Como acabar com mosquitinhos de banheiro

Como acabar com mosquitinhos de banheiro

Os chamados mosquitinhos de banheiro são insetos que costumam aparecer em regiões úmidas da casa e causar bastante incômodo, além de poderem causar a impressão de falta de higiene nas residências. A verdade é que esses mosquitos são bastante comuns e não devem ser motivos para dor de cabeça, afinal, são inofensivos e não ultrapassam de um problema estético para os banheiros e cozinhas. Se você está com uma infestação e quer saber como acabar com mosquitinhos de banheiro, explicamos neste artigo do umCOMO!

O que são os mosquitinhos de banheiro?

A mosca de banheiro faz parte do gênero Psychoda, composto por 370 espécies. Sua presença é usual em banheiros pois os ovos são depositados em encanamentos, além disso, as moscas se alimentam de crescimentos bacterianos encontrados nessas regiões.[1]

É usual que se pergunte se mosquito de banheiro transmite doença, entretanto, tanto o mosquito quanto suas larvas são inofensivos e apenas podem causa incômodo. Caso seja seu caso, olhe abaixo formas de acabar com a infestação de mosca de banheiro.

Como acabar com mosquitinhos de banheiro

Veja abaixo dicas para eliminar mosquitinhos de banheiro:

  1. Lave os ralos: a mosca de banheiro geralmente chega ao cômodo pelos ralos pois é lá que deposita seus ovos, que acabam virando larvas e, então, moscas. Como se alimentam de restos de sujeira, é necessário abrir e lavar os ralos, impedindo assim que tenham alimento e que continuem aparecendo em seus banheiros. O ideal é lavar os encanamentos com água quente e cloro, outra boa dica é deixar durante 3 noites seguidas bicarbonado de sódio e essência de pinho.[2]
  2. Acabe com os mosquitos já presentes no banheiro: para acabar com os mosquitos você precisará de uma mistura de meio copo de água, 2 colheres de açúcar, 1 colher de vinagre e 1 colher de detergente. Misture os ingredientes no copo e deixe-o no banheiro durante uma noite. Para evitar que formigas sujam atraídas pelo açúcar, coloque o copo em um prato com água.[3]Se você quer saber como acabar com mosquitos de banheiro na cozinha, essa dica é ideal.
  3. Lave bem o banheiro: ainda que os ralos sejam um local de grande concentração de matéria orgânica da qual as mosquinhas de banheiro de alimentam, o resto do banheiro também tende a acumular esse tipo de material, afinal, a umidade do cômodo faz com que bactérias e fungos apareçam. Para higienizar o local devidamente, veja truques para desinfetar o banheiro e também dicas para limpar banheiros.

Após utilizar todas as dicas acima, seu banheiro estará livre das mosquinhas de banheiro, entretanto, é necessário manter a higienização do local para evitar que novas surjam com o tempo.

Como acabar com as mosquinhas de banheiro definitivamente

Agora que seu banheiro já está limpo e livre dos mosquitos, é hora de pensar em como evitar que os mosquitinhos de banheiro surjam novamente, afinal, como dito, o banheiro é o local ideal para mosquitos do tipo em razão da umidade e dos restos orgânicos produzidos por bactérias e fungos.

Veja abaixo como evitar as moscas de banheiro:

  1. Troque seu ralo: caso você tenha um ralo que não feche, há 2 opções. A mais simples e fácil é colocar algum objetivo relativamente pesado nos ralos enquanto os chuveiros não estiverem sendo utilizados, a segunda é trocar o ralo por aqueles que fecham e deixá-los fechados sempre que possível. As mosquinhas de banheiro costumam botar ovos nos encanamentos próximo à saída do ralo, sendo assim, você evitará que subam.
  2. Deixe a tampa da privada sempre fechada: outro local onde os mosquitinhos de banheiro gostam de se esconder são as privadas. Deixando-as fechadas você também impedirá que subam e se reproduzam em seu banheiro.[2]
  3. Mantenha o banheiro ventilado: já que as mosquinhas de banheiro gostam de locais úmidos, é necessário deixar o banheiro sempre ventilado e evitar que a umidade se acumule. Se tiver janelas, deixe-as aberta durante o dia principalmente em épocas mais quentes e, caso tenha um exaustor, deixe-o ligado absorvendo a umidade após os banhos.
  4. Mantenha o banheiro limpo: não se esqueça de cuidar bastante da limpeza dos banheiro para evitar os restos orgânicos dos quais as moscas se alimentam. Para facilitar a limpeza, veja como tirar mofo do banheiro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acabar com mosquitinhos de banheiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Referências
  1. MARILUIS, J. C. MULIERI, P. R. PATITUCCI, L. D. OLIVA A. Cystomyiasis by Larvae of a Psychoda SP. (Diptera: Psychodidae): First Case for Argentina. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/230788425_Cystomyiasis_by_Larvae_of_a_Psychoda_SP_Diptera_Psychodidae_First_Case_for_Argentina. Acesso em: 30/06/2019.
  2. https://www.youtube.com/watch?v=uT096ccT5iI
  3. https://www.youtube.com/watch?v=wbwMIex_C8M