Partilhar

Como colocar papel de parede em um cômodo

Imagem: diyresources.hubpages.com

Ainda que pintar as paredes seja o mais habitual na maioria das casa, também existe a possibilidade de decorar um cômodo com papel pintado. É uma opção usada especialmente em quartos ou salas de jogos infantis, mas podemos optar também pelas paredes da sala ou de algum outro cômodo. Para isso, em umComo, queremos explicar com detalhes como colocar papel de parede em um cômodo.

Também lhe pode interessar: Como escolher papel de parede para a casa
Passos a seguir:
1

Antes de colocar papel de parede em um cômodo, é imprescindível retirar o papel pintado, caso haja, antes de colocar um novo. Para isso, terá que arrancar todo o papel e os restos que possam ficar, bem como as marcas de cola. Recomendamos consultar nosso artigo: Truques para tirar o papel da parede.

2

Todas as paredes devem estar em perfeito estado, sem rachaduras, buracos, etc. Caso contrário, será necessário preencher os buracos com massa de vidraceiro ou gesso com uma espátula; consulte nosso artigo sobre como consertar rachaduras. Deixe que seque por completo e, em seguida, lixe a área para que fique completamente lisa e possa colocar o papel de parede no cômodo. Certifique-se de que não ficam restos de pó ou sujeira sobre a parede para que o papel de parede possa colar corretamente.

Como colocar papel de parede em um cômodo - Passo 2
3

Caso haja umidade no cômodo, também será imprescindível consertá-la para evitar que descole da parede e deteriore depois o papel de parede. Para isso, deverá primeiro saber de que tipo de umidade se trata e, caso seja muito profunda, solicitar ajuda profissional para consertá-la.

4

Após ter deixado as paredes impecáveis, poderá começar a colocar o papel de parede. Para isso, deverá certificar-se que dispõe de papel suficiente para cobrir a totalidade do cômodo e cola apropriada para o tipo de papel que será usado. Em qualquer loja de decoração ou centro de bricolagem, você poderá obter essa informação.

5

A preparação da cola de papel de parede pode variar em função do fabricante, quanto à quantidade de água a acrescentar ou ao tempo que deve repousar antes do uso. Portanto, siga as instruções que estão detalhadas na embalagem.

Imagem: demateria14.blogspot.com
6

Meça a parede e corte as pedaços ou tiras de papel deixando uma margem de cerca de 10 cm. Dessa forma, é importante que comece a colocar o papel de parede ao lado da janela, caso exista, e termine na área mais escura.

7

Com o pincel de colar, você deverá aplicar cola na metade de cada tira de papel; é importante fazer do centro para as bordas e arrematar os cantos. Em seguida, dobre a tira de papel para que coincida com a outra metade e insira a cola.

Imagem: melopinto.com
8

O passo seguinte será apanhar o papel pelo extremo superior e mantê-lo dobrado ao meio para que não cole na parte baixa da parede antes da hora. Suba em uma escada e comece a colar a parede pela parte de cima, deixando uma margem de cerca de 4 cm no teto. Comece a colocar o papel na parede de cima para baixo e do centro para os cantos, para eliminar o ar e evitar a formação de bolhas.

9

Preste atenção na hora de juntar as tiras de papel de parede, já que não deverão estar umas sobre as outras, e sim acopladas. Observe também o desenho para que uma tira corresponda com a outra.

Imagem: decoastur.blogspot.com
10

Do mesmo modo, com a ajuda de um estilete e uma régua, corte o papel restante na área do soquete e do teto. Será necessário deixar secar o papel de parede ao ar livre, isto é, não acelere o processo com ventiladores ou estufas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como colocar papel de parede em um cômodo, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Escrever comentário sobre Como colocar papel de parede em um cômodo

1 comentário
Gislene
O meu cômodo tem azulejos como fazer para aplicar papel de parede ? Sem ter que tirar todo o azulejos? Eu posso colocar papel de parede em azulejos?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Gislene, não sei até que ponto o papel de parede vai colar bem no azulejo, além disso depois pode ficar com as saliências dos azulejos. Uma solução que você também pode utilizar é pintar os azulejos, veja aqui: http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-pintar-azulejos-de-banheiro-11723.html

Imagem: diyresources.hubpages.com
Imagem: demateria14.blogspot.com
Imagem: melopinto.com
Imagem: decoastur.blogspot.com
1 de 5

Voltar ao topo da página