Aromatizadores caseiros para a cozinha

Aromatizadores caseiros para a cozinha

A cozinha é um dos espaços da nossa casa onde mais cheiros se acumulam. Alimentos queimados, estragados, vencidos... Geralmente os maus cheiros que vêm da cozinha costumam invadir todos os outros cômodos, infestando tudo. Em umComo.com.br trazemos a solução para que a sua cozinha, assim como o resto de sua casa, cheire sempre muito bem. Como gostamos de apostar em remédios caseiros, no seguinte artigo compilamos os melhores aromatizadores caseiros para a cozinha que servirão para espantar o cheiro ruim e devolver o bom aroma à sua casa. Descubra os aromatizadores naturais mais eficazes e consiga que a sua casa cheire sempre muito bem.

Passos a seguir:
1

Antes de lhe explicar como fazer aromatizadores caseiros para a cozinha, queremos dar-lhe alguns truques com os quais pode eliminar o cheiro ruim da cozinha e dos outros cômodos da casa. Manter a sua casa limpa e ventilada, evitar a umidade, tirar o lixo diariamente - principalmente em épocas mais quentes - ou dar uma olhada frequente na geladeira e no congelador para eliminar os alimentos estragados, são regras de higiene básicas para evitar que o cheiro ruim mais desagradável deixe de vez a sua casa.

2

Mas além de manter uma boa higiene, pode ser que o cheiro natural de alguns alimentos frescos ou cozinhados deixem o ambiente com um aroma menos agradável. Para esses casos propomos preparar um aromatizador natural à base de baunilha, uma flor que tem um cheiro magnífico com o qual poderá eliminar os aromas mais desagradáveis.

Realizá-lo é simples: pode colocar essência de baunilha em um pote de vidro e colocar palitos no seu interior para se embeberem dela e soltem o cheiro. Outro truque é misturar o extrato desta essência com água e esfregar sobre os móveis, sobre a pia e inclusive as lâmpadas. O aroma agradável da baunilha impregnará sua cozinha rapidamente.

3

Outra excelente alternativa para eliminar o cheiro ruim é o café, pois trata-se de um desodorante natural e conta com um cheiro impressionante e delicioso e prazeroso para muitos. Se quiser neutralizar o cheiro ruim, este remédio é perfeito, principalmente para a cozinha.

Para preparar este ambientador caseiro deverá colocar simplesmente alguns grãos de café - secos ou usados - em um pequeno saco, em uma tigela com um pouco de água ou em um pote de vidro aberto. O aroma dos grãos de café será suficiente para devolver o cheiro bom da sua cozinha.

Se o cheiro ruim vier da geladeira, recomendamos que leia este outro artigo sobre como fazer aromatizadores caseiros para a geladeira.

4

Se existe uma especiaria por excelência que nos ajuda a eliminar o cheiro ruim é, sem dúvida, o cravo da índia, que graças ao seu aroma, ajudará a afastar o cheiro mais repugnante da nossa cozinha.

O truque consiste em colocar o cravo em uma laranja para conseguir um efeito maior. Experimente adicionar canela em pó, essência de baunilha e um pouco de gengibre. Você deverá cozinhar todos estes ingredientes a fogo lento para obter um aromatizador potente. Quando a mistura tiver esfriado, coloque o líquido em um vaporizador e espalhe pela sua cozinha. Agradável e fresco!

5

Um dos produtos com mais uso para a limpeza e a manutenção de casa é o vinagre, graças ao seu poder desinfectante. Desta vez aconselhamos usar também como ambientador, pois conta com um poder neutralizante de cheiros desagradáveis que ajudará você a eliminar rapidamente o cheiro ruim, absorvendo-os.

O truque é simples: deverá colocar simplesmente um copo de vinagre nos cantos onde estiver cheirando pior e deixar atuar. Em alguns minutos o cheiro ruim terá desaparecido.

6

E como poderíamos esquecer os cítricos? A laranja e o limão são ótimos aliados para eliminar o cheiro ruim da cozinha, por isso propomos fazer um ambientador delicioso e refrescante à base de cítricos.

Para prepará-lo precisará das cascas de uma laranja ou de um limão (segundo seu gosto aromático), um pouco de canela em pó, vinagre branco, água e algumas colheres de chá de açúcar. Ferva todos os ingredientes, exceto o vinagre, com meio litro de água; quando tiver chegado no ponto de ebulição retire a mistura do fogo e deixe esfriar. Depois, poderá adicionar um pouco de vinagre branco. Coloque-o em um pulverizador e estará pronto para eliminar o cheiro ruim da cozinha.

7

Para dar ao seu lar um aroma fresco e limpo de forma natural, não há nada melhor do que a menta ou hortelã que, além disso, ajudará você a manter os cômodos livres de insetos. Para fazer um ambientador caseiro à base deste cheiro delicioso só deverá ferver um punhado de hortelã com água e um pouco de limão, quando tiver esfriado terá seu ambientador pronto para colocar em um pulverizador e encher a sua casa de um aroma agradável.

8

A canela em pau tem um aroma relaxante, doce e muito agradável, por isso é um produto magnífico para preparar um ambientador natural que elimine de forma eficaz o cheiro ruim da casa. Por isso, se quiser fazer aromatizadores caseiros para a cozinha propomos colocar paus de canela em algum pote de vidro e colocar em zonas estratégicas de cada cômodo. A canela não precisa de mais nenhum ingrediente para soltar seu cheiro magnifico. Experimente!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Aromatizadores caseiros para a cozinha, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.