Como cuidar das avencas

Como cuidar das avencas

Se você tem interesse em cultivas e planta e quer aprender mais, em umCOMO te ensinaremos como cuidar das avencas - planta da mesma família das samambaias.

A avenca, de nome científico Adiantum capillus-veneris, é uma planta da família Pteridaceae e é bastante conhecida por suas propriedades medicinais, sendo bastante utilizada tanto na medicina tradicional quando na fitoterápica moderna[1], sendo uma solução para resolver problemas no couro cabeludo, para curar tosses, entre outros. Além de muito útil para o cuidado da saúde, as avencas podem ser utilizadas em jardins, dando um toque de delicadeza ao seu jardim ou à sua casa.

CaracterĂ­sticas das avencas

Possuem folhagem delicada, com subdivisões das folhas que pendem de caules finos, eretos, rijos e de cor marrom-escuro. Você pode até não reconhecer pela descrição, mas certamente não viu algumas avencas por aí, pois essas são uma das plantas mais populares que existem, com distribuição em todo o mundo[2]. Acredita-se que essas plantas sejam capazes de espantar mau-olhado absorvendo as energias negativas e murchando, sendo uma forma de avisar que há alguém invejoso no ambiente.

As avencas são encontradas naturalmente desde em regiões com clima temperado até nas de clima tropical, estando presente em toda a África mas também, entretanto, também é encontrada em locais de clima mais ameno como no sul da América do Sul e no norte do América do Norte.[2]

Tipos de avenca

A samambaia avenca é uma planta que tem algumas versões, sendo que algumas das plantas não são da mesma família, entretanto, são fisicamente parecidas e acabam sendo confundidas. Veja abaixo quais são as versão mais conhecidas das avencas:

  • Avenca japonesa;
  • Avenca bailarina;
  • Avenca roxa;
  • Avenca repolhuda;
  • Avenca cabelo-de-vênus;
  • Avenca cabelo-de-anjo;
  • Avenca suíça;
  • Avenca de metro.

Como cuidar de avencas

Não existe muito segredos em cuidar de avenca, afinal, para crescer bonita e saudável, a planta precisa basicamente de três coisas: umidade, calor e luminosidade indireta. No entanto, atente se para algumas dicas que podem facilitar o cuidado e o desenvolvimento de suas plantas:

  • Não encharque o solo, utilize um vaso que permita uma boa drenagem e um adubo que retenha um pouco de umidade, afinal, avenca seca é um problema mas o excesso de água também pode prejudicar sua planta. Uma ótima opção para garantir o equilíbrio da umidade no solo são os vasos de barro, e não os de plástico, já que ajudam a evitar o acúmulo de água graças à porosidade do material. Se você está com problemas e precisa saber como recuperar avenca cabelo-de-anjo, confira primeiramente a umidade da terra pois esse muito possivelmente é o problema.
  • Mantenha o vaso em local onde haverá luz do sol durante o dia mas sem exagero, evitando a luz direta. Se a planta ficar somente à sombra, corre-se o risco da propagação de pragas e/ou doenças, além da perda gradual de sua coloração esverdeada intensa e do atrofiamento de suas folhas. Caso você não encontre um lugar que preoporcione o equilíbrio na quantidade de luz e queira saber como cuidar de avenca em vaso, é fundamental que tenhas o hábito de ir girando o vaso de planta para que todas as partes dela recebam a luminosidade adequada e para que ela se mantenha sadia.
  • As avencas não podem ser cultivadas em locais propícios a vento direto e excessivo, pois são muito frágeis e delicadas, sendo assim, procure um lugar relativamente protegido, evitando locais altos e muito abertos onde há ventania.
  • Evite o acúmulo de folhas secas e velhas. Para isso, tenha por hábito podar as plantas e facilite o surgimento de novos brotos.

