Como cuidar da Poinsétia ou planta de Natal

Como cuidar da Poinsétia ou planta de Natal

Neste artigo explicaremos como cuidar, regar, podar a Poinsétia ou flor de Natal, mas antes um pouco de história. Euphorbia pulcherrima é a Poinsétia ou Planta de Natal conhecida comumente como pastora, pascuero, noite boa, flor de páscoa, é uma planta da família Euphorbiaceae, nativa da América Central. Há muitos nomes para descrever esta bonita planta de interior muito típica da época de Natal. A poinséttia é um arbusto caduco da família das Euforbiáceas que, em estado natural pode chegar a atingir três metros de altura. Folhas inteiras, ovaladas, com um par de dentes laterais e um apical.

Passos a seguir:
1

Para cuidar bem da Poinsétia ou Planta de Natal, evite correntes de ar e a proximidade a radiadores, estufas...

2

Para que a Ponsétia ou planta de Natal continue saudável na primavera, faça a poda a uma altura de 20 cm e trate-a como uma planta verde, inclusive pode permanecer no exterior quando a temperatura estiver amena, evitando que fique abaixo de 12 graus centígrados.

3

Coloque a planta em um cômodo com muita luz natural. A Poinsétia ou planta de Natal precisa de níveis elevados de luminosidade para se manter saudável e com boa cor, brilho e contraste de flores/brácteas e folhas. Um ambiente escuro faz com que as folhas fiquem amarelas e favorece a queda.

4

Como e quando regar as plantas de Natal? Regue-as com cuidado. Não é conveniente molhar as flores nem as folhas da Poinsétia. Evite que o substrato fique seco, mas cuidado para não regá-la em excesso: o substrato deve permanecer úmido, sem encharcar. Um excesso de água no substrato pode apodrecer as raízes. Uma boa ideia é pôr o vaso de barro sobre um prato com água, mas com umas pedras no fundo para que as raízes não estejam em contato com a água, já que podem apodrecer.

5

As folhas apresentam um aspecto preto. A flor de Páscoa está-se apodrecendo e a causa é uma má irrigação. Para salvá-la, suspenda as irrigações, pode bem, deixe em um lugar com sombra e espere que volte a brotar a próxima temporada.

6

Quanto ao terreno, evitaremos encharcar a planta para evitar que apodreça. O mais conveniente seria realizar irrigações habituais e em menor quantidade enquanto a instância encontra-se em crescimento vegetativo. É conveniente deixar o terreno secar entre as irrigações. Se a planta está dentro de uma tigela, evite que a água chegue ao vaso de barro. Uma boa solução consiste em pôr um leito de pedras de rio e colocar o vaso de barro em cima. Depois acrescente água à tigela sem que ultrapasse acima das pedras.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar da Poinsétia ou planta de Natal, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Se quiser que a planta não sofra danos, coloque-a em um lugar que não passe muita gente já que ela pode quebrar ou sofrer queda das folhas.
  • Quando se compra uma flor de Páscoa é preciso verificar que não tenha muitas flores maduras no centro das brácteas, pois quanto mais folhas maduras, menos tempo ela vai durar. Também convém verificar se há algum talo quebrado ou podre, manchas nas folhas, etc.