Como acabar com a tiririca na horta

Como acabar com a tiririca na horta

A tiririca, também conhecida como Cyperus rotundus ou junça, é uma erva daninha de difícil controle no campo. Um único tubérculo cortado pode dar origem a várias plantas, criando várias infestações muito resistentes nas hortas, gramados ou pomares. A planta possui bulbos, rizomas e tubérculos subterrâneos de onde surgem as folhas e hastes florais de rápida reprodução. A tiririca pode ser encontrada no mundo todo, mas desenvolve-se idealmente em país de clima tropical ou subtropical. A tiririca pode reduzir a produção agrícola em 40% e chegar aos 90%, no caso das hortaliças. Para aprender a combater esse problema e a defender as suas plantações, continue lendo esse artigo do umComo e descubra como acabar com a tiririca na horta.

Passos a seguir:
1

Remover a planta

Uma das formas de acabar com a tiririca na horta é removê-la com a mão.

Coloque umas luvas de jardinagem para evitar o contacto da terra com a pele e a acumulação sob as unhas. Com uma pá, cave o máximo que puder ao lado da planta pois as raízes podem chegar aos 46 cm de profundidade.

Com cuidado, remova a planta e as raízes do chão. É essencial fazer isto com cuidado para não quebrar as raízes.

Use a pá para cavar mais um pouco e remover as raízes restantes. Se deixar raízes na terra, é provável que a tiririca volte.

Nota: Coloque as plantas em um saco de lixo, juntando o solo cavado. Não use as tiriricas em pilhas de compostagem pois ela pode espalhar-se em outras zonas da horta.

2

Usar açúcar

Esta técnica de remoção de tiririca funciona melhor no início da primavera, quando a planta começa a germinar e a brotar.

Molhe a horta com uma mangueira, deixando-a úmida mas não encharcada.

Passe açúcar por entre as plantas em velocidade constante, despejando-o enquanto se movimenta para que caia em quantidades iguais.

Volte a borrifar água na horta outra vez sem saturar o solo. Borrife levemente, fixando o açúcar.

Dica: Repita o processo mais duas vezes em cada primavera para garantir que a planta morre completamente.

3

Controle químico

O herbicida é um controle de praga eficaz quando a tiririca tem menos de 5 folhas. A planta folhosa impede que o herbicida escorra até aos tubérculos e à raiz. Assim, o melhor é colocar o herbicida logo no início da estação, enquanto a tiririca ainda é jovem.

O herbicida funciona melhor quando a planta está crescendo de forma vigorosa, pelo que o ideal é cortar a planta, esperar dois dias e colocar o herbicida. Prefira um período seco para passar o produto. As chuvas vão lavar e remover o produto, pelo que o ideal é evitar dias chuvosos para fazer a aplicação.

Siga as instruções do fabricante para saber como aplicá-lo corretamente.

Dica: Procure escolher um herbicida apropriado: os melhores para controlar a tiririca contêm MSMA.

4

Controle natural

Para controlar a tiririca na sua horta de forma natural, junte 1 kg de folhas e ramos picados de hibisco, roseira-grandiflora, peperonia tricolor e sibipiruna. Misture tudo e espalhe pela área infestada, deixando uma camada de, aproximadamente, 10 cm. Deixe o material no solo por um período de 6 a 9 meses. O seu efeito alopático vai destruir as batatinhas e as raízes da tiririca, controlando a praga por um bom tempo.

Outra forma de controlar o aparecimento da tiririca é corrigir o pH do solo. Deixá-lo mais grumoso ajuda a reduzir o problema, uma vez que a tiririca em excesso indica que o solo é ácido, adensado, anaeróbico ou que possui carência de Mg.

5

Usos gastronômicos

A tiririca pode ser usada na alimentação humana. A melhor maneira de controlar uma praga é conseguir encontrar alguma utilidade na mesma. O seu uso gastronômico é muito comum em alguns países, na confecção de refrescos, azeite e pastas. Confira como usar a planta:

  • Pasta de tiririca: Colha dois maços da batata da tiririca e descasque. Corte em rodelas fininhas e junte um pouco de manjericão. Bata no liquidificador com um fio de óleo e um pouco de sal. Passe a pasta nas torradinhas e acompanhe com uma cerveja.
  • Vinho fortificante : Use um maço de tiririca, separando as folhas da batatinha e lavando muito bem. Corte as batatinhas em 3 e coloque-as dentro de uma garrafa de vinho comum ou vinho do Porto. Deixe por uma semana e pode usar!
6

Agora que já sabe como acabar com a tiririca na horta, dê uma conferida nesses artigos que podem ser do seu interesse:

Como tornar a sua horta mais ecológica

Como fazer compostagem para a horta

Como acabar com cupins na horta

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acabar com a tiririca na horta, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.