Partilhar

Como conseguir um efeito rústico nas paredes

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017

Para conseguir um estilo rústico no seu lar, é muito importante o acabamento que der às paredes. Os acabamentos rugosos e as cores tênues fazem um jogo de luzes que confere à divisão um aspeto de casa de campo. O encanto de uma parede rústica reside precisamente nas imperfeições, no contraste com as paredes habituais das superfícies lisas e niveladas. Um acabamento rústico pode ser a solução perfeita para esconder alguma imperfeição, assim sendo, ensinamos-lhe como conseguir o efeito pretendido com papel de jornal e seguindo uns passos muito simples.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como colocar papel de parede
Passos a seguir:
1

Para fazer um acabamento rústico nas paredes de sua casa ou num local comercial, não precisa de comprar materiais dispendiosos. Também se pode recorrer a objetos ou móveis de madeira, que não devem faltar num ambiente rústico, e todos os acessórios que gostar e combinem com esse estilo. Pode exemplo, pode usar materiais e elementos reciclados como decoração, muito pertinentes para esta situação.

2

Antes de começar, deve limpar bem a superfície, deixar secar e retirar todos os objetos e móveis que estejam próximos da parede.

3

Depois tem que pegar em folhas de papel de jornal, amachucar bem as folhas e mergulhá-las em cola. Cole-as na parede, cobrindo toda a superfície e deixe que a cola seque bem.

4

Quando as folhas de parede estiverem bem secas, pode começar a pintar. Se quer obter um bom estilo rústico, pode escolher cores terracota, marrons ou cinzas como cor base.

5

Quando esta primeira demão estiver seca, pode dar uma segunda demão de tinta, com alguns efeitos que imitem imperfeições.

6

Por exemplo, se escolheu um cinza como cor base, pode fazer desenhos que imitem os grãos da rocha. O importante é que não tenha um acabamento homogêneo.

7

Para conseguir um efeito ainda mais surpreendente, pode acrescentar iluminação às paredes e criar jogos de sombras. Sobretudo se tem um negócio, este último toque irá dar um aspeto bem rústico e interessante ao ambiente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como conseguir um efeito rústico nas paredes, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Conselhos
  • Consiga um acabamento com imperfeições para que adquira um estilo mais rústico.

Escrever comentário sobre Como conseguir um efeito rústico nas paredes

Voltar ao topo da página