Como acabar com as urtigas

Como acabar com as urtigas
Imagem: bucolico-anonimo.blogspot.com

As urtigas são ervas famosas pelo incômodo e queimação que causam ao entrar em contato com a pele humana. Queimação essa provocada por pequenos espinhos encontrados nas folhas e no caule da planta e que induzem à propagação da urticária (reação alérgica na pele, que provoca muita coceira e sensação de queimação). Suas plantas chegam a medir um metro de altura e é umas das ervas daninhas mais resistentes na natureza. Como qualquer erva daninha, a urtiga não precisa ser cultivada para brotar no solo. Neste artigo presente em umComo, saiba como acabar com as urtigas e conheça todas as curiosidades sobre essa planta tão amada por alguns e odiada por outros.

Vai precisar de:
  • Antes de optar pelo extermínio das urtigas, pense bem nas possibilidades e benefícios que elas podem trazer para a sua saúde e para o bem cultivo de suas outras plantas. Pois, as urtigas possuem raízes fortes e que são grandes aliadas na retirada de nutrientes do solo. E, nada de infestar sua terra com agrotóxicos ou inseticidas para se livrar das urtigas ou de qualquer outra erva daninha. Procure os meios mais naturais possíveis e não atinja também sua plantação ou todo o seu trabalho de arar e cultivar a terra vai por água abaixo, cai pelo ralo.

Por que as urtigas causam desconfortos à pele?

A urtiga apresenta várias substâncias em sua composição, principalmente a histamina, acetilcolina e ácido fórmico, que em contato com a pele provocam dilatação dos vasos sanguíneos e um tipo de inflamação. No entanto, existem algumas espécies de urtigas que não queimam.

Como acabar com as urtigas

As urtigas se propagam através de suas sementes e vegetam espontaneamente na maioria dos solos. Mesmo florescendo apenas no verão, suas sementes podem ficar inativas por anos e voltar a germinar quando a terra for escavada. Recomenda-se que essas plantas não sejam cortadas quando ainda estiverem na categoria de flores, pois isso facilitará seu crescimento, causando resultado contrário ao desejado.

O recomendável é que se aguarde de 2 a 3 semanas após a chegada da primavera para o plantio de outras plantas. Pois, isso garantirá que as urtigas cresçam primeiro, facilitando sua retirada. Será necessário o uso de material específico para o preparo da terra, como o escarificador, de modo a retirar as urtigas presentes no solo.

Imagem: asplantasmedicinais.com

Curiosidades

  • A presença das urtigas em solos cultivados atesta a qualidade do mesmo.
  • Uma pesquisa realizada pelo Instituto Federal do Amazonas mostra que a urtiga é uma hortaliça, erroneamente conhecida por erva daninha, rica em ferro, zinco, manganês e vitamina A. Ela é tão rica em nutrientes quanto a rúcula, a alface ou o agrião, por exemplo.
  • É indicada para a substituição do sal.
  • A urtiga apresenta propriedades medicinais. Pode ser usada para tratar: alergias, diarreias, tosse, catarro, bronquite, febre, asma, queda de cabelo, caspa, hemorroidas, dente outros.
  • O suco de urtiga é indicado para o tratamento da anemia.
  • Esteticamente, o chá de urtiga é utilizado para eliminar impurezas da pele.
  • É usado para aumentar a produção de leite materno, além de regulador da menstruação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acabar com as urtigas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.