Como combinar os cultivos na horta

Como combinar os cultivos na horta

Quando você tem uma horta, como deve saber, nem todas as plantas se dão bem entre si. Algumas se dão bem com uma determinada planta ao seu lado, e outras ao contrário. Seja porque uma tira a água da outra ou os minerais. Em contrapartida, os benefícios da combinação de cultivos é em saúde, nutrição, controle de insetos, etc. Pois bem, neste artigo ensinamos você a combinar bem as diferentes plantas da horta. Se você quer saber mais veja o seguinte artigo de umComo.com.br sobre como associar os cultivos.

Legumes que não têm inimigos

Existem legumes que não têm plantas inimigas e são: os espinafres, fava, alface, milho, nabo, batatas, rábano, soja e cenoura. Estes legumes podem ser juntos com qualquer outro, mas alguns são beneficiosos.

O cultivo ideal

O melhor de todos é a soja. A verdade é que não prejudica nenhuma hortaliça e além disso é benéfica para todas, porque ajuda as outras plantas. Por isso se em sua horta você tem soja plantada, será muito bom.

Imagem: jornalinterativo.com.br

Alho e cebola

O alho e a cebola são ideais se você juntar com a alface, beterraba e tomates. Mas em contrapartida não podem ser plantados junto com o feijão e ervilha.

Imagem: apreferidadolar.com

Couve e couve-flor

A couve e couve-flor podem estar acompanhados de muitos legumes, como por exemplo a cebola, alho, batatas, beterraba ou ervas aromáticas.

Imagem: outramedicina.com

Alface

A alface pode estar com cenouras, rábano, pepino e abóbora. Como já foi falado anteriormente a alface não prejudica nenhum legume.

Imagem: alimentacaosaudavel2012.wordpress.com

Batatas

As batatas beneficiam a couve, milho, fava e feijão, em contrapartida é prejudicial se estiver acompanhada de pepinos, abóboras e/ou girassol.

Imagem: hypescience.com

Tomate

O tomate é benéfico para a cebolinha, cebola, salsinha, alface e cenoura. Mas não é recomendável que esteja ao lado de batatas e repolho.

Leia também: O que plantar em uma horta vertical

Imagem: msrecord.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como combinar os cultivos na horta, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.