Como acabar com moscas na cozinha

Como acabar com moscas na cozinha

Em casa, muitas vezes percebemos que há pequenas moscas ou mosquitos que ficam principalmente na cozinha. Sua presença, em muitos casos, não está relacionada ao bom tempo, e sim à presença de certos produtos em casa, como frutas ou alimentos que não estão em perfeitas condições.

A verdade é que essas moscas são irritantes porque, às vezes, também aparecem em outros cômodos quando são atraídas por algum dos aromas que podem estar presentes, como perfumes ou purificadores de ar. Aqui no umCOMO, vamos te dar algumas dicas sobre como acabar com moscas na cozinha para que elas não te incomodem mais.

Como espantar moscas - primeiros passos

Com a presença de moscas na cozinha, a primeira coisa que você deve fazer é descobrir a causa do seu aparecimento.

O que atrai moscas?

Como já comentamos anteriormente, em muitas ocasiões, elas são atraídas pelas frutas deixadas fora da geladeira e por alimentos que estragaram.

Isso tem uma solução fácil. Basta manter as frutas sempre em fruteiras cobertas, mas que permitem que as peças entrem em contato com o ar, e jogar fora todos os restos de comida em decomposição, limpando bem toda a área onde estiveram para evitar que as moscas continuem sendo atraídas por qualquer resquício que tenha restado nas bancadas, fruteiras, pratos, etc.

Armadilhas para acabar com as moscas na cozinha

Ter moscas na cozinha é um problema bastante comum, por isso há muitas soluções que você pode encontrar em comércios e que não costumam ser muito caras para acabar com moscas e mosquitos na cozinha:

  • Armadilha luminosa para moscas: são uma alternativa para acabar com moscas na cozinha. Com esse tipo de aparelho, as moscas são atraídas e acabam presas ao dispositivo de luz. Nos últimos anos, apareceram também dispositivos que funcionam com ultra-som.
  • Os insecticidas para moscas: também são eficazes. Mas neste caso, você precisa ter cuidado com seu uso, uma vez que não podem ser aplicados em cima de alimentos ou utensílios como copos ou talheres, entre outros. Deve estar sempre bem guardado em armários ou geladeira. Além disso, é importante que você verifique que são específicos para utilização em casa. Outra opção são os inseticidas que se conectam à luz.

Sugestão: Como espantar moscas

Espanta moscas caseiro

Além dos sistemas comerciais já mencionados, há outras alternativas que podem ser preparadas de maneira fácil em casa e que você pode considerar para acabar com as moscas da cozinha:

  • Produtos naturais: uma das maneiras mais fáceis é utilizar produtos naturais pelos quais as moscas são atraídas, mas que são nocivos para elas. Dentro deste grupo, há alguns que são muito populares e tradicionais. Por exemplo, uma boa opção é cortar um limão e colocar alguns cravos sobre ele. Você verá que as moscas desaparecerão, afastadas pelo odor.
  • Ervas aromáticas: entre as mais eficazes, está o manjericão, que é um excelente repelente de insetos. Se você não conseguir encontrá-lo, pode utilizar outras ervas que sejam pequenas folhas. Já no caso de mosquitos na cozinha, alguns ramos de eucalipto, alecrim ou tomilho nas portas e janelas dos cômodos de sua casa. Estas plantas desprendem um aroma que é muito desagradável para os mosquitos, convertendo-se em uma solução eficiente para combatê-los
  • Sacos de plástico transparentes: são igualmente úteis para acabar com as moscas na cozinha. Neste caso, a solução é enchê-los com água e pendurá-los no teto ou em uma área alta. O truque é que esses sacos agem como uma lupa e os mosquitos vêem os objetos aumentados, o que os afasta. Por causa disso, você precisa pensar muito no local onde vai colocá-los, dependendo de onde os insetos estão. Pode aplicá-lo igualmente em espaços abertos como o pátio ou o terraço.
  • Vinagre de maçã: outra solução é utilizar o vinagre de maçã, já que apresenta efeito repelente. Este produto deve ser colocado dentro de um frasco que será tapado com um funil feito de papel e ajudará a prendê-las, porque conseguirão entrar no recipiente, mas não saberão por onde sair dele. Outra opção é colocar um copo cheio com a metade de água e 1/4 de vinagre branco perto das janelas. Este cheiro repelirá os mosquitos.
  • O açúcar mascavo: também é útil para acabar com as moscas na cozinha. Seu uso é semelhante ao do vinagre de maçã. Na verdade, você pode colocá-lo misturado com um pouco de água e duas colheres de sopa de fermento fresco no pote ou em uma garrafa de plástico, e em seguida, colocar o funil. Tanto no caso do vinagre de maçã quanto com essa mistura de açúcar, alguns especialistas aconselham cobrir o recipiente com um saco de plástico preto, porque foi provado que esta cor atrai os mosquitos. Assim, eles se aproximarão e cairão no recipiente, mas não saberão como sair dele. Você pode conferir o passo a passo no artigo sobre como fazer uma armadilha para mosquitos.
  • Incensos, velas e óleos de determinadas fragrâncias conseguem combater os mosquitos de forma muito eficiente, por isso são ideais para usar em espaços abertos como jardim, pátio ou terraço, especialmente se deseja desfrutar de algumas horas tranquilas ao ar livre. As fragrâncias mais recomendáveis são a citronela, o limão, a lavanda, o eucalipto e a alfavaca.
  • Óleo de eucalipto é um excelente repelente natural, com um aroma que não é nada agradável para os mosquitos. Acrescente 20 gotas de óleo de eucalipto em um recipiente com água e coloque-o perto de você no quarto, deste modo os mosquitos não atacarão você à noite. Também é possível acrescentá-lo em produtos como creme corporal ou xampu para evitar que estes insetos se aproximem de nós quando estamos ao ar livre.

