Como acabar com pulgas no quintal de terra

Como acabar com pulgas no quintal de terra

As pulgas são pequenos insetos hematófagos[1]que costumam atacar animais como cachorros e gatos, além de infestarem ambientes como os quintais. Infestação de pulgas é algo comum e que pode dar bastante dor de cabeça, entretanto, existem diversas maneiras de e outras precauções que podemos tomar para evitar que novas infestações ocorram. Se você está com problemas e quer saber como acabar com pulgas no quintal de terra, leia esse artigo do umCOMO!

Como acabar com pulgas no quintal com sal

Infestação de pulgas é um problema fácil de aparecer e difícil de cuidar, entretanto, existem diversos métodos simples e que podem ser feitos de casa não apenas para acabar com a praga como para evitar que surja novamente. Para acabar com pulgas usando sal, você precisará de:

  • 1 litro de álcool comum;
  • Capim-cidreira picado;
  • 5 colheres de sopa de sal de cozinha;
  • 10 litros de água.

Então siga os seguintes passos:

  1. Corte o capim-cidreira em pequenos pedaços;
  2. Em um recipiente com capacidade de ao menos 1,5 litro, coloque o álcool e uma quantidade de capim-cidreira que ocupe o 0,5 litro restante;
  3. Feche o recipiente e aguarde 24;
  4. Coe a mistura, removendo todos os pedaços do capim-cidreira;
  5. Misture o álcool com os 10 litros de água e com o sal, misturando bem para que o sal dissolva.

Assim que estiver pronto, basta utilizar um borrifador para jogar o veneno nos locais onde há infestação. É importante utilizar todos os ingredientes para ter um remédio caseiro para pulgas eficaz, afinal, o sal é capaz de desidratar[2] as pulgas, enquanto o álcool extrai as propriedades do capim-cidreira capaz de eliminar as pulgas.

Veja também: Como acabar com as pulgas em casa

Como acabar com pulgas no quintal: rémedio caseiro com vinagre

Além do sal, um remédio caseiro para pulgas com vinagre pode ser feito, ajudando a eliminar pragas sem que seja necessário recorrer aos venenos artificiais comprados em lojas já prontos e que podem ser bastante agressivos principalmente para as plantas, já que será borrifado no quintal.

Para fazer o remédio caseiro você precisará de:

  • 1/2 litros de suco de limão;
  • 2 litros de água;
  • 4 litros de vinagre.

Basta misturar os ingredientes em um pulverizador e colocá-lo nas regiões em que achar necessário, podendo repetir o processo diariamente até que a infestação acabe. A mistura é capaz de eliminar tanto as pulgas quanto os ovos, além de ser bom para a higienização de superfícies em razão das propriedade antibactericidas e antifúngicas do vinagre.[3]

Como eliminar pulgas do ambiente com alecrim

O alecrim é usualmente utilizado na cozinha como tempero, entretanto, também pode ser uma ótima solução na luta contra as pulgas. Uma das opções é comprar velas aromatizadas de alecrim ou o óleo de alecrim, que pode inclusive ser aplicado em cachorros, tomando cuidado para não deixar em regiões da pele que possam estar machucados em razão das picadas das pulgas, além disso, o alecrim não pode ser aplicados em gatos pois causa reações alérgicas.

Para fazer um veneno contra pulgas usando o alecrim, você precisará de:

  • 1 litro de água;
  • 2 xícaras de folhas de alecrim.

Então siga os seguintes passos:

  1. Coloque a água para ferver com o alecrim e deixe em fogo baixo por 30 minutos;
  2. Espere esfriar e, então, coe a mistura;
  3. Coloque em um borrifador e aplique onde achar necessário.

Por ser um remédio natural e pouco agressivo, é possível reaplicar a mistura de alecrim sempre que achar necessário até que a praga seja eliminada.

Dicas para evitar infestação de pulgas

  • Mantenha tecidos higienizados: tanto roupas quanto cobertores e sofás podem servir de abrigo para pulgas, mantenha todas suas roupas limpas e passe aspirador de pó em cortinas, cobertores e sofás, principalmente se seus animais de estimação têm o costume de dormir nesses tecidos;
  • Evite umidades: os ovos da pulgas precisam de umidade para sobreviver, sendo assim, mantenha sua casa seca e evite água parada, o que também é muito bom para evitar outros insetos como o mosquito da dengue;
  • Dê banhos em suas animais: por serem hematófagos, ainda que as pulgas estejam contaminando ambientes, também precisam de uma fonte de alimento que costuma ser animais de estimação. Para evitar pulgas, dê banhos semanais em suas animais. Além disso, evite deixar os bichos saírem de casa para que não entrem em contato com outros animais contaminados;
  • Apare a grama: em quintais, a grama é um local muito propício para o abrigo de pulgas, por isso, apare a grama.

Leitura complementar: Como evitar as pulgas no quintal

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acabar com pulgas no quintal de terra, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Referências
  1. OLIVEIRA, A. C. de. MACHADO, J. de A. C. ANTÔNIO, N. S. NEVES, M. F. Ctenocephalides canis e Ctenocephalides felis: Revisão de literatura. Revista eletrônica de medicina veterinária, 2008. Disponível em: http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/9xwDPiLIb8PLwoS_2013-6-14-10-24-6.pdf. Acesso em: 11/02/2019.
  2. BAZANELLI, A. CUPPARI, L. Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes: Sódio. Força-tarefa Alimentos Fortificados e Suplementos Comitê de Nutrição. Série de Publicações ILSI Brasil, 2009. Disponível em: http://ilsi.org/brasil/wp-content/uploads/sites/9/2016/05/04-So%CC%81dio.pdf. Acesso em: 11/02/2019.
  3. MARQUES, F. P. P. Características Físico-Químicas, nutricionais e sensoriais de vinagres de diferentes matérias-primas. Goiania, 2008. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tde/2889/5/Caracteristicas_fisico_quimicas_nutricionais_e_sensoriais_de_vinagres_de_diferentes_materias_primas.pdf. Acesso em: 11/02/2019.