Problemas com o jardim

Como acabar com piolho-de-cobra

Como acabar com piolho-de-cobra

Acabar com o piolho-de-cobra, gongolos em embuás é possível se você fizer algumas mudanças simples na sua casa e no seu jardim.O inseticida, neste caso, é a última opção. Mas você vai ver que se adotar estas dicas do umCOMO as coisas podem mudar bastante. Para te ajudar, reunimos tudo o que você precisa saber sobre como eliminar piolho de cobra. Os piolhos de cobra, em muitas situações, são confundidos com centopeias. Apesar de serem totalmente inofensivos, os piolhos de cobra são causadores de muito susto e receio, além de serem uma praga indesejada no lar. Isto acontece porque muitas pessoas desconhecem este diplópode e acabam confundido com outros bichos. Entenda a seguir o que você pode fazer para lidar com essa situação. Veja como acabar com piolho-de-cobra.

Também lhe pode interessar: Como eliminar o mato definitivamente

Índice

  1. O que é piolho de cobra, gongolo ou embuá
  2. Piolho-de-cobra é venenoso?
  3. Como acabar com piolho de cobra
  4. Qual o melhor veneno para matar piolho-de-cobra

O que é piolho de cobra, gongolo ou embuá

Os piolhos de cobra (Chilopoda, Geophilomorpha) são diplópodes encontrados no quintal de sua casa, próximo a jardins, pilhas de madeiras ou plantações.

O seu corpo é divido em segmentos, sendo que quase todos apresentam dois pares de pernas e as suas cores podem variar bastante. Enquanto que alguns diplópodes apenas possuem 22 pernas, outros pode chegar a ter 750! Eles rastejam, movendo-se lentamente procurando ir em busca de refeições e locais úmidos, escuros e quentes onde possam morar. São sensíveis aos raios solares, por isso costumam ser mais visíveis durante a noite.

Quando chove, as infestações de piolho de cobra pioram bastante. Isto acontece porque esse bicho é um decompositor de matéria. Seus ovos são depositados no verão, em locais úmidos e ricos em matéria orgânica.

Como acabar com piolho-de-cobra - O que é piolho de cobra, gongolo ou embuá

Piolho-de-cobra é venenoso?

Não. Apesar de não serem venenosos, os diplópodes não devem ser permitidos em casas com crianças, uma vez que eles se escondem em orifícios e podem adentrar nas narinas ou ouvidos durante o sono e então sim, neste caso poderíamos considerar que o piolho de cobra é perigoso. Além do fato de que algumas espécies podem queimar a pele, quando em contato, e exalar um odor desagradável.

Dica: se você costuma ter problemas no seu jardim, confira esse artigo para saber como evitar as pragas.

Diferença entre piolho de cobra e lacraia (ou centopeia)

Por incrível que pareça, os piolhos de cobra, que também são chamados de diplópodes, possuem mais pernas do que as centopeias, mas pertencem à mesma família. Sua principal diferença é que os piolhos de cobra não possuem ferrão ou glândulas de veneno, enquanto lacraias e centopeias sim.

Uma diferença mais fácil de observar é a velocidade de locomoção: os piolhos de cobra se movem muito mais lentamente do que as centopeias. O piolho-de-cobra muitas vezes costuma ser chamado de Gonga, que tem uma aparência parecida mas é diferenciado pelo seu comportamento de se enrolar em espiral como mecanismo de defesa.

Onde tem piolho de cobra tem cobra?

Nem sempre, apenas por coincidência. Apesar do nome, não existe uma relação direta com a presença de cobras e piolhos de cobra. Pode acontecer de estarem no mesmo local, mas a presença do piolho de cobra não indica cobras necessariamente. Estes bichinhos costumam se alimentar de folhas, raízes e outras matérias vegetais que se encontrem em estado de decomposição.

Como acabar com piolho de cobra

Matar piolho de cobra não vai evitar que eles continuem aparecendo, já que quando você encontra um, significa que existem mais por perto. O ideal é tomar medidas preventivas e de alterações no ambiente para que eles se afastem naturalmente.

Como eles são um pouco grandes, você pode impedir que eles passem por determinados locais e adentrem a sua casa ou quintal. Para isso, tampe todos os ralos de sua residência (ralos de pias, chão e dos tanques utilizados para lavar roupa) e feche todas as frestas e aberturas contidas nos muros em volta de sua casa. Se sua casa tiver um gramado, mantenha-o sempre limpo e com a grama baixa. Realizando estas ações, você afugentará de uma vez por todos esses diplópodes de sua vida.

