Como aproveitar o espaço de uma sala pequena

Como aproveitar o espaço de uma sala pequena
Imagem: www.ikea.com

Ter uma sala pequena numa casa não significa que não possamos transformar essa divisão em um espaço funcional e elegante que convide a relaxar e a querer passar tempo reunido com os familiares e amigos. Com simples truques e realizando pequenas mudanças na decoração e no mobiliário, temos a oportunidade de otimizar o espaço ao máximo e obter uma sala que pareça maior. Neste artigo de umComo.com.br mostramos-lhe algumas ideias sobre como aproveitar o espaço de uma sala pequena.

Passos a seguir:
1

Numa sala pequena não se pode dar ao luxo de ter cores demasiado intensas e escuras, precisa daqueles tons mais claros para obter uma maior amplitude espacial e luminosidade. Pode escolher cores muito bonitas como o marfim, o cinza pérola, o amarelo pálido para pintar a sala ou encantar-se pelo branco para as paredes e mobiliário, que estão muito na moda para criar espaços com um design minimalista.

Imagem: archiweb.pl
2

Use o senso comum e prescinda de móveis que não utiliza no seu dia a dia. Por exemplo, se por norma toma o seu almoço e jantar na cozinha não ocupe espaço da sala colocando uma grande mesa ou se não tem muito tempo para estar deitado no sofá e prefere fazer outras coisas, pode substituir este móvel tão pesado por cadeiras ou poltronas confortáveis.

3

Ainda assim, não pense que uma sala pequena não pode ter móveis que façam parte do habitual. É só uma questão de ser prático e optar por peças mais pequenas, baixas e com cores claras. Este tipo de mobiliário fará com que a sua sala se torne muito mais desimpedida.

4

No entanto, recomendamos-lhe que aproveite os móveis multifuncionais que pode encontrar nas lojas de decoração. Um sofá com gavetas incluídas, uma mesa de centro pequena com diferentes níveis e espaço para guardar objetos, móveis pendurados, estas são algumas das opções que não deve descartar para tornar a sua sala mais confortável e acolhedora.

5

Manter a sala perfeitamente organizada é imprescindível para poupar espaço. Ter as coisas amontoadas nos móveis e objetos espalhados pela divisão não causa boa impressão. Coloque uma livraria ou estante num canto da sala para guardar alguns dos seus pertences mas também elementos decorativos. Isso sim, escolha um modelo que combine com o resto do mobiliário e não o carregue demasiado para não projetar uma imagem negativa.

Imagem: blog.shiito.es
6

As portas de correr são ideais para salas pequenas, uma vez que ocupam muito menos espaço que as portas tradicionais ao abrir e fechar. Existem modelos com vidros que têm também a vantagem de conferirem mais luz à sala.

7

Uma vez feita a escolha do mobiliário mais adequado para a sua sala, preste atenção à iluminação. Bastam umas lâmpadas penduradas de tamanho médio naquelas zonas que pretende iluminar com maior intensidade, esqueça aquela parte de colocar candeeiros de pé por todo o lado que só irão atrapalhar o seu caminho e roubar espaço.

8

A decoração é tão importante como escolher a forma e tamanho adequado do mobiliário para criar uma maior sensação de amplitude numa sala pequena, por isso veja também os nossos artigos sobre decoração.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aproveitar o espaço de uma sala pequena, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.