Como aquecer a casa sem aquecimento

Como aquecer a casa sem aquecimento

Nos meses de inverno, a sua casa é um refúgio de paz, tranquilidade e calor. Longe das chuvas e do frio que reinam lá fora, sua casa deve recebê-lo com o calor que precisa. No entanto, manter o aquecimento ligado (caso o tenha) implica uma grande despesa, tanto como cerca de 46% do consumo energético de uma casa, algo que nem todas as carteiras podem enfrentar. No umCOMO estamos decididos a tornar a sua vida um pouco mais fácil e econômica, por isso trazemos este artigo com o qual poderá aprender a aquecer a casa sem aquecimento com alguns truques muito simples que todo mundo pode aplicar.

Passos a seguir:
1

Ventilar a casa diariamente é indispensável para manter o ar limpo, oxigenar os cômodos e evitar que as toxinas no ar se mantenham dentro do cômodo por muito tempo. Agora, quando deve fazer isso? No inverno, ventilar a casa implica uma queda repentina da temperatura da casa inteira, por isso há que escolher bem a hora de fazer isso para tentar que a fuga de calor seja mínima.

A nossa recomendação é que o faça de manhã, assim que acordar, por um tempo máximo de 10 minutos. É preciso tentar fazer isso em horas de sol, quando podemos aproveitar os seus raios para reter mais o calor.

2

Um dos truques imprescindíveis para aquecer a casa sem aquecimento é isolar o calor dos diferentes cômodos para evitar que o frio se disperse. Isso significa simplesmente fechar as portas dos cômodos onde estamos, fazendo com que essa zona ocupe a menor superfície possível e seja mais fácil e rápido de aquecer.

3

Se quiser aquecer a casa sem aquecimento terá de aproveitar ao máximo o calor do sol, o maior aquecedor do mundo. O que deve fazer durante o dia é abrir todas as persianas e fazer o possível para que seus raios entrem o mais diretamente possível e fechar qualquer buraco por onde o calor possa escapar.

À noite deve fazer o contrário, fechar a casa de forma a que o calor que se foi acumulando durante o dia não escape. Não tem que levar isso à risca (subir as persianas durante a manhã e fechar à tarde), isso vai depender da estrutura da sua casa. Se sua casa recebe luz à tarde e de manhã não, o processo pode ser o inverso.

4

Já aconselhamos tampar os buracos por onde o calor possa escapar, mas como fazer isso e por onde ele escapa? Aquecer a casa sem aquecimento não é tão difícil como parece, o que acontece é que muitas casas favorecem o escape do calor por aberturas e fissuras de portas e janelas.

Alguma vez teve essa sensação de que há uma corrente de ar em sua casa mesmo que todas as portas estejam fechadas? Isso com certeza é devido a alguma dessas fissuras, um problema que pode arrumar facilmente com um pouco de fita isolante que pode comprar em qualquer loja de ferragens ou loja especializada em bricolagem.

5

Muitas famílias optam por colocar plantas ou vegetação nas zonas próximas da janela. Apesar de ter plantas em casa poder trazer muitos benefícios, pode ser que elas impeçam a entrada dos raios do sol tornando mais complicada a tarefa de aquecer a casa sem aquecimento.

Recomenda-se podar seus galhos para não ser um obstáculo para a luz ou optar por plantas de folha caduca, cujas folhas caem no inverno e não tampam o sol e no verão ajudam a manter a casa fresca.

6

Já se perguntou alguma vez por que os barcos são quase sempre brancos? Nunca percebeu que o sol queimava mais quando usava uma camiseta preta? Tudo isso é devido a como as cores recebem a luz e o calor, quanto mais escura for uma cor, mais calor absorverá e quanto mais clara for, fará o contrário.

Sabendo disso pode aproveitar as cores para aquecer a sua casa , seja pintando as paredes de cores mais escuras, colocando sofás ou poltronas de cor preta ou trocando as cortinas.

7

O piso é o elemento da casa por onde mais calor se perde. De fato, a temperatura média do piso no inverno encontra-se entre os 10 e 12 graus. O piso de parquet é bem mais isolante que os de mármore, mantendo muito melhor o calor da sua casa. Mas como nem todo mundo pode fazer uma reforma em casa para trocar o solo, há um método bem mais econômico e eficaz.

Colocar tapetes nos cômodos onde passa mais tempo é uma solução ideal para aquecer uma casa sem aquecimento, conservando a temperatura e evitando que o calor escape pelo solo.

8

Há coisas que nunca saem de moda, as soluções de sempre costumam acabar sendo as mais eficazes e por isso foram usadas a vida inteira. Não há nada como um bom cobertor para se manter quente em casa por mais frio que faça lá fora.

Entre a grande variedade de cobertores disponíveis no mercado, os de pele animal são os que mais isolam do frio, mantendo uma temperatura agradável. Por outro lado, em zonas onde o frio é muito úmido e parece que entra nos ossos, uma boa opção é utilizar cobertores de algodão. Os cobertores deste material são capazes de absorver até 30% do seu próprio peso em vapor de água, evitando que a pessoa note a sensação de umidade.

9

Se analisar todos os conselhos que demos para aquecer a casa sem aquecimento, eles se baseiam principalmente em aproveitar ao máximo o calor presente na casa, principalmente o que vem do sol. Mas tem a certeza de que a casa não produz calor? Além do calor humano que pode notar quando se reúne pessoas suficientes em um lugar fechado, a casa possui elementos que por si só produzem calor: os eletrodomésticos. Aproveitar o calor que vem do televisor, dos computadores ou da própria luz é fundamental para manter um ambiente agradável em sua casa.

É por isso que se mantiver um bom isolamento, não será necessário ligar ou instalar um sistema de aquecimento, ou terá que fazer isso por muito pouco tempo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aquecer a casa sem aquecimento, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.