Partilhar

Como conservar o seu colchão

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como conservar o seu colchão
Imagem: inmetro.gov.br

A escolha do colchão é fundamental para o bem estar de seus usuários, além disso, em média, ele dura de três a sete anos, podendo chegar a 10, conforme a sua qualidade. Para que nesse período ele esteja em plenas condições de uso, o umComo.com.br vai ensinar a como conservar o seu colchão.

Também lhe pode interessar: Como limpar colchão com bicarbonato
Passos a seguir:
1

Os cuidados diários com o colchão é a melhor forma de fazer com que a sua vida útil se prolongue. Um deles é básico: evitar alimentar-se na cama, assim, é reduzido o risco de ocasionar manchas e mesmo de ficar com odores no colchão.

2

Quando forem derramados líquidos sobre o colchão use uma toalha ou papel toalha para absorver a umidade, sem nunca lavá-lo. Por isso, usar uma capa de colchão pode ser muito útil a fim de prevenir manchas.

Como conservar o seu colchão - Passo 2
Imagem: elo7.com.br
3

A capa protege o colchão até mesmo de manchas provocadas pelo suor durante a noite de sono. Já ao cair líquidos e alimentos sobre o colchão encapado, basta remover a capa e lavá-la. Elas costumam ser antiácaro e à prova de água. Escolha apenas as de pano e nunca de plástico.

4

Outra dica de como conservar o seu colchão é ter o hábito de tomar banho antes de deitar-se. As partículas de sujeira que ficam no corpo ao longo do dia, a longo prazo, não mancham apenas os lençóis, como podem chegar ao colchão, ainda mais se ele não tiver uma capa.

5

É importante deixar o colchão arejar, ao menos uma vez por semana. Assim, pela manhã retire os lençóis, abra as janelas e, se tiver ventilador de teto, ligue-o. Isso é importante porque o excesso de umidade e a falta de ventilação podem acumular bactérias, ácaros e fungos.

6

Caso o colchão tenha absorvido umidade, o melhor para conservá-lo é deixando-o ao sol pela manhã durante 30 minutos. Esse período de tempo já basta, mais do que isso pode causar o ressecamento das estruturas do colchão.

7

Há cuidados durante a troca dos lençóis para conservar o seu colchão por mais tempo a fim de não deformá-lo. Entre eles, girá-lo em sentido horário, a cada 15 dias, trocar o colchão de lado, colocando a parte de cima para baixo, e não depositando objetos pesados sobre ele.

Como conservar o seu colchão - Passo 7
Imagem: bbel.com.br
8

Existem ainda medidas de limpeza que tornam mais eficiente a conservação do colchão, como passar o aspirador de pó, usando o bocal apropriado à limpeza de estofados, a cada troca de lençóis.

9

Para manter o seu colchão por mais tempo em uso você deve evitar dobrar os que são de espuma, sendo que a melhor forma de guardá-los é enrolando. Outra dica é não passar roupas sobre ele, pois o calor do ferro danifica a espuma.

10

Ao adquirir colchões, escolha os modelos conforme o peso e altura de seus usuários. É possível encontrar nas lojas online que vendem o produto uma tabela que mostra o melhor modelo para cada biotipo.

11

Para não estragar o colchão não se deve carregá-lo pelas suas alças laterais, uma vez que elas servem exclusivamente para facilitar a acomodação do colchão na cama.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como conservar o seu colchão, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário sobre Como conservar o seu colchão

Como conservar o seu colchão
Imagem: inmetro.gov.br
Imagem: elo7.com.br
Imagem: bbel.com.br
1 de 3
Como conservar o seu colchão

Voltar ao topo da página