Cuidar de uma planta

5 suculentas de sombra e como cuidar delas

5 suculentas de sombra e como cuidar delas

As suculentas são plantas bonitas e resistentes muito utilizadas na decoração de interiores, pois suas formas são diferenciadas e elegantes. Assim como os cactos, as suculentas gostam de muito sol e se dão bem com pouca água - dessa forma, mesmo que você não tenha um “dedo verde” é possível cultivá-las e apreciar sua beleza e delicadeza. Existem vários tipos de suculentas: verdes, coloridas, que gostam de sol pleno e que se dão bem na sombra. Cada uma delas tem sua característica e charme especial. Neste artigo do umCOMO apresentamos 5 suculentas de sombra, suculentas de sol pleno e todos os cuidados que você precisa ter para mantê-las lindas e verdinhas!

Também lhe pode interessar: Como cultivar suculentas

Índice

  1. Suculentas de sombra
  2. Suculentas de sol pleno
  3. Suculentas: como cuidar?

Suculentas de sombra

Mesmo que as suculentas sejam famosas por se dar bem com luz solar em abundância, existem algumas espécies de suculentas que não gostam de sol, conhecidas como suculentas de sombra. São suculentas que precisam de pouca luz para se desenvolver, ideais para aquele cantinho da casa que não recebe iluminação direta.

Veja a seguir alguns exemplos de plantas suculentas que gostam sombra:

Flor de maio (Schlumbergera truncata)

A flor de maio é uma das espécies de suculentas de sombra que faz parte da lista de tipos de suculentas coloridas. Natural da América do Sul, deve ser mantida à meia sombra e regada periodicamente. Gostou? Então veja como cultivar Flor de Maio.

5 suculentas de sombra e como cuidar delas - Suculentas de sombra

Flor da fortuna (Kalanchoe blossfeldiana)

A flor da fortuna é uma suculenta de sombra colorida que fica linda em vasos. Cuidado com o excesso de água, opte por regá-la apenas quando a terra estiver bem seca. Veja nossas dicas sobre como cultivar Kalanchoe.

5 suculentas de sombra e como cuidar delas -

Ripsális (Rhipsalis baccifera)

A ripsális é uma das suculentas que gostam de sombra e regas bem espaçadas. Seus ramos são verdes e bonitos.

5 suculentas de sombra e como cuidar delas -
Imagem: Wikimedia Commons

Planta pedra (Lithops sp)

Oiriginária do continente africano, a planta pedra é uma suculenta semelhante a pequenas rochas, de onde vem seu nome. Gosta de pouca água e faz parte do grupo de suculentas que precisam de pouca luz.

5 suculentas de sombra e como cuidar delas -
Imagem: Wikimedia Commons

Rabo de lagartixa (gênero Haworthia)

Essa suculenta deve ser mantida na sombra para preservar o verde de suas folhas. É muito utilizada na decoração de interiores.

Sugestão: Confira também nosso artigo como fazer suculentas coloridas.

5 suculentas de sombra e como cuidar delas -
Imagem: Wikimedia Commons

Suculentas de sol pleno

Como você vai ver, existem tipos de suculentas que gostam de sombra, mas a maioria das suculentas é bem resistente e se desenvolve bem em sol pleno. Veja alguns nomes de suculentas que gostam de sol pleno:

Jade (Crassula ovata)

A jade parece uma pequena árvore - seus ramos são bonitos e muito delicados. Deixe-a tomando sol direto e regue-a quando a terra estiver seca.

5 suculentas de sombra e como cuidar delas - Suculentas de sol pleno

Lança de São Jorge (Sansevieria cylindrica)

A lança de são Jorge é uma suculenta bonita e elegante, que aguenta poucas regas e se dá bem com sol em abundância.

5 suculentas de sombra e como cuidar delas -

Bálsamo (Sedum dendroideum)

Nativo do México, o bálsamo suporta tranquilamente temperaturas de calor intenso. Água em excesso pode matar seu bálsamo, fique atento!

5 suculentas de sombra e como cuidar delas -

Rabo de burro (Sedum morganianum)

Também nativo do México, o rabo de burro tem formas bem interessantes e fica bonito se plantado em vasos suspensos. Suas hastes podem atingir até um metro de comprimento.

5 suculentas de sombra e como cuidar delas -

Orelha de gato (Kalanchoe tomentosa)

Originária da ilha de Madagascar, na África, a orelha de gato tem folhas aveludadas e pode morrer se for excessivamente regada. Opte por regas apenas quando o solo estiver bem seco.

5 suculentas de sombra e como cuidar delas -

Rosa de pedra (Echeveria elegans)

Essa linda suculenta de origem mexicana é de fácil propagação e cuidado. Ela se dá bem com sol pleno e regas esparsas, exigindo pouco cuidado.

Dica: Se você se interessou por suculentas de sol pleno, não deixe de ver também os melhores cactos para decorar a casa. Cactos e suculentas formam uma combinação imbatível!

5 suculentas de sombra e como cuidar delas -

Suculentas: como cuidar?

Como foi dito anteriormente, as suculentas são plantas que não precisam de muitos cuidados e, justamente por isso, indicadas para aqueles com pouca experiência na jardinagem. Contudo, algumas coisas devem ser observadas - principalmente quanto às regas. Suculentas podem ficar na chuva? A resposta para essa pergunta é não. O excesso de água apodrece as raízes das suculentas. Portanto, se seus vasos estiverem em local descoberto, leve-os para um lugar protegido da chuva.

Outros aspectos importantes relacionados ao cuidado com as suculentas é manter a drenagem do solo em bom estado para evitar o apodrecimento das raízes. Vasos de cerâmica são preferíveis aos de plástico, pois absorvem menos calor. A adubação também deve ser realizada periodicamente para manter os nutrientes do solo em equilíbrio - dê preferência à fertilizantes naturais em detrimento do NPK comprado em lojas de jardinagem. Confira nosso artigo sobre como fazer adubo natural para saber mais.

Veja também: Como plantar mini suculentas - 7 ideias muito fofas

Se pretende ler mais artigos parecidos a 5 suculentas de sombra e como cuidar delas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Sthefany
boa noite, uma sugestão: colocar as fotos das espécies apresentadas, o post fica ainda mais interessante :)
obg pelas informações!
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Sthefany. Obrigada! Seguimos o seu conselho e atualizamos o post com as fotos. Espero que você goste. ☺
nara maria cabrera
bom dia to nun estudo de como fazer germinaçao de suculentas com estufa caseirinha comprei no aplicativo wish so que elas brotao enseguida morre o que tem de errado comigo :????
Imagem: Wikimedia Commons
Imagem: Wikimedia Commons
Imagem: Wikimedia Commons
1 de 12
5 suculentas de sombra e como cuidar delas