Fazer uma Horta

Como começar uma horta urbana

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como começar uma horta urbana

O clima do solo e a orientação da horta definirão em grande parte a produção de nossas espécies e são aspectos que deveremos ter em conta ao começar uma horta urbana. Existem diversas técnicas e conselhos para modificar estes fatores e conseguir uma melhor produção em nossa horta urbana. De seguida, em umComo explicamos para você como começar uma horta urbana, para ajudar você a entender melhor.

Passos a seguir:
1

Como regra básica, uma temperatura estável e umidade são as melhores condições para as verduras e hortaliças que você cultivará na horta urbana. Estas características coincidem com o clima das regiões mediterrâneas.

Como começar uma horta urbana - Passo 1
2

É importante escapar da sombra do edifício da horta urbana. Para evitar o efeito do vento podem ser usadas folhas de vime, urze ou caniço para protegê-la, no caso de ter a horta em uma varanda protegeremos a horta do vento.

3

O sol da manhã é especialmente benéfico para algumas espécies porque seca o orvalho das folhas e inibe certas doenças. Por este motivo devemos tentar começar nossa horta urbana na orientação leste para conseguir este sol da manhã tão benéfico.

Como começar uma horta urbana - Passo 3
4

Não situe as plantas mais altas no lado sul da horta urbana sendo aconselhável colocar espécies como milho, tomateiros, feijões, etc., na zona norte.

5

A terra argilosa é a que mais nutrientes tem para os vegetais e, portanto, possui uma maior fertilidade potencial. Está composta por grãos finos, drena pouco e retém a umidade.

Como começar uma horta urbana - Passo 5
6

A terra arenosa é formada por partículas grandes e é de coloração cinzenta. É mais difícil de manter em zonas com risco de seca por sua incapacidade de reter líquidos.

7

A turfa contém restos de plantas decompostas. Pode estar úmida demais ou com um alto nível de camada freática. Tem uma excelente textura e é rica em nutrientes. É recomendável mantê-la adicionando adubo.

8

O solo de consistência média é aquela terra que representa uma relação de equilíbrio entre todos os seus componentes e é ideal para todo o tipo de cultivo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como começar uma horta urbana, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como começar uma horta urbana