Aplicativos para identificar plantas

Aplicativos para identificar plantas

Com o avanço das tecnologias, ficou cada vez mais fácil adquirir conhecimento, bastando, para isso, que se tenha conexão com a internet e um aparelho que te coloque com contato com a rede. Ainda que o mundo da biologia pareça bastante distante do tecnológico, a verdade é que, sabendo onde e como procurar, você pode aprender muito sobre a natureza por meio de sites e aplicativos. Uma das categorias de aplicativos que demonstra isso é a daqueles capazes de reconhecer plantas e que, além de tirarem dúvidas em relação àquela nova espécie que surgiu no seu quintal, ainda podem ensinar sobre seus cuidados, origem etc.

Se você é amante das plantas e quer explorar a natureza, veja 5 aplicativos que identificam plantas nesse artigo do umCOMO.

iNaturalist

O iNaturalist é um aplicativo que surgiu de um projeto científico e que visa muito mais do que apenas ser um aplicativo para reconhecer plantas. Com ele, você tem contato com toda a comunidade científica que o alimenta, além de poder aprender bastante de pessoas que são formadas e especialistas na área, sendo essa também uma ferramenta de mapeamento da biodiversidade do planeta. Afinal, abriga até mesmo espécies recém-descobertas ou ainda não identificadas, o que envolve plantas e animais.

Para utilizar o aplicativo, basta, primeiramente, faz uma conta, após, você deverá clicar no ícone de câmera, abaixo do qual estará escrito "observe", então, bastará preencher outros dados acerca da espécie, como sua origem (cultivada ou encontrada na natureza) etc. Assim que tudo estiver pronto, clique em "upload".

Caso o aplicativo não for capaz de identificar alguma das plantas que você encontrou, é possível postar fotos e esperar comentários de outros usuários, que serão capazes de te ajudar.

Por ser um aplicativo cujo banco de dados é construído de forma colaborativa, você pode tanto alimentá-lo quanto consumir informações postadas por outros usuários, o que deixa o aplicativo bastante interessante caso você for do tipo que gosta de trocar informações.

Importante: por ter uma base de dados comunitária, as informações no aplicativo estão todas em inglês.

PlantNet

O PlantNet, como você já deve ter reparado pelo nome, é um aplicativo de identificação de plantas, sendo grátis e capaz de identificar milhares de espécies nativas dos mais diversos locais do mundo. Assim como o iNaturalist, mostrado acima, esse aplicativo tem base de dados alimentada por usuários, sendo assim, você também poderá contribuir para que outros curiosos consigam não apenas identificar plantas por fotos, mas também aprender um pouco mais sobre as espécies.

Como identificar plantas usando o PlantNet

Para utilizar o PlantNet, você deverá baixar o aplicativo, criar uma conta e, então, quando tudo estiver pronto, clicar no ícone em formato de câmera, localizado no canto inferior direito da tela. Assim que a foto for tirada, o aplicativo irá identificar de qual espécie se trata. Simples assim. Além de tudo, se você busca aplicativos para identificar plantas em português, esse é o seu escolhido.

Se você chegou até aqui, significa que ama plantas e que tem no mínimo alguns exemplares em casa. Acertei? Para deixar que suas plantas decorem ainda mais o seu dia a dia, veja também como projetar um jardim.

Google Lens

Apesar de ser capaz de identificar plantas por fotos, a verdade é que o Google Lens é um aplicativo feito para identificar qualquer objeto, seja um par de sapatos ou uma espécie vegetal. Fazendo uso do aplicativo, ele irá mostrar exatamente do que se trata, sendo assim, se, por exemplo, você quiser identificar uma bolsa, será exibido de resultado bolsas similares ou até mesmo aquela exata que você encontrou, possivelmente até com link de lojas para que o acessório possa ser adquirido.

No caso de plantas, o aplicativo irá exibir algumas informações sobre a espécie, fornecendo links que possam se ensinar mais sobre ela.

Usando o Google lens para identificar plantas por fotos

Para utilizar o Google Lens, basta baixar o aplicativo, logar com sua conta do Google e sair fotografando as espécies ao seu redor. A identificação é facilitada caso a planta estiver um pouco isolada, sem que outras entrem no caminho e atrapalhem a visão.

Encontrou uma planta bonita, conseguiu identificá-la e quer levá-la para dentro de casa, mas não sabe se ela é boa para o ambiente no qual quer colocá-la? Esse é um problema muito comum para quem gosta de ter um verde natural em casa. Para descobrir se a espécie encontrada para ser levada para ambientes fechados, veja plantas que podem ficar no quarto.

PictureThis

Além de ter uma ótima avaliação e de ter taxa de precisão de mais de 95%, o PictureThis é um aplicativo para identificar plantas gratuito e de uso bastante simples. Para usar a ferramenta, você pode tanto optar pela simples identificação de espécies, que não custará mais do que um clique, quanto descobrir espécies de outros lugares do mundo, fazer e responder perguntas, criar sua galeria pessoal, etc.

Independentemente de qual for o seu objetivo, você deverá baixar o aplicativo e fazer login, então, terá todo esse universo disponível no seu celular, na palma da mão. O funcionamento do PictureThis é bastante similar ao dos outros aplicativos já mostrados aqui, sendo também possível simplesmente fazer o upload de uma imagem que você tirou já há algum tempo.

Por fim, é válido dizer que esse aplicativo também está disponível apenas em inglês.

PlantSnap

Por último, mas não menos importante, agora iremos te apresentar o PlantSnap, aplicativo para descobrir nomes de plantas. Com esse app, mais simples do que outros apresentados, bastará tirar foto de uma espécie para que ela seja identificada, o que envolve também a apresentação de algumas informações básicas sobre a espécie, como local de origem, nome científico e outros.

Além da opção de identificar plantas desconhecidas, você também pode utilizar o PlantSnap para conhecer um pouco mais sobre a vegetação de outros locais no mundo, bastando, para isso, selecionar no mapa a região sobre a qual deseja aprender. Essa opção é bastante interessante para especialistas ou amantes de plantas que gostam de estar em meio à natureza quando viajam, sendo uma forma curiosa de aprender sobre lugares longínquos.

Importante: caso você tenha se perguntado, saiba que todos os apps que reconhecem plantas aqui apresentados estão disponíveis tanto para Android quanto para iOS.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Aplicativos para identificar plantas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.