Como acabar com gongolo dentro de casa

  1. Siga as dicas mencionadas anteriormente para que os piolhos-de-cobra não tenham acesso ao interior da sua casa;
  2. Faça uma limpeza, retirando materiais em decomposição e e gravetos;
  3. Mantenha as luzes acesas para que os bichos não sejam atraídos pela escuridão da casa;
  4. Mantenha a sua casa sempre arejada e livre da umidade, abra as janelas e deixe a luz do sol entrar pelas janelas. Os piolhos de cobra gostam de viver em locais úmidos, mantenha sua casa seca e eles não conseguirão sobreviver em seu lar.
  5. Evite encharcar o jardim da sua casa com água e regue-o somente quando ele já estiver bem seco.
  6. Utilize um aspirador de pó para removê-los, aspire qualquer piolho de cobra que estiver rastejando no chão ou nos armários de sua casa ou simplesmente varra-os;
  7. Outra opção é usar um saco de estopa umedecido para atrair os piolhos de cobra. Quando eles acumularem no saco, descarte noutro local.
  8. Evite usar inseticidas em jardins, uma vez que eles podem contaminar animais, pessoas e plantas.

Sugestão: confira também o nosso artigo sobre insetos benéficos para o jardim.

Soluções naturais para acabar com piolho de cobra

Os inseticidas químicos devem ser sempre a última alternativa já que podem prejudicar o jardim e outros animais por ali vivem. Se você optar por inseticidas químicos, prefira uma empresa especializada. Mas, antes de você fazer isso pode testar as seguintes alternativas:

  • Galinhas: elas são predadoras naturais dos piolhos de cobra e podem acabar com eles. Se você tem condições e vontade de criá-las, são uma boa ideia;
  • Cinzas de madeira: ajudam a secar o solo, proporcionando um ambiente menos adequado aos piolhos de cobra, fazendo com que elas se afastem naturalmente.

Qual o melhor veneno para matar piolho-de-cobra

O ideal é que o controle químico do piolho de cobra seja feito por profissionais. Se você estiver passando por uma infestação de piolho de cobra e não obteve sucesso nas soluções apresentadas anteriormente, o ideal é falar com a prefeitura sua cidade para que realizem uma inspeção e o devido controle.

No relatório de divulgação técnica de biologia e controle de artrópodes de importância fitossanitária, pouco conhecidos no Brasil [1]cita-se como veneno para piolho de cobra no seu controle químico, o uso de 'isca seca com farelo de trigo em mistura com carbaril a 7,5 %' como tratamento mais eficaz no controle desses animais.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acabar com piolho-de-cobra, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.

Referências
  1. GARCIA, F. R. M.; CAMPOS, J. V. DIVULGAÇÃO TÉCNICA. Biológico, São Paulo, v. 63, n. 1/2, p. 7-13, 2001.
Bibliografia
  • NETO, Eraldo Medeiros Costa. " Piolho-de-cobra"(Arthropoda: Chilopoda: Geophilomorpha) na concepção dos moradores de Pedra Branca, Santa Terezinha, Estado da Bahia, Brasil. Acta Scientiarum. Biological Sciences, v. 28, n. 2, p. 143-148, 2006.
  • HOFFMANN-CAMPO, Clara Beatriz. Pragas iniciais da soja:" tamanduá-da-soja"," piolho-de-cobra" e" torrãozinho". In: Embrapa Soja-Artigo em anais de congresso (ALICE). In: SEMINÁRIO DE MANEJO DE PRAGAS E DOENÇAS INICIAIS DAS CULTURAS DE SOJA E MILHO EM MATO GROSSO DO SUL, 1., 2002, Dourados. Anais... Dourados: Embrapa Agropecuária Oeste, 2002., 2002.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
142 comentários
A sua avaliação:
Josy
Estou conseguindo matar com criolina mas só se joga encima deles ou então mata mosquito, realmente são umas pragas
Raul
Poxa, não mata não!! Vende pra mim! Eles são excelentes para compostagem.
neide dos santos
não tenho jardim corcomo acabar com isso
Siomara Pires dos santos
Como faço pra acabar com piolhos de cobras que só aparece a noite

