Fazer seu próprio repelente de pragas

Repelentes naturais para formigas

Repelentes naturais para formigas

As formigas são uma das pragas mais habituais em nossas casas. Não chegam a ser tão nojentas como os ratos ou as baratas, mas ninguém gosta de encontrar uma colônia de formigas na cozinha ou na sala de jantar. Se tiver problemas em casa com as formigas, em umComo vamos ensinar 5 repelentes naturais para formigas, para que possa acabar com esta praga de forma muito econômica.

Também lhe pode interessar: Como fazer armadilhas para formigas

Passos a seguir:

1

O vinagre é um dos produtos mais utilizados para limpar porque mantém afastadas as pragas e, neste caso, as formigas não são uma exceção. Em um pulverizador faça uma mistura de proporções iguais de água e vinagre, e pulverize as bancadas, armários, o chão da cozinha, as janelas, a pia e qualquer ponto de passagem das formigas; deixe secar bem.

Além de repelir as formigas, o vinagre acabará com o resto de cheiros existentes. Pode ser usado o vinagre normal, mas o de maçã é mais eficiente. Se quiser, consulte nosso artigo sobre truques para matar formigas.

Repelentes naturais para formigas - Passo 1
2

Outra forma de acabar com os vestígios do cheiro que as formigas seguem é com o suco de limão e o giz ou o talco para bebês. Se usar o suco de limão, misture com um pouco de água e pulverize a mistura pelos lugares preferidos das formigas; se apostar pelo talco ou o giz, polvilhe por onde as formigas entrarem em casa.

As ervas aromáticas (hortelã, lavanda, manjericão, poejo, tomilho, etc.), as especiarias (pimenta, canela, páprica), alho e grãos de café têm o mesmo efeito.

Repelentes naturais para formigas - Passo 2
3

Se tiver usado suco de limão, não jogue fora a casca pois pode usar como repelente de formigas. O mesmo acontece com a casca de outros cítricos, como as laranjas, mexericas e toranjas, e a casca do pepino. Quando se decompõem, estas cascas são tóxicas para os fungos dos quais se alimentam as formigas, por isso evitam-nos. Basta apenas deixar nos lugares mais frequentados pelas formigas da sua casa.

4

Também podemos usar a menta como repelente natural, com a vantagem de que também serve como ambientador. Como se fosse pouco, a menta oferece três possibilidades como repelente de formigas: a primeira, borrifar óleo essencial de menta no batentes das portas e janelas; o segundo, fazer um chá de menta e, quando esfriar, borrifar nos cantos, assim como com o vinagre; e a última é fazer sachês de menta seca e pendurar no canto das janelas. Não só ajudará você a afastar as formigas, como também poderá combater outras pragas.

Em umComo propomos a você outros remédios caseiros contra as formigas.

Repelentes naturais para formigas - Passo 4
5

Acabamos com a água com sabão, um remédio muito simples que irrita as formigas já que escorregam e não podem andar livremente. Além disso, elas se sentem atraídas pela água, portanto é um método muito eficiente. Misture umas gotas de detergente ou sabão líquido com água e aplique a mistura nos pontos de passagem das formigas. Quando perceber que desapareceram, lembre-se de enxaguar com água limpa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Repelentes naturais para formigas, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Antonio dos santos neto
me ajudem a exterminar com formigas e cupins no sitio
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Antonio! Para acabar com os cupins pode conferir estes remédios caseiros: http://casa.umcomo.com.br/artigo/como-matar-cupins-com-produtos-caseiros-3291.html
1 de 4
Repelentes naturais para formigas