Partilhar

Como construir uma rede de mosquitos

Por Redação umCOMO. Atualizado: 5 fevereiro 2019
Como construir uma rede de mosquitos

A malaria infeta mais de 250 milhões de pessoas e mata mais de um milhão por ano. Os mosquitos que transmitem a malaria estão mais ativos ao anoitecer até ao amanhecer. Você pode reduzir o risco de contrair a malaria construindo uma rede de mosquitos para colocar à volta da sua cama e evitar picadas de mosquitos enquanto você dorme. Leia este artigo de umComo.com.br para saber como construir uma rede de mosquitos.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer uma armadilha para mosquitos
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que tem que fazer para construir a mosqueteira é comprar quatro ripas de madeira, que sejam pouco mais largos que o tamanho lateral da sua cama, por exemplo se a sua cama tiver 190 cm de largura e 150 cm de comprimento, recomendamos que compre ripas de 196 cm e de 156 cm. Quando tiver estes materiais tem que os unir com cola e com parafusos. Recomendamos que faça uns pequenos furos com a broca para que a madeira se une melhor e que tenha uma estrutura mais segura com as ripas bem unidas.

Como construir uma rede de mosquitos - Passo 1
2

Quando tiver as ripas bem unidas pode pintá-las de branco por exemplo, por uma questão de estética, variando do gosto de cada um.

3

Recorte a tela da mosqueteira com as medidas adequadas à sua cama. No nosso exemplo, a cama tem 190 cm por 150 cm, corte duas peças iguais da tela com uma altura de 160 cm de altura a partir do seu teto, um pedaço de tecido de 200 cm por 160 cm e por fim dois pedaços de 200 cm pela altura da sua cama. Desta forma para aceder à sua cama ou tem que levantar a rede ou entrar através dos cantos.

Como construir uma rede de mosquitos - Passo 3
4

Se quiser ter uma entrada na parte central da cama pode fazer 4 peças de 110 cm de altura e assim vai conseguir ter acesso pelo centro da sua cama, no entanto depende da sua preferência.

Como construir uma rede de mosquitos - Passo 4
5

Assim que tiver as telas da mosqueteira de algodão cortadas no tamanho que pretende, pode grampar o tecido ás ripas de madeira com cuidado e passe um pouco por cima dos cantos para o lado de fora. Finalmente pode grampear o tecido superior sobre as ripas para cobrir tudo.

6

Se preferir pode coser o tecido para evitar pequenas aberturas, no entanto pode se tornar mais complicado para entrar na cama e tem que ter alguns conhecimentos de técnicas de costura para que o resultado seja bom.

7

Agora prenda a plataforma feita com as ripas com 4 ganchos de parafuso no teto. Também vai ter que fazer 4 furos nas ripas para colocar 4 ganchos na estrutura. Tenha em atenção e faça os furos no teto a uma distância adequada para colocar os blocos e os 4 parafusos de gancho.

8

Finalmente basta colocar a rede mosquiteira à altura que pretende com ajuda de uma corda ou algo semelhante, unindo os ganchos das ripas com os ganchos que estão no teto.

Leia também: Como tratar as picadas de borrachudos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como construir uma rede de mosquitos, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Conselhos
  • Existem várias formas de contruir este tipo de mosqueteira, no entanto aqui explicamos uma das mais simples e o resultado é bastante bom
  • Se você quiser pode usar tecido de algodão, é macio e deixa passar ar suficiente.

Escrever comentário sobre Como construir uma rede de mosquitos

O que lhe pareceu o artigo?

Como construir uma rede de mosquitos
1 de 4
Como construir uma rede de mosquitos

Voltar ao topo da página