Como afiar tesouras

Como afiar tesouras
Imagem: preguntaleaana.com

Você usa muito sua tesoura e nota que já não corta como antes? Com este artigo você aprenderá como afiar tesouras de uma formas simples e em casa. Existem múltiplos materiais e técnicas caseiras que você pode utilizar para conseguir que as lâminas desta ferramenta voltem a cortar bem. Poupe dinheiro! Em umComo.com.br damos os truques e passos a seguir para que você afie suas tesouras e elas voltem a cortar como quando você as comprou.

Vai precisar de:
  • Um cilindro de vidro liso
  • Um cabo de metal
  • Lixa de papel
  • Papel de alumínio
  • Pedra de afiar
Passos a seguir:
1

Pegue em um recipiente de vidro. É recomendável que seja um cilindro liso, como uma garrafa, uma jarra ou um vaso. É melhor não usar um copo, pois este poderia se estragar durante o processo.

Imagem: practiquisimo.com
2

Abra a tesoura e coloque uma lâmina dentro da garrafa e a outra por fora, como se fosse cortá-la ou agarrá-la. Uma vez colocada a tesoura, aperte-a como se fosse cortar o vidro e repita o movimento. Com este truque você conseguirá que a borda das lâminas fique suave e limpa.

3

Outro método para afiar tesouras é pegar em uma chave de fenda ou qualquer outra ferramenta que tenha um cabo de metal. Abra e feche a tesoura como se tentasse cortar o metal e mova-a por todo o cabo.

4

Você também pode utilizar lixa de papel para afiar as tesouras desgastadas. Dobre a lixa e deixe para fora a borda rugosa, assim você poderá afiar ambas as lâminas ao mesmo tempo. Esfregue a lixa repetidamente até que a tesoura esteja bem afiada. Outro método é cortar em tiras a lixa de papel, você observará que a tesoura estará mais afiada à medida que for cortando mais tiras.

Imagem: tablondeingenios.blogspot.com
5

Se não tiver lixa, você também pode utilizar papel de alumínio ou lã de aço. A técnica é exatamente a mesma, mas você deverá ser mais conciso ao esfregar as bordas. Repita o movimento até observar que sua tesoura voltou a cortar bem.

6

Por último, se você tiver em casa uma pedra de afiar conseguirá que as lâminas fiquem melhor e aguentem mais tempo afiadas. Coloque a pedra em uma superfície plana e lubrifique-a com óleo especial para estes materiais. Deslize a tesoura com movimentos suaves pela pedra. Repita o movimento até observar que as lâminas ficaram perfeitas.

7

De vez em quando as facas também precisam de ser afiadas, para que voltem ao seu estado inicial. Por isso, em umComo também lhe explicamos como afiar uma faca. Entre no nosso artigo e descubra!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como afiar tesouras, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Conselhos
  • Para evitar que as tesouras percam sua eficácia rapidamente, você pode limpá-las com um pano seco após cada uso.
  • Se você quiser conseguir um acabamento profissional, o melhor método é utilizar a pedra de afiar. Os outros truques servirão para afiar tesouras de menor qualidade.
  • Tenha cuidado para não se cortar ao afiar a tesoura.