Marcell
Eu morro de medo disso. Quando vejo algum na minha casa eu nem consigo dormir, me assunto com tudo que toca em mim. Não sei pq existe isso, eu ja chorei pq não quero ter medo. Eles aparecem no banheiro, e eu sofro pra tomar banho. É horrível. Eu ja matei variis na grama com água quente.
Marli
A infestação aqui e absurda e é zona rural não contamos com empresa de detetizaçao ,consigo matar 300 em minutos caminhando no quintal indo pra casa .sobem nas camas ,sofá, estão por toda parte não importa o que eu faça será que podem me dar uma luz ah claridade do dia , luz , sol nada inibe eles .me ajudem por favor ,
Max Araújo
Tenho ódio desses insetos na minha casa começou aparecer essas porcarias...na matéria fala q são inofensivos, não são mesmo! Minha esposa estava dormindo e uma subiu em cima dela e acho q ela acabou se virando e precionando o inseto q ele soltou um liquido q queimou minha esposa e tem marca ate hj...isso já aconteceu por duas vezes...insetos malditos...
Angela. Maria
Olá, minha casa e quintal esta sendo invadidos por esses bichinhos, que só de olhar já me arrepia e me dá nervoso, qual tipo de inseticida p/ matar esses bichos por favor
Berenice Batista Brandão
Na minha casa todo dia aparece dois ou tres por dia eu não aguento mais este bicho ,tenho medo ki entrem no ouvido ou no nariz das pessoas ,como eu vi nesta reportagem ,e tbm ja vi acontecer aqui onde eu moro ,,,,,Eu não sei mais o ki fazer ainda hontem eu passei cera liquida na casa toda ,,,,Maaas não adiantou acabei de pegar um embaixo da minha cama ,meu whats zap -11-95131-2651,,,,por favor me ajudem obrigada de coração a tds ,,,,,,,
Guimaraes
Acabei com uma parte destas pragas com solvente , coloca em um borifador e borrifa sobre eles . Acho que nao existe veneno contra essa praga.
marisa arnold
Nos meus vasos, tem bastante, e fiz compostagem em um barril, tem mais de mil, nunca vi tanto, tomaram conta e eu não sei se é necessario matar, pois não gosto de matar nada, , O que fazer???
Carmem Borges
Estou sofrendo com uma grande epidemia de pequenos piolhos de cobra,são milhares e milhares, quando chega a noite eles vem dos quintais vizinhos a parede fica coberta por eles e estão evadindo a minha casa estou em panico com tantos bichos, infelizmente preciso saber como elimina-los A quantidade dos bichos é muito,muito grande
fabricia
gostaria de acabar com esses piolhos na minha casa ta enchendo ,e pelas paredes salas , sofa e pela gente subindo... quando chega a noite ja fico com medo de pisar num desses.
VILMA MARIA DA SILVA DINIZ
MEUS VASOS DE FLORES E O CANTEIRO DA HORTA ESTÃO INFESTADOS DE PIOLHO DE COBRA. COMO ACABAR COM ELES?
Editor umComo.com.br
Oi Vilma! Você já testou as dicas do texto?
A sua avaliação:
cleverson
Minha horta esta infestada destes bichinhos alguem pode me ajudar?????
Editor umComo.com.br
Oi Cleverson! Já experimentou as dicas do artigo?
cida viola
Não tenho jardim e nem entulho em lugar nenhum, Moro em uma casa térreo e agora deu para aparecer este gongolos dentro de casa. Não tenho quintal e nem terra pelo entorno mais próximo de dentro de casa. O que fazer? Será que podem também estar subindo pelo cano da máquina de lavar roupas? Obrigada se alguém puder me ajudar. Beijos

Ivaldo
Cida viola,é bem provável tendo em vista que eles entram na casa também pelos ralos de pias e de chão.
MARIA JOSE SILVA
Boa tarde. Tb estou com infestação de piolho de cobra em Angra. Todos os dias atravessam aos milhares do gramado dos fundos para o da frente. matei muitos mas vêm aos montes. Já tentei butox, querosene, álcool, o que os irrita um pouco é o cheiro de desinfetante de pinho. Dentro de casa sobem pelas paredes e a casa é clara, ventilada e limpa. O jardim é sempre cortado e não há entulhos. Me disseram que isso vira borboleta, é verdade?
Editor umComo.com.br
Oi Maria José! Experimentou as dicas do texto? Não, o piolho de cobra não vira borboleta.
Luiza Carlos Abud
Para ser um inseto, o bicho precisa ter necessariamente: um par de antenas, três pares de patas e dois pares de asas no seu estágio adulto. O piolho de cobra não é um inseto.
Daniel Alves Guimarães
So uma correção .... eles não são insetos. são diplopodes .
A sua avaliação:
Fabio
Aqui em casa está infestado desses bichos são pequenos, mas esses dias apareceu um enorme achei que fosse uma centopeia, taquei inseticida nele, o problema é que estão pela casa toda, quartos, cozinha, embaixo do sofá. Não sei o que faço
Editor umComo.com.br
Oi Fabio! Já experimentou alguma das dicas acima?
MARIA LUCIA
na minha chácara, volta e meia aparece um destes dentro de casa, mas nunca vi nenhum no jardim nem na varanda, eles aparecem do nada dentro de casa! será que eles podem vir do ralo da pia ou chuveiro??
Deivid
Sim, eles vem do ralo, minha casa ta infestada e eu vi esses filhos da p saindo do ralo do banheiro
1 de 2
Como acabar com piolho-de-cobra