Como colher amêndoas

Como colher amêndoas
Imagem: ateneubisbalfalset.blogspot.com

Os primeiros dias de sol de Fevereiro trazem consigo o nascimento das flores brancas das amendoeiras. A árvore fica totalmente florida em 15 ou 20 dias, e quando as pétalas das flores caem, fica à vista o que será a futura amêndoa. Se tudo estiver bem continuará crescendo até à segunda semana de Setembro, quando começa a época de colheita da amêndoa. Se ao chegar este momento não souber como colher as amêndoas de sua árvore, não se preocupe porque neste artigo de umComo explicamos-lhe.

Passos a seguir:
1

Algumas das amêndoas da árvore terão caído no chão antes de começar a colheita. Por esta razão, o primeiro que você deve fazer é colher as que o vento tenha empurrado para o solo e guardá-las em um cesto.

2

Para colher os frutos é necessário ter uma espécie de avental grande (pode utilizar um lençol velho), que terá que colocar no chão rodeando a amendoeira. Os agricultores usam uma espécie de manta ou lona específica para a colheita de amêndoas, azeitonas e outros frutos.

Imagem: ateneubisbalfalset.blogspot.com
3

Também será necessário um cano ou vara grande para golpear, suavemente, os ramos da amendoeira. Desta forma, as amêndoas cairão sobre o avental e depois será mais fácil colhê-las. Pode ser que alguns dos frutos caiam fora do lençol, por isso terão que ser apanhados manualmente mais tarde.

4

Quando tiver todas as amêndoas colhidas, será o momento de remover as cascas, isto é, de separar o fruto comestível da pele que o envolve. Este é um processo bastante caro que faz muitos anos se costuma fazer com uma máquina especial. Mas não se preocupe, se não tiver uma removedor de cascas poderá descascar à mão usando uma navalha e um pouco de paciência, tal como pode ver em nosso artigo sobre como descascar amêndoas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como colher amêndoas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.