Como acabar com as traças com vinagre - método caseiro

Como acabar com as traças com vinagre - método caseiro

As traças são insetos inofensivos, apesar disso, são uma das pragas mais comuns em lares, principalmente em lugares úmidos. As traças podem aparecer em diversos lugares, desde comidas até roupas e livros, isso acontece porque traças se alimentam de material orgânico vegetal, como o papel encontrado em livros, algodão em roupas e alimentos de origem vegetal como grãos, ou seja, existem diversos atrativos em um lar para que traças se abriguem. Você sabia que é possível usar vinagre para acabar com traças? Continue lendo esse artigo do umCOMO e descubra como acabar com as traças com vinagre!

Como acabar com as traças que ficam grudadas na parede?

Acabar com traças usando vinagre é bem simples, para isso você precisa de:

  • 250 ml de água
  • 250 ml de vinagre branco
  • 1 borrifador (esse item pode ser facilmente encontrado em mercados na área de utensílios domésticos)

Agora basta misturar vinagre e água no borrifador e borrifar a solução nos locais onde há infestação de traças.

O que afasta a traça é a acidez do vinagre, sendo assim, é possível usar essa solução não apenas para acabar com as traças já existentes que grudam na parede mas também como método de precaução para que elas não apareçam mais.

Como eliminar traças do guarda-roupa

Em lugares mais fechados como guarda-roupas e gaveteiras é possível utilizar outro método para eliminar traças que chega a durar 3 meses, te livrando desse problema por um bom tempo. Para fazer isso você precisa de:

  • 1 saquinho de material que permita entrada e saída de ar
  • grãos de cravo da índia ou de pimenta do reino

Coloque o saquinho com cravo ou pimenta do reino em algum canto do seu armário, evitando colocá-lo em cima de roupas.

Outro método eficaz para eliminar traças do guarda-roupa é colocar uma pedrinha de cânfora em cada gaveta ou compartimento do armário, também evite de colocá-las em cima de roupas pois a cânfora pode sujar as roupas e derreter com a umidade do ar.

Como matar traças na cozinha

Por ser um ambiente mais úmido e com estoque de alimentos, é muito comum que traças apareçam nas cozinhas, principalmente nas paredes. Para acabar com traças que ficam grudadas nas paredes você precisa de:

  • 1 xícara de água
  • 25 grãos de cravo da índia
  • 1 panela
  • 1 xícara de álcool
  • 1 borrifador

Então siga os seguintes passos:

  1. Coloque a água e os grãos de cravo da índia na panela e deixe no fogo até ferver.
  2. Desligue o fogo e espere a mistura esfriar.
  3. Retire os grãos de cravo.
  4. Misture a água com 1/2 xícara de álcool comum.
  5. Coloque a mistura no borrifador e borrife onde for necessário.
  6. Passe um pano para que a mistura chegue em todos os cantos.

Não se esqueça de deixar que a solução esfrie até misturá-la com o álcool, isso deve ser feito porque em altas temperaturas o álcool evapora, tirando grande parte da eficácia da solução.

A solução não é danosa aos móveis e paredes da cozinha, sendo assim, é possível utilizá-la sempre que julgar necessário sem medo. Apenas tome cuidado para não deixar móveis molhados principalmente se forem de madeira pois isso incha a madeira e estraga o móvel.

Dica: Se as traças estão em sua cozinha, veja também como eliminar as traças dos alimentos.

Dicas para eliminar e evitar traças

  • Mantenha sua casa sempre arejada, traças gostam de lugares úmidos.
  • Feche com cuidado todos os alimentos de sua cozinha ou dispensa, traças costumam estar em cozinhas pois é um lugar onde conseguem facilmente alimentação. Se você tira a fonte de alimento delas, procurarão outro lugar para se abrigar.
  • Mantenha armários e dispensas de alimento sempre limpos.
  • Se você for viajar, mantenha armários e dispensas abertos para que haja circulação de ar, essa medida também ajuda a evitar outras pragas como mofos, já que mofos precisam de umidade.
  • Se as traças invadiram seu armário de roupas, além de limpar o armário é também necessário que se lave todas as roupas pois elas podem contem ovos de traça que logo se desenvolverão e darão continuidade a seu problema.
  • Se as traças invadiram seus alimentos, jogue todo o alimento contaminado fora.
  • Se você quiser uma solução já pronta, existe veneno para traça que podem ser facilmente encontrados na Internet e até mesmo em alguns mercados ou lojas de produtos para animais.
  • Deixe lençóis, roupas e travesseiros tomando um pouco de sol em dias quentes, essa medida ajuda a evitar não apenas traças mas também ácaros e mofos.

Sugestão: Veja também outros remédios caseiros para eliminar traças.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acabar com as traças com vinagre - método caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.