Como cuidar da palmeira-ráfia

Como cuidar da palmeira-ráfia

A palmeira-ráfia, de nome científico Rhapis excelsa[1], é uma planta originária da China. Caracterizada por suas folhas compridas, diversos caules revestidos por uma fibra marrom e por sua tonalidade escura, a planta é muito utilizada em jardins e na decoração de ambientes internos tanto por sua beleza quanto pela facilidade em se adaptar e pelo pouco trabalho que exige cuidar da espécie. Se você já tem uma planta da espécie ou deseja adquirir e quer saber como cuidar da palmeira-ráfia, leia este artigo do umCOMO!

Como cuidar de rafia em vaso

  • Iluminação: para manter a planta saudável, é necessário deixá-la em lugar bastante iluminado mas distante dos raios do sol que, se atingirem a planta por muito tempo, podem deixá-la com aparência triste e desbotada, além de queimar suas floras. Se você procura uma planta para decoração interna, essa é uma ótima opção já que se adapta bem e até mesmo prefere ambientes sem contato direto com o sol. Caso você tenha uma palmeira-ráfia com folhas queimadas do lado de fora de casa, talvez seja bom mudá-la de lugar;
  • Água: a palmeira-ráfia não é uma planta que necessita de grandes quantidades de água e, em tempos secos, é necessário regá-la 2 vezes ao mês, enquanto em tempos mais úmidos 1 vez ao mês já é suficiente. Para saber se já é necessário adiciona água ao vaso, coloque seu dedo na terra e sinta para saber se até seca;
  • Adubo: a adubação da planta deve ser realizada com NPK comum 1 vez a cada 6 meses;
  • Vaso: para evitar excesso de água e boa drenagem, o vaso para palmeira rafia ideal é um vaso de barro, já que o material é poroso e permite tanto saída de água quanto entrada de ar.
  • Poda: se você quer saber como podar palmeira rafia, saiba que a poda da planta não é algo de extrema importância, apenas observe-a e repare se há folhas ou galhos mortas ou queimados e, caso haja, remova-os com cuidado, caso contrário, apenas apare a planta caso esteja crescendo mais do que o necessário.

Para mais informações, veja também como cuidar de uma palmeira.

Palmeira-ráfia, morrendo o que fazer?

Se você tem uma palmeira-ráfia com folhas secas ou morrendo, siga as seguintes dicas:

  • Preste atenção na localização da planta. A palmeira-ráfia não gosta de temperaturas extremas assim como não se adapta bem a lugares muito claros ou muito escuros e o ideal é mantê-la em ambiente iluminado sem contato direto com o sol;
  • Cheque a terra para conferir se não está seca ou molhada demais pois, assim como com a claridade e temperatura, a palmeira-ráfia não gosta de extremos e precisa estar sempre hidratada mas sem exageros;
  • Quanto tempo faz desde que você adubou o solo de sua palmeira pela última vez? Apesar de ser uma planta que exige poucos nutrientes e que não necessita de cuidados muito especiais, toda planta precisa de alimento para crescer forte e saudável. Caso faça mais de 1 ano desde a última adubação, compre um NPK padrão comum e aplique, outra opção é fazer um adubo natural em casa.

Como fazer mudas de palmeira-ráfia

Para fazer mudas de palmeira-ráfia, siga os seguintes passos:

  1. Remova todas as folhas e galhos secos da planta, assim como pedaços que possam estar com pragas ou mortos para não prejudicar a nova muda;
  2. Remova a planta do vaso e, cuidadosamente, remova toda a terra que estiver em volta das raízes;
  3. Adube a terra na qual colocará sua muda e também regue;
  4. Escolha um caule forte da planta e, com uma tesoura ou faca esterilizada, corte-o de forma diagonal;
  5. Encha o vaso escolhida com terra e insira sua muda com 5cm do caule cobertos, visando dar sustentação para que a planta não caia e consiga firmar raízes.

Se a intenção for transplantar a palmeira-ráfia para o solo, espere 6 meses até que a muda cresça e se desenvolva para tirá-la do vaso e passá-la para o chão. Caso queira mudar sua planta de lugar e deseja saber como plantar palmeira-ráfia em um novo vaso, veja também como transplantar palmeira de interior.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar da palmeira-ráfia, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Referências
  1. HASTINGS, L. H., Hastings: Revision of Rhapis, The lady palms. Volume 47 (2), 2003. Disponível em: http://www.palms.org/palmsjournal/2003/vol47n2p62-78.pdf. Acesso em: 27/02/2019.