídia! Que bom saber que os nossos remédios caseiros foram do seu agrado! Muito obrigada pelo comentário e ficamos aguardando pelo seu retorno!
A sua avaliação:
vanda martins
Entrei aqui desesperada pra salvar meu mangericão e acabei surpresa, ele está infestado de mosca branca, ou seja com ele não funciona.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Vanda! Mas você já experimentou estes remédios e mesmo assim não funcionou?
vanda martins
Oi, me expressei mal, sim com o sabão neutro, graças aos céus, adiantou, apenas me referi que se o mangericão espantava elas, aqui comigo isso não deu certo pois vieram pai, mãe, sogra, primos ou seja, uma população inteira de moscas brancas morar no meu, kkkkkkkkkkk. Grata por responder.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Vanda! Não tem mal! Existem relatos de pessoas dizendo que o manjericão resultou sim, mas se esse método não resultou com você, não o experimente mais ;) Obrigada pelo comentário!
Leonardo
Oi Vanda, qual método com sabão neutro que você utilizou? Teria sido o método do sabão de potássio citado a cima?
Daniela
Meu manjericao tb esta infestado! Vou tentar salva-lo com detergente!
A sua avaliação:
telma
achei muito interessante ,vou testar!!!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Telma! Depois diga-nos se deu certo! Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
José Rossi
Gostaria de fazer um tratamento natural para combate à mosca branca. Sou Prpf. aposentado tenho como hoby ter minha horta sé que ultimamente não consigo mais produzir tomates devido o ataque desta praga
ADAILTON S M ARAÚJO
Posso misturar os 4 métodos citados e aplicar nas minhas plantas? Terá algum efeito colateral se eu fizer a mistura?
ana maria
meu amarilis e meu lirio ta cheio de mosca branca.como acabar com elas utilizando remedio caseiro ???
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ana! Basta escolher um dos métodos acima e experimentar!
Imagem: Reprodução/elrincondebuda.com.ar
Imagem: Reprodução/guiadejardin.com
1 de 4
Remédios caseiros contra a mosca branca