Como acabar com cupins em árvores

Como acabar com cupins em árvores
Imagem: doutorcupim.com

Os cupins, ou térmitas, são uma praga terrível que destrói quase tudo à sua volta. Se você está procurando como acabar com cupins em árvores, pode confiar neste artigo umComo.com.br no qual lhe apresentamos várias dicas! É importante que as leia em atenção para conseguir erradicar de vez e facilmente esses insectos indesejados, que estão colocando em perigo a saúde das suas árvores e a própria estrutura que montou para o seu jardim. Acabe com essa praga o maus rápido possível continuando a este este artigo!

Passos a seguir:
1

Os cupins que atacam as árvores são chamados de cupins-de-cerne, pois eles se alojam e destroem o interior do tronco das árvores, deixando a superfície da casca com espessura de papel e o próprio tronco debilitado e prestes a tombar a qualquer momento.

2

Nas florestas é normal isso acontecer em cepas, nas árvores cortadas, atacadas ou mortas por outros bichos da madeira, queimadas pelo fogo ou em decomposição. O problema é quando os cupins começam destruindo as árvores urbanas, quer seja do seu jardim, rua ou parque.

Imagem: consebasf.blogspot.pt
3

O cupim-do-cerne ataca sobretudo plantas nativas do cerrado, bem como quaresmeira, seringueira, pau-rosa, ipê, paineira, sibipiruna, jacarandá-mimoso, acácia, tipuana e muitas outras. Eles constroem seus ninhos no solo e penetram a árvore pelas raízes, construindo galerias ascendentes no interior do tronco.

4

Não é fácil detetar a presença dos cupins nas árvores, pois a sua atividade se dá no interior. No entanto é possível através da presença de resíduos granulosos conhecidos como “pozinho de cupim”, asas iridescentes e ruídos semelhantes a estalos vindo do interior do tronco. Além disso, se uma árvore na área tiver sido afetada por cupins, é possível que as árvores próximas também estejam sendo.

Imagem: gasometrocomvoce.com.br
5

Se você tem a certeza que alguma árvore está sendo atacada por cupins, uma maneira inovadora que está sendo colocada em prática é um fungo produzido em laboratório e chamado Metarhizium Anisopliae. Ele é diluído em água e colocado nos locais afetados, gerando uma epidemia que atua nos órgãos internos dos cupins e os mata.

6

Por vezes os cupins penetram nas árvores e as destroem por não encontrarem no solo a matéria orgânica de que se alimentam. Você pode chamar a atenção deles de volta ao solo escavando-o, adicionando composto ou estrume bem apodrecido e adubação verde.

Imagem: sitiocurupira.wordpress.com
7

Outra forma de acabar com os cupins nas árvores é colocando nesse local os predadores do inseto: aranhas, moscas, vespas, formigas, besouros, anfíbios, répteis, aves e alguns mamíferos, tais como porcos-formigueiros. Para incentivar a sua permanência é importante que crie áreas de habitat natural com arbustos e árvores.

8

Coloque ímãs strong bar no solo junto a essa árvore. Esse objeto tem o poder de desorientar os cupins, que constroem montes na direção norte-sul ao longo das linhas magnéticas.

Imagem: pt.aliexpress.com
9

Não é fácil uma única pessoa acabar com cupins nas árvores, visto que geralmente a comunidade de cupins é grande e assim que alguns morrem outros se preparam para ocupar seus lugares. Por essa razão é preferível que contrate uma empresa especializada, possui conhecimento, equipamentos e os melhores produtos para acabar com a praga.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acabar com cupins em árvores, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Evite usar pesticidas químicos para eliminar cupins, pois eles apresentam riscos para a saúde ambiental e dos seres humanos, além de que apenas resolvem o problema temporariamente.