Como construir um abrigo para tornados

Como construir um abrigo para tornados

Eventos como tornados e furacões são destruidores de lares, família, bens, carros e tudo o mais. Se salvar de ventos com cerca de 180 quilômetros por hora é muito difícil, mas executando corretamente os procedimentos e as estruturas necessários para a sua segurança, a probabilidade de sobreviver a um tornado. Lembrando que a única salvação é se abrigar, e provavelmente você deve construir um abrigo. Nesse artigo desenvolvido por umComo, te explicaremos passo-a-passo como construir um abrigo para tornados e te ajudaremos a se proteger desse fenômeno devastador da maneira mais eficaz, prática e segura.

Vai precisar de:
  • Pás
  • Picaretas
  • Dobradiças
  • Betão
  • Alimentos não perecíveis
Passos a seguir:
1

Primeiramente, você precisa ter um conhecimento básico sobre os tornados. Estude suas intensidades, quais são mais comuns dentro da região em que você mora, quais são as motivações de um tornado e em qual época do ano o tornado ocorre. Esses conhecimentos serão essenciais na hora do planejamento do abrigo.

Imagem: norteverdadeiro.com
2

Depois, busque saber quanto espaço você tem e quantas pessoas você deseja abrigar. O abrigo para tornados pode ser o abrigo subterrâneo (para todos os tipos de tornado) e também pode ser acima do chão, para tornados mais fracos. Meça que para cada pessoa que pode ser abrigada deve haver um metro quadrado, então, se existem dez pessoas, o abrigo ideal precisa de dez metros quadrados.

3

Você também precisa saber como é o terreno da área em que você construirá seu abrigo. Se é uma área de lençóis freáticos, rios ou também uma área de inundação, não se deve fazer o abrigo subterrâneo. Faça o planejamento de abrigo para construí-lo com eficácia.

Imagem: americanbombshelter.com
4

Com ajuda de alguns companheiros, abra um buraco de cerca dez metros de profundidade e dois metros de diâmetro no chão. Você precisará de um sistema de poço para retirar a terra de dentro do seu abrigo. Isso exigirá muita força. Após cavar o buraco, busque expandir o buraco a sua volta de acordo com o seu plano de abrigo.

5

Depois que a amplitude do buraco estiver construída, você deve despejar cimento dentro do buraco. Uma base no chão com cerca de 15 centímetros deve ser feita. Depois, coloque uma manta de impermeabilização e vigas de aço nas "paredes de terra", no seu "teto" e também no chão. Finque as vigas como uma gaiola envolta do abrigo. Recubra a construção com uma malha de arame e coloque mais manta de impermeabilização sob as vigas. Agora recubra tudo com cimento de grossura de treze centímetros. Isso manterá uma fortíssima estrutura de proteção para o seu abrigo anti-tornados e tempestades.

Imagem: falloutshelter.me
6

Fortaleça a entrada de seu abrigo com uma porta forte. Não se esqueça de colocar uma escada em seu buraco. Se você possui um caminho de entrada de dois metros de diâmetro para a entrada, faça na superfície em sua volta uma base de ferro ou concreto e coloque quatro dobradiças de aço para segurança da porta. Coloque uma porta de dois metros e dez sobre o buraco, com quatro travas de segurança. O ar não pode passar por entre a porta, pois em uma tempestade isso pode ser um agravante. Uma boa dica para a passagem de ar segura é a introdução de uma chaminé reforçada e envolta por um quadrado de cimento, para que quando o ar passe ela não caia e acabe com a ventilação de seu abrigo.

7

Depois que você tiver toda a estrutura e as travas prontas, leve colchões e alimentos não perecíveis. Para iluminação, velas são interessantes. Caixas de fósforos, quilos de sal e açúcar, carne salgada e outros alimentos de longa duração. Um penico ou fossa para necessidades básicas e papel higiênico também devem ser levados. Não se pode esquecer também de um fogão de uma boca, gás para fogão, talheres em geral e pilhas para iluminação. Isso será essencial para sua sua sobrevivência em um abrigo anti tornado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como construir um abrigo para tornados, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.