Partilhar

Como abrir uma garrafa de vinho

Por Nicolas Santos. Atualizado: 6 setembro 2019
Como abrir uma garrafa de vinho
Imagem: odia.ig.com.br

Se você já se deparou com a situação de estar com os amigos, namorada, parentes ou até sozinho em casa e está afim de tomar um vinho, e depois que compra percebe que não tem como abri-lo, neste artigo lhe mostraremos algumas formas de resolver este problema.

Não vou enrolar muito e ir direto ao ponto por que se você está lendo isso provavelmente está com a garrafa na mão querendo saber logo como abrir uma garrafa de vinho sem abridor, neste artigo umComo te mostra como.

Também lhe pode interessar: Como reutilizar garrafas de plástico

Como abrir uma garrafa de vinho: Pressão por impacto

Com este método você irá empurrar a rolha do vinho para fora por pressão, batendo o fundo da garrafa cuidadosamente mas com força, para gerar a pressão necessária e ao mesmo tempo não quebrar o vidro.

Enrole uma toalha no fundo da garrafa e bata sobre uma superfície plana. Se possível sobre algum livro ou algo que não irá causar muito impacto ao vidro como a parede ou o chão.Você também pode colocar a garrafa virada para baixo entre as pernas e bater com um sapato ou uma bíblia.

Quando a rolha estiver parcialmente para fora da garrafa você pode puxar com a mão ou um alicate.

Como abrir uma garrafa de vinho - Como abrir uma garrafa de vinho: Pressão por impacto
Imagem: supremas.com.br

Como abrir uma garrafa de vinho: usando utensílios domésticos

Neste método praticaremos a famosa "gambiarra". Você precisará necessariamente de um parafuso e algo para puxá-lo, seja uma chave de fenda, phillips ou alicate, veja como funciona:

Primeiramente, dê um jeito de prender o parafuso na rolha, parafuse com uma chave se necessário mas sem aplicar muita força para baixo, para que você não afunde a rolha (o que também é uma forma de se abrir que explicaremos mais a frente) ou quebre-a em pedaços menores.

Quanto mais largos forem os sulcos do parafuso melhor, rosqueie-o até que sobre mais ou menos um centímetro e meio para fora e então, puxe-o devagar para fora.

Como abrir uma garrafa de vinho: empurrando a rolha.

Este é o método mais comum e pode ser feito até mesmo com o seu dedo se você estiver realmente afim de tomar o seu vinho o quanto antes, caso contrário, você pode usar algum objeto para isso e a seguir faremos uma lista.

  • Empurrar a rolha com uma faca ou canivete: Isso alivia a tensão pela pequena área de atrito da faca para com a rolha, mas tome cuidado para não destruir a rolha, empurre de forma rotativa.
  • Empurrar a rolha usando uma caneta grossa: Para isso, apoie a garrafa sobre uma superfície firme, você terá que fazer força
  • Ao invés da caneta você pode usar uma agulha de tricô, uma chave, um arame grosso, um pedaço de madeira, o seu dedo, uma tesoura ou qualquer coisa deste tipo.

Como abrir uma garrafa de vinho: puxando com a faca

Ao invés de usar a faca para empurrar, desta vez faremos um pouco diferente, você terá que usar a faca para tirar a rolha para fora, o método é muito semelhante. Introduza a faca ou canivete na rolha, com cuidado para não empurrá-la. Para retirar você terá que fazê-lo de forma rotativa para que a faca não se desloque.

Agora, caso esteja tentando abrir uma garrafa de cerveja, em umComo ainda não temos um artigo sobre isso mas posso fazer um adiantamento devido às possíveis necessidades imediatas. Você pode posicionar a tampa da cerveja sobre uma superfície de madeira, como a sua cama ou uma mesa, por exemplo, de forma que uma parte da tampa fique presa na superfície. Bata levemente na tampa da cerveja.

Veja também: Como elaborar uma carta de vinho

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como abrir uma garrafa de vinho, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário sobre Como abrir uma garrafa de vinho

Como abrir uma garrafa de vinho
Imagem: odia.ig.com.br
Imagem: supremas.com.br
1 de 2
Como abrir uma garrafa de vinho

Voltar ao topo da página