PARTILHAR

10 usos do vinagre como produto de limpeza ecológico

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
10 usos do vinagre como produto de limpeza ecológico
Imagem: liveinart.org

Todos sabemos que limpar a casa é uma tarefa dura e aborrecida, especialmente quando se trata da limpeza da cozinha ou do banheiro. Por isso, é necessário usar os produtos de limpeza adequados para cada espaço ou superfície, que nos ajudem a acabar com a sujeira sem causar estragos. É muito apropriado usar produtos naturais com grande poder de limpeza como o vinagre, o limão ou o bicarbonato. Desta forma, neste artigo de umComo queremos mostrar para você 10 usos do vinagre como produto de limpeza ecológico.

Também lhe pode interessar: 10 usos do amoníaco
Passos a seguir:
1

Limpar os vidros com vinagre

O poder de limpeza do vinagre é muito apropriado para a limpeza de vidros e espelhos, já que além de eliminar a sujeira ajudará a dar brilho aos vidros. Desta forma, será necessário apenas diluir o vinagre na água e aplicar a mistura diretamente sobre os vidros; pode ser uma boa ideia usar um spray ou aerosol para polvilhar.

10 usos do vinagre como produto de limpeza ecológico - Passo 1
Imagem: limonnela.com
2

Limpeza de cafeteiras com vinagre

Por outro lado, você pode usar o vinagre para descalcificar e limpar cafeteiras de todo o tipo, desde as tradicionais cafeteiras italianas, até às cafeteiras express similares às usadas nos bares. Este produto natural ajudará a eliminar os restos de cal e sujeira que com o passar do tempo se acumulam nos tubos interiores da cafeteira.

10 usos do vinagre como produto de limpeza ecológico - Passo 2
3

Esfregar os pratos com vinagre

Pratos, louças, caçarolas... e todo o tipo de utensílios de cozinha ficam limpos facilmente utilizando vinagre. Será necessário apenas usar vinagre ao invés de detergente, use vinagre como faria habitualmente, tal como pode ver em nosso artigo como lavar os pratos com vinagre. Não se preocupe com o cheiro, desaparecerá rapidamente.

10 usos do vinagre como produto de limpeza ecológico - Passo 3
4

Limpar madeira com vinagre

Entre os usos do vinagre como produto de limpeza ecológico, encontramos suas propriedades para limpar a madeira. Desde pisos de parquete até móveis de diferentes tipos de madeira, ficarão impecáveis ao limpá-los com um pano suave empapado em vinagre ou diretamente acrescentando-o à água de esfregar.

10 usos do vinagre como produto de limpeza ecológico - Passo 4
5

Branquear a roupa com vinagre

Também é possível manter a roupa branca em ótimas condições com vinagre, seja lavando à mão ou à máquina. Você só precisa adicionar este limpador ecológico à água ou ao recipiente da lavadora. Veja os detalhes no artigo como clarear a roupa com vinagre.

10 usos do vinagre como produto de limpeza ecológico - Passo 5
6

Eliminar a cal com vinagre

O vinagre é também muito apropriado para limpar as torneiras da cozinha e do banheiro, eliminando assim os restos de cal que normalmente se acumulam devido ao uso. Pode aplicá-lo diretamente sobre as torneiras com a ajuda de uma flanela ou esponja.

10 usos do vinagre como produto de limpeza ecológico - Passo 6
7

Esfregar o solo com vinagre

Na hora de limpar o solo, também pode usar o vinagre para substituir o seu limpador de piso tradicional. Deste modo, além de desinfetar o local, evitará que os ladrilhos e outras superfícies delicadas se deteriorem devido aos componentes químicos contidos em muitos produtos de limpeza.

10 usos do vinagre como produto de limpeza ecológico - Passo 7
8

Limpar a privada com vinagre

Lembre-se de que entre os usos do vinagre como produto de limpeza ecológico do lar também está a limpeza da privada. Servirá pois para eliminar a sujeira e ao mesmo tempo para eliminar possíveis cheiros. É importante manter a privada limpa, por isso em umComo explicamos alguns outros truques para limpar a privada.

10 usos do vinagre como produto de limpeza ecológico - Passo 8
Imagem: vulping.ro
9

Vinagre como ambientador de casa

O vinagre é usado não apenas como limpador de superfícies, mas inclusive podemos elaborar um ambientador caseiro à base de vinagre, já que conta com propriedades desodorizantes. Se está procurando formas de eliminar o cheiro de cigarro de sua casa ou qualquer outro cheiro desagradável, recomendamos que coloque tigelas com este líquido nos cômodos de sua casa e as deixe atuar durante toda a noite.

10 usos do vinagre como produto de limpeza ecológico - Passo 9
10

Desinfetar verduras

Antes de cozinhar a verdura ou comer fruta, é necessário limpá-la muito bem para eliminar qualquer resto de pesticida e possíveis insetos que tenham ficado entre suas folhas. Por isso, sugerimos que você aproveite as propriedades desinfectantes do vinagre para eliminar todos estes restos indesejados. Consulte nosso artigo como desinfetar as frutas e as verduras antes de consumi-las para descobrir todos os detalhes.

10 usos do vinagre como produto de limpeza ecológico - Passo 10
Imagem: ritmoromantica.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a 10 usos do vinagre como produto de limpeza ecológico, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
10 usos do vinagre como produto de limpeza ecológico
Imagem: liveinart.org
Imagem: limonnela.com
Imagem: vulping.ro
Imagem: ritmoromantica.com
1 de 11
10 usos do vinagre como produto de limpeza ecológico

Voltar ao topo da página ↑