Inseticidas

Para o combate das pragas é recomendável deixar de lado os inseticidas e apostar na “calda de fumo” - que é uma espécie de inseticida natural, que auxilia no combate às pragas sem causar danos às plantas. Para prepará-la, você vai precisar de: 10 cm de fumo de rolo, 50g de sabão de coco ou sabão neutro e 1 litro d’água. Pique o sabão e o fumo em pequenos pedaços e misture bem com a água. A mistura precisa curtir por cerca de 24 horas, após passado o tempo, é só coar e pulverizar nas plantas. Se preferir, você pode optar por deixar de usar o sabão na receita, afinal, a nicotina presente no fumo é o principal ingrediente que funcionará como um agente defensivo natural e o sabão será apena.

Adubo

O substrato para avenca a ser utilizado é preferencialmente um orgânico, que pode ser feito em casa sem grandes dificuldades. As vantagens de utilizar adubos orgânicos são que, além de você aproveitar restos de vegetais que seriam jogados fora, esse tipo de adubo libera seus nutrientes conforme vai se decompondo, tornando a terra fértil por até meses dependendo do material a ser utilizado[3].

Se você não tem muito conhecimentos de jardinagem e quer aprender a fazer o substrato, veja como fazer adubo natural, aprendendo assim como cuidar da planta avenca da melhor forma possível.

Como cultivar avencas

As avencas soltam alguns esporos (pontinhos que se desenvolvem no verso de suas folhas), conforme vai se desenvolvendo. E os esporos vão se soltando das plantas, quando amadurecem, o que dará origem a novas brotações, desde que encontre um lugar propício que cumpra todas as suas “exigências”.

Se você quer cultivar avencas,você pode auxiliar no processo de liberação dos esporos e aumentar o seu cultivo. Para isso, raspe os esporos suavemente com uma gilete ou com uma faca. Deixe uma folha de papel ou um pedaço de tecido embaixo para aparar os esporos que forem caindo. Daí, basta distribuir os esporos em um outro vasilhame com adubo, cobri-los com um plástico ou papel filme transparente, mantendo-os à sombra e aguarde o surgimento dos brotos.

Leia também: Como cultivar samambaias

Propriedades medicinais das avencas

Além de bonitas, as avencas têm propriedades medicinais cientificamente comprovadas, sendo utilizadas em medicamentos ou em misturas com outras erva. As propriedades da avenca são:

  • Limpeza do sistema respiratório;
  • Capacidade de ajudar no tratamento de dispnéia, asma, coriza e dor no peito causada por problemas respiratórios;
  • Controle da diabetes, ajudando no equilíbrio do açúcar no sangue;
  • Efeito anticonvulsionante;
  • Controle da epilepsia;
  • Analgésico dental,
  • Anti-Alzheimer;
  • Controle de queda de cabelos;
  • Tratamento da gonorreia[1].

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar das avencas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

ReferĂȘncias
  1. DEHDARI, S. HAJIMEHDIPOOR, H. Medicinal Properties of Adiantum capillus-veneris Linn. in Traditional Medicine and Modern Phytotherapy: A Review Article. Iranian Journal of Public Health, Vol. 47, No.2, Feb 2018, pp.188-197. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/323214237_Medicinal_Properties_of_Adiantum_capillus-veneris_Linn_in_Traditional_Medicine_and_Modern_Phytotherapy_A_Review_Article. Acesso em: 30/11/2019.
  2. MIRAJ, S. FARSANI, E. A. Photochromic relocation quality of Adiantum capillus-veneris L. Der Pharmacia Lettre, 2016, 8 (9):48-51. Disponível em: http://eprints.skums.ac.ir/939/1/6.pdf. Acesso em: 30/11/2019.
  3. MÜLLER, D. H. Características de adubos orgânicos, efeitos no solo e no desenvolvimento da bananeira. Programa de Pós-Graduação em Agricultura Tropical, Universidade Federal de Mato Grosso, 2012. Disponível em: https://www.ufmt.br/ppgat/images/uploads/Disserta%C3%A7%C3%B5es-Teses/Disserta%C3%A7%C3%B5es/2012/DANIELLE%20HELENA%20M%C3%9CLLER.pdf. Acesso em: 30/11/2019.