Partilhar

Como adaptar uma casa para pessoas mais velhas

Fazer mudanças na casa para aumentar a segurança dos seus moradores é estritamente necessário quando nela vivem pessoas mais velhas. A adaptação e a remodelagem dependem de cada caso, tanto pelas características da casa como pelo grau de autossuficiência dos habitantes. Neste artigo de umComo.com.br sobre como adaptar uma casa para pessoas mais velhas, contamos a você as melhorias que pode realizar nos cômodos dela.

Também lhe pode interessar: Como arranjar a fachada de uma casa pequena

Sala

  • A mobília não deve obstruir o caminho das pessoas pelo cômodo.
  • É preferível escolher móveis com esquinas arrendondadas para evitar machucar se alguém tropeçar.
  • Comprove que as prateleiras estão bem presas na parede.
  • As poltronas com apoio para os braços e encosto alto são as mais cômodas para as pessoas mais velhas. Quanto à altura, o ideal é que não sejam nem muito altas nem baixas, para que a ação de sentar e levantar não seja muito complicada.
  • Ter um telefone sem fio é uma boa ideia para que as pessoas mais velhas não tenham que sair correndo no caso de lhes ligarem, evitando o risco de cair.

Quarto

  • Para que as pessoas mais velhas tenham fácil acesso e mobilidade é conveniente não colocar a cama ao lado de uma parede.
  • As camas de altura média são as mais adequadas para que possam se levantar e se deitar sem dificuldade.
  • Os armários altos não são muito adequados, o melhor é substituir por armários baixos, permitindo que as pessoas mais velhas tenham ao seu alcance roupas e pertences.
  • É importante instalar o interruptor da luz perto da cama e ter um telefone no criado-mudo.
  • Para as pessoas que sofrem de um grau elevado de dependência são recomendáveis as camas articuladas, que permitem mudar de posição e evitar a imobilidade total.

Cozinha

  • A cozinha deve ser adaptada para que as pessoas mais velhas possam continuar usando com normalidade.
  • A organização é essencial. Os utensílios de uso diário devem estar colocados nos móveis mais acessíveis.
  • Da mesma forma, é necessário colocar os armários a uma altura adequada para que as pessoas mais velhas tenham acesso facilmente.
  • Dispor de móveis práticos como mesinhas com rodas é ideal para transportar pratos, copos, panelas pesadas, etc.
  • Para evitar queimaduras enquanto os alimentos são preparados, é preferível ter um fogão de vitrocerâmica. Além disso, este tipo de fogão permite deslizar as panelas com mais facilidade.

Banheiro

  • As quedas no banheiro são muito frequentes. Para evitá-las é aconselhável substituir a banheira por uma base de chuveiro localizada no mesmo nível que o chão. Além disso, devemos colocar nela tapetes antiderrapantes.
  • Também podemos instalar um corrimão dentro do chuveiro ou do lado do sanitário. Os de plástico são menos escorregadios que os de aço inoxidável.
  • Em lojas especializadas podemos encontrar, além disso, cadeiras de banho, elevadores para sanitário, chuveiros especiais e outros elementos para facilitar a higiene das pessoas mais velhas.

Corredores e escadas

  • Os corredores são áreas de passagem que frequentamos muitas vezes, por isso é conveniente não colocar tapetes nem objetos que possam provocar tropeços e quedas.
  • Se a casa tiver escada, será necessário colocar corrimão e instalar interruptores tanto no início como no fim dela. Assim, o local estará sempre iluminado.

Chão

  • O chão da casa deve ser antiderrapante e de superfície lisa.
  • Não é recomendável ter tapetes nos diferentes cômodos, mas se tiver algum, deve estar bem colocado e não se dobrar com facilidade.
  • Cobrir o piso com carpete é uma boa forma de reduzir as lesões em caso de queda. Porém, esta opção não é adequada para pessoas que usam cadeira de rodas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como adaptar uma casa para pessoas mais velhas, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Escrever comentário sobre Como adaptar uma casa para pessoas mais velhas

1 comentário
sebastiana l pereira
perdoe eu não sei aquém tem idade terceira idade que eu mesma eu caio fácil eu queria que a o meu quato e uma varanda que fica perto do meu quarto tem varias rachaduras nas parede poise ate hoje não concegui fazer nada olha eu vou esperar com fe em deus o nosso senhor jesus ate la meu endereço e rua i *** ******* são jose dos campos cp XXX-XXX-XXX 836 chuuuuuuuuuuuuuu

Voltar ao topo da página