Veja também: Repelente para moscas caseiro

Como espantar moscas com sal grosso

Um dos espanta moscas caseiro mais eficazes é feito com sal grosso. No umCOMO te explicamos passo a passo como espantar moscas com sal grosso neste outro artigo.

Como espantar moscas com café

Outro dos remédios caseiros para acabar com as moscas na cozinha é feita com pó de café queimado. Ele não faz mal a saúde e é extremamente fácil de fazer. Neste outro artigo você poderá aprender como fazer.

Como afastar moscas da cozinha

Na hora de cozinhar é bastante importante fazê-lo em um ambiente limpo e considerando todas as medidas de saúde, pois ao manusear alimentos da forma correta estará protegendo você e sua família de doenças, além de evitar moscas na cozinha. Mas não se trata só de limpar a área algumas vezes por semana, damos-lhe alguns conselhos-chave para você saber como manter a higiene na cozinha e fazer com que as moscas e bactérias fiquem longe da sua família.

  1. A primeira medida para manter a higiene e acabar com moscas na cozinha é a mais óbvia: a área deve estar sempre limpa, sobretudo quando for preparar os alimentos, caso contrário estará expondo os produtos a bactérias que se podem traduzir em doenças e infecções.
  2. Os panos, esponjas, esfregões etc. que usa para a cozinha devem ser exclusivamente para esta área, você nunca deve usar, por exemplo, o mesmo pano para limpar a cozinha e o banheiro, isto poria em risco sua saúde.
  3. Sua geladeira deve estar sempre limpa, bem como o resto da cozinha, manter a higiene na área onde guardamos nossos alimentos é importantíssimo.
  4. Nunca descongele um alimento e depois volte a congelar, isto poderia fazer com que o alimento se danifique, sobretudo quando se trata de carnes, sopas, molhos etc. Se decidir descongelar algo deverá cozinhá-lo.
  5. Do mesmo modo, você deve ser precavido ao congelar: se se tratar de um alimento ou prato que acaba de preparar deve esperar que o mesmo esteja à temperatura ambiente para congelar usando sempre embalagens ou sacos especiais para isso.
  6. Lave muito bem os vegetais e hortaliças, sobretudo se os for comer sem cozinhar. Tenha especial atenção a produtos como a alface, que normalmente está cheia de pequenos animais que ao serem ingeridos podem produzir uma doença estomacal.
  7. Cozinhe muito bem os alimentos para eliminar todo tipo de bactérias e infecções, sobretudo no caso das proteínas animais, nunca consuma carnes ou peixes semi crus a não ser que estejam frescos, caso contrário você poderia se intoxicar.
  8. Uma das formas mais comuns de infecção é a que se produz pela contaminação cruzada: por exemplo, usar uma faca para cortar um pedaço de frango cru e depois sem lavá-la usar a mesma para um vegetal cru. As bactérias do frango são transmitidas para o vegetal causando doenças. Previna-se e use facas diferentes ou lave o utensílio entre cada uso.
  9. A última recomendação é um clássico: lave sempre suas mãos antes de cozinhar e quando manusear algum alimento cru. Se estiver doente, com resfriado ou gripe, proteja sua boca enquanto cozinha para evitar a transmissão das bactérias à comida.

Dica: Como limpar a cozinha rápido

Estas são as dicas que trouxemos para você no umCOMO sobre como acabar com moscas na cozinha. Se você não conseguir resolver o problema com elas e houver uma grande presença desses insetos, seria conveniente consultar especialistas ou empresas de controle de pragas em casa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acabar com moscas na cozinha, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.