Como cuidar da planta Comigo-ninguém-pode - Dicas e precauções

Como cuidar da planta Comigo-ninguém-pode - Dicas e precauções

A Dieffenbachia, ou Comigo-ninguém-pode, é uma planta tropical, que também se adapta à regiões subtropicais e sensível a baixas temperaturas, muito usada na decoração de ambientes interiores, casas e escritórios. Para que ela permaneça sempre exuberante, é preciso tomar alguns cuidados, inclusive para que ela não seja prejudicial. O umCOMO te ensina agora como cuidar da planta Comigo-ninguém-pode.

Planta Comigo-ninguém-pode: folhas amarelas e outros cuidados

A Dieffenbachia exige cuidados simples mas que devem ser respeitados. A rega, por exemplo, não tem uma periodicidade imposta e pode ser uma das causas das folhas amarelas (excesso ou falta de). A Comigo-ninguém-pode não tem uma regra quanto a frequência da regra. Isso será estipulado pelo tipo de vaso e ambiente.

Quanto mais impermeável for o vaso (plástico) e fechado for o ambiente, menos água ela deve receber e vice-versa, quanto mais poroso e exposto for o vaso, mais água ela precisa. Na dúvida, a principal técnica para checar essa necessidade de água continua sendo sentir a umidade da terra. Sempre que ela estiver seca, significa que você deve regar a planta, isso evita fungos.

Outro fator diretamente relacionado à cor das folhas é o ambiente em que a planta se encontra. Naturalmente, a Comigo-ninguém-pode é uma planta que vive embaixo da sombra das árvores, o que a faz uma planta típica de meia-sombra. Normalmente, a cor das folhas tem um verde escuro por fora e um interior mais claro. Saiba que quanto mais exposta à luz, mais clara essa planta fica, e quanto menos exposta, mais verde-escura.

Para que ela cresça saudável, recomenda-se um solo rico em adubo. Você mesmo pode fazer adubo natural e manter o substrato da planta sempre nutrido. Na hora de escolher entre vaso ou canteiro, lembre-se que o vaso te permitirá mover a planta ou até escondê-la em situações com crianças ou animais. Na hora de escolher o vaso e o local, considere que a planta pode atingir até 1 metro de altura.

Como fazer a poda da planta Comigo-ninguém-pode

Apesar dos cuidados simples, podar a Dieffenbachia corretamente influencia diretamente o crescimento de novas folhas. Esse corte deve ser realizado quando você perceber o enfraquecimento das folhas ou envelhecimento. Você pode podá-la da seguinte maneira:

  1. Esterilize uma faca;
  2. Encontre o ponto do caule da planta que se encontra aproximadamente a 15 cm do solo;
  3. Então, use a faca para cortar esse caule e não deixe ele com menos do que 15 cm;
  4. Se você observar outros pontos da planta que também necessitem desse corte, realize o mesmo procedimento;
  5. Enquanto as folhas crescem, diminua a quantidade de água na rega e jogue água sempre no solo e nunca na planta. Não encharque.

Espécies de Comigo-ninguém-pode

Independente da variação, trata-se de uma planta que não tolera o clima frio e gosta de umidade acima dos 65%. As espécies mais conhecidas são:

Dieffenbachia amoena

É a planta que originou as outras. Uma das suas principais características são as flores que surgem no verão, que apesar de bonitas não têm um valor ornamental pois elas têm um ciclo de vida curto.

Dieffenbachia seguine

É a mais popular do gênero e a espécie que melhor tolera o clima seco. Produz flores no verão.

Dieffenbachia camila

Tem as folhas mais claras e estreitas, o que a torna indicada para clarear ambientes.

Planta Comigo-ninguém-pode - para que serve?

Apesar de não ter flores e ser tóxica, trata-se de uma planta externamente ornamental para decorar ambiente internos ou jardins de meia-sombra. Muita gente opta por essa planta pelos cuidados fáceis.

No entanto, ela também é muito popular em ambientes pela sua fama de espantar 'mau olhado' (inveja) e tirar a energia ruim do ambiente. Dessa forma, a utilidade da Comigo-ninguém-pode para muitas pessoas vai além da decoração e tem também um significado energético.

Planta Comigo-ninguém-pode é venenosa?

O apelido peculiar das Dieffenbachia vem justamente da sua toxidade que está presente na seiva da planta, a mesma que muitas pessoas veem e se perguntam por que a planta Comigo-ninguém-pode chora. O que a torna uma planta venenosa é a presença de oxalato de cálcio, uma substância que quando ingerida provoca irritação nas mucosas, faringe e laringe - o que pode ser fatal principalmente para animais e crianças.

A Comigo-ninguém-pode está entre as 16 plantas que mais causam intoxicação no Brasil. Por ser muito bonita ela chama a atenção principalmente de crianças e animais que têm uma tendência a colocar na boca. É por isso que ela não é recomendada para ambientes frequentados por eles. Em caso de ingestão, é preciso procurar um médico imediatamente e tomar muita água.

Sugestão: Quais são as plantas tóxicas?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar da planta Comigo-ninguém-pode - Dicas e precauções, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.