Como aplicar uma pátina

Como aplicar uma pátina

A pátina é uma capa semitransparente que se aplica a um móvel depois de terminado. O patinado é um processo válido para qualquer tipo de terminação em um móvel de madeira ou outro material, como o ferro ou forja. Aqui faremos com madeira ou um móvel, o que quiser. Se quiser saber como se faz veja o seguinte artigo de umComo.com.br, como aplicar uma pátina.

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

Primeiramente prepare a base. Se a peça é de madeira, lixe a superfície no sentido do veio, retire o pó e cubra com duas mãos de látex branco, deixando secar muito bem entre camada e camada. Quando se trabalha sobre o MDF, só se deve retirar o pó com um pano e selar com duas mãos de látex branco.

2

Depois misture látex branco com uma pitada de acrílico azul ultramar e aplique com trincha uniformemente. Deixe secar. Adicione aos acrílicos azul ultramar e azul noite, um pouco de glaseador. Utilize um pincel de cerda para cada cor e aplique-as por setores em faixas irregulares, alternando um tom e outro, para que as cores sejam bem definidas e não se misturem entre si.

3

Sem deixar secar, arraste firmemente a tinta com a esponja de aço, sempre em um mesmo sentido. A esponja, por sua vez, irá tirando tinta, produzindo um delicado efeito listrado. Uma vez seco o trabalho, proteja com três mãos de verniz à base de água.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aplicar uma pátina, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.