Como acabar com ratos

Como acabar com ratos
Imagem: ahmaxi.com.br

Ratos podem ser vetores de muitas doenças além de arrancar vários gritos da mulherada. Em tempos de chuva principalmente, várias pessoas acabam contraindo leptospiroses e outras doenças devido ao grande número de enxurradas. Além disso, os ratos ainda podem ser vetores de outras doenças, pois a maioria deles vive nos esgotos. Se você quer saber Como acabar com Ratos, nós em UmComo.com.br preparamos várias dicas para você.

Acabe com os entulhos de lixos

Uma das maneiras é diminuir o acúmulo dos entulhos que podem proporcionar condições para que os ratos cresçam. Para diminuir os problemas causados por esses roedores é importante destruir os focos de proliferação. Se perto de sua casa houver algum lugar público que pode ser fonte para o crescimento de ratos, ligue para a prefeitura e informe. É uma questão pública manter a saúde da população.

Imagem: dedetizadorakoloman.com.br

Armazene o lixo mais longe

Todo mundo tem o costume de armazenar o lixo em latas maiores até alguém passar recolhendo-os; para evitar que os ratos invadam o seu lar, deixe essas latas bem distantes, assim se eles forem atraídos pelo cheiro fica mais difícil entrarem na sua casa.

Compre um gato

Desde épocas muito antigas já se sabe que gatos espantam ratos. Mesmo aqueles que não comem os pequenos roedores, podem espantá-los só com o miado. Então ter um gato em casa pode ser muito vantajoso.

Imagem: dasabelhas.org

Use a areia com urina de gato

Você pode colocar areia com urina de gato em alguns pontos do quintal e em volta do lixo, o cheiro vai fazer com que ele fuja da sua residência.

Use veneno de rato

Você pode comprar diversos tipos de veneno para matar ratos, mas cuidado: muitos gatos ou até mesmo um cachorro pode comer o veneno achando que é alguma guloseima.

Armadilha artesanal para ratos

Se os ratos costumam ficar no teu quintal, você pode colocar uma armadilha, feita de caixa de papelão, por exemplo, e colocar um petisco no meio. Passe cola para rato no centro da armadilha, pode parecer coisa de filme, mas funciona.

Imagem: anda.jor.br

Venenos caseiros

Muitas vezes eles podem ser ineficientes, prefira comprar os raticidas de mercados pois podem dar um melhor resultado.

Vede as passagens

Os ratos invadem sua casa normalmente durante a noite, por passagens que encontram. Algumas vezes são os buraquinhos na parede e outras vezes até mesmo por debaixo da porta. Vede esses lugares antes de dormir, assim diminuirá a chance dele encontrar na sua casa.

Recolha a comida dos animais domésticos

Os ratos podem ser atraídos no seu quintal pela facilidade de encontrarem alimentos, então antes de dormir recolha a comida do seu animalzinho.

Mantenha os ambientes de sua casa limpos

Sabe aquele quartinho cheio de coisas que você não usa mais? Acabe come ele! Pode ser uma ótima fonte de proliferação de ratos. Durante o dia eles podem ficar lá quietinhos, mas durante a noite eles saem para caçar e você vai ter dores de cabeça depois. Caso você queira manter esse quartinho de “tranqueiras” na sua casa, mantenha-o sempre limpo e organizado.

Aposto que com todas essas dicas você vai se livrar dos ratos! Se você tiver mais alguma dica, deixe um comentário! Vamos adorar saber a sua opinião!

Veja também: Como identificar fezes de rato - FOTOS e diferenças

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acabar com ratos, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.