Como cortar isopor

Como cortar isopor

O isopor é um material sintético bastante flexível e moldável, podendo ficar líquido sob ação do calor. Este plástico celular é muito utilizado em construção civil e na confecção de caixas térmicas, sendo um excelente isolador térmico. Cortar isopor parece bem simples, mas você precisa ter cuidado, ou vai acabar quebrando ou amassando a placa de poliestireno. Pode usar ferramentas específicas para cortar isopor, mas você também pode utilizar alguns objetos comuns. Em umComo vamos mostrar-lhe como cortar isopor utilizando diferentes objetos.

Passos a seguir:
1

Para cortar isopor é importante que crie uma linha definida. Marque uma linha reta no isopor para facilitar o corte. Coloque o isopor sobre uma superfície plana e use um objeto afiado para o perfurar. Pode usar uma faca de manteiga, um cartão de crédito ou outro objeto que seja fino e afiado. Quando estiver tudo preparado, pressione o objeto com cuidado provocando uma quebra na placa de isopor.

Aproveite e confira também o nosso artigo sobre como fabricar isopor.

2

Você também pode usar uma faca de cozinha com serrilha para cortar isopor. Antes de usar a faca tem de a passar em cima de uma vela acessa várias vezes, até que a faca fique com cera acumulada. O melhor é usar uma vela branca para que o isopor não fique manchado. Depois só tem de cortar a placa com movimentos uniformes. Tenha cuidado para não amassar o poliestireno, fazendo sempre a mesma pressão sobre a faca.

3

Desta vez sem pressão, utilize uma faca eléctrica de cozinha. Agilmente faça uma linha de corte limpa para cortar o material. Não se esqueça que pode sempre marcar a linha antes para que fique um corte mais preciso.

4

Se quer cortar um pedaço fino de isopor, o estilete é o objeto ideal. Faça movimentos firmes, mas pequenos, para não amassar o poliestireno. Faça um pequeno corte superficial e depois passe o estilete várias vezes na mesma linha até que a placa fique completamente cortada. É importante que as lâminas do estilete sejam renovadas para que o corte seja limpo.

5

Serras de ponta, arcos de serra e serras para metais são ótimos objetos para criar cortes em linha reta em isopor. Experimente um serrote e faça movimentos ao longo de toda a placa de poliestireno para que a quebra saia limpa.

6

Serras que habitualmente são usadas para fazer cortes em madeiras, podem ser também usadas para fazer cortes em poliestireno. Use serras eléctricas preferencialmente em placas longas e grossas. Não se esqueça de colocar óculos de segurança quando cortar isopor com uma serra eléctrica.

7

Para os que gostam de agir de modo profissional existem cortadores de isopor em lojas. Estes aparelhos utilizam um arame aquecido para derreter o isopor, criando uma linha lisa ao longo da placa. São ótimos se quiser criar formas quando está cortando. Tenha especial atenção às instruções do aparelho e tome cuidado com o cortador, pois os seus arames ficam bem quentes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cortar isopor, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.