Como arranjar uma máquina de lavar roupa que não drena nem centrifuga

Como arranjar uma máquina de lavar roupa que não drena nem centrifuga

Existem vários motivos para a máquina de lavar não drenar nem centrifugar. A causa poderá ser tão fácil como um entupimento ou algo mais difícil onde será necessário um técnico. Comece com a causa mais simples possível até as causas mais difíceis. Mas lembre-se, uma máquina de lavar que não drena em centrifuga não pode ser usada.

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

Uma máquina de lavar não centrifuga se a água não pode sair, ou seja se não drena a água. Verifique se as mangueiras têm dobras ou bloqueios que possam impedir que a drene. Se uma mangueira tiver dobras, endireite-a. Se não consegue esticar bem a mangueira, substitua a mangueira. Se as mangueiras não se dobram, procure alguma obstrução na mangueira. Isto pode ser feito utilizando uma chave para retirar as mangueiras e desse modo eliminar a obstrução. Depois de limpar as mangueiras, coloque-as novamente no seu lugar. A máquina de lavar deverá drenar e girar, se a mangueira estava obstruída ou dobrada.

2

Se a máquina de lavar não despeja a água nem centrifuga, comprove se a tampa fecha completamente ou se o interruptor da tampa faz "clic". Feche a tampa e assegure-se de que fecha até ao final. Quando a tampa se fecha, o interruptor da tampa deve fazer "clic". Se a seguir não ouve nenhum som deste gênero, o interruptor pode precisar de reparação. Siga as instruções do fabricante para substituir o interruptor. Se a tampa não fecha completamente, verifique visualmente se a tampa esta dobrada, se estiver, trate de coloca-la no seu lugar.

3

As braçadeiras ou cintas frouxas também podem fazer com que a máquina de lavar não drene a água nem centrifugue. Afaste a máquina da parede e com uma chave retire o painel traseiro. Use uma lanterna, verifique se as braçadeiras e cintas estão frouxos ou soltos. Volte a colocar as braçadeiras e cintas. Apesar de a substituição de correias da máquina de lavar seja difícil, qualquer pessoa que já tenha substituído as correias de um carro, de um cortador de relva ou até mesmo a correntes de uma bicicleta deve ser capaz de realizar esta tarefa.

4

Outras hipóteses para que a máquina de lavar não gire nem drene a água é a bomba. Com o painel traseiro ainda fora da máquina de lavar, verifique a bomba com um voltímetro para se assegurar que a bomba está a receber corrente. Se a máquina de lavar estiver a receber corrente, ligue a máquina de lavar e escute para saber se a bomba está a funcionar mas no entanto a água continua sem passa pela drenagem. Pode ser necessário retirar a bomba e limpa-la ou substituir a bomba por uma nova. Depois de substituir a bomba, ligue a máquina de lavar para saber se já drena a água e centrífuga.

5

Se todos os passos anteriores não surtiram efeito e a máquina de lavar continua sem drenar e centrifugar, então é altura de chamar um técnico profissional.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como arranjar uma máquina de lavar roupa que não drena nem centrifuga, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Conselhos
  • Use óculos de proteção para protejer os seus olhos.
  • Consulte a secção de resolução de problemas do manual que vem com a máquina.
  • Nunca toque nos componentes elétricos sem desligar a corrente elétrica.