Como consertar uma persiana de plástico

Como consertar uma persiana de plástico
Imagem: solucionesyconsejos.com

As persianas são objetos que se costumam estragar em todas as casas. Sejam de correia ou de motor, às vezes ao levantá-la fica presa ou solta. Se sua persiana é de plástico, as causas de rompimento mais comuns são o uso frequente, os puxões fortes ou estar sujeita ao mau tempo. Se você está nesta situação e quer evitar os custos de um conserto profissional, aqui tem a solução. Em umComo.com.br explicamos a você como consertar uma persiana de plástico para que a conserte você mesmo. Seu bolso agradecerá!

Passos a seguir:
1

Abra a caixa da persiana ou painel decorativo. Se estiver aparafusado, use uma chave de fenda. Se, pelo contrário, está enganchado com pontas, faça uma alavanca aos poucos. Também pode ajudar com uma chave de fenda, neste caso a mais fina que tiver.

Imagem: imahgin.blogspot.com
2

Retire o painel aos poucos e deixe em uma posição que você lembre como estava colocado anteriormente.

3

Solte os cabos da fita de fixação. Suba a persiana um pouco com a mão pela parte de baixo e apoie-a em um calço. Isto facilitará para extrair do painel da persiana a lâmina estragada. Observará que a vareta estragada tem presos os tirantes do rolo.

Imagem: persianasesquerdo.com
4

Substitua a lâmina por uma nova. Para isso, coloque uma nova tira na primeira vareta e introduza os cabos da fita, que tínhamos tirado anteriormente. Tente que a posição dos cabos seja parecida à que tinha na lâmina quebrada.

5

Afrouxe a fita. Pode usar uma chave de fenda grossa. Introduza na ranhura que encontrará colada na parede. Isto fará que se bloqueie a mola e a fita se fixe, com o qual será impossível que possamos puxá-la.

Imagem: hogar.mapfre.es
6

Gire o rolo à mão e enrole toda a fita que tinha tirado. Tenha cuidado e veja bem o sentido no qual enrola a fita, já que se você se equivocar, é provável que tenha que fazer de novo.

7

Volte a aparafusar os cabos de fixação ao rolo. Lembre-se que os soltamos no passo 3.

Imagem: persianasariol.blogspot.com
8

Comprove que o mecanismo funciona corretamente. Se você vir que alguma lâmina se engancha nas guias, provavelmente terá se deslocado. Nesse caso, pode dar uma batidinha pequena no extremo saído com a mão ou com a ajuda de um martelo.

9

Por último, volte a colocar o painel em seu lugar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como consertar uma persiana de plástico, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Conselhos
  • Tenha cuidado com todos os objetos que há dentro do painel da persiana, os pedaços de tijolo ou os escombros poderiam machucar alguém.