Como azulejar um banheiro

Como azulejar um banheiro
Imagem: decorablog.com

Está pensando em reformar o banheiro e quer fazê-lo por conta própria? Neste artigo de umComo.com.br sobre como azulejar um banheiro, oferecemos as chaves e truques práticos para que a aplicação de azulejo se transforme em um trabalho mais simples e fácil, para que possa poupar orçamentos e dinheiro e se transformar em um pedreiro. Siga estes passos básicos para instalar os novos azulejos em seu banheiro e dar uma nova aparência a esse espaço de seu lar.

Passos a seguir:
1

Se a parede que deseja azulejar já tem azulejos, é conveniente que quebre a superfície para eliminar todos os azulejos e, dessa forma, deixá-la o mais lisa e plana possível. Caso já tenha quebrado a parede, pode cobrir o espaço com uma camada de argamassa, com a qual conseguirá alisar toda a superfície.

2

Mergulhe as lajotas ou azulejos que deseja colocar em seu banheiro em água durante as 12 horas prévias à sua colocação.

3

Decorrido o tempo necessário, espalhe a argamassa, de consistência seca, sobre a parte posterior da peça. Procure usar um centímetro de espessura de cimento.

Imagem: blogdereformas.es
4

Ajuste o azulejo sobre a superfície, podendo dar pequenos golpes para serem fixados à parede. É recomendável que comece sempre pela parte superior ou inferior, nunca pelo centro da parede. Dessa forma, conseguirá que todas as peças fiquem totalmente encaixadas.

Imagem: instaladoresinteligentes.com
5

Uma vez colocadas todos os azulejos, faça o rejunte com cimento branco.

Imagem: bricopared.com

Imagem: bricopared.com
6

Deixa passar outras 12 horas e, a seguir, limpe toda a superfície com um pano seco.

Imagem: hogar.lapipadelindio.com

Imagem: hogar.lapipadelindio.com
7

Em seguida, volte a limpar a parede com água e sabão para eliminar qualquer resto de argamassa. Pode ser de grande ajuda o uso de pincel de fibra dura ou espátulas de madeira para evitar arranhar seus novos azulejos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como azulejar um banheiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Conselhos
  • Se tiver que realizar cortes em alguma peça, tente fazê-lo nas extremidades da parede.
  • Em caso de ter que perfurar os novos azulejos para a passagem dos dutos, certifique-se de que os orifícios tenham um diâmetro de um centímetro aproximadamente.
  • Tente fazer os furos com os instrumentos adequados.