Como cuidar das dálias

Como cuidar das dálias
Imagem: huertayjardineria.com.ar

A dália, uma das plantas mais bonitas do mercado, considerada a flor nacional do México e sendo atualmente uma das flores mais vendidas, principalmente no norte de Europa. A sua plantação de cultivo apresenta alguma dificuldade, de forma que é preciso conhecer muito bem as características das dálias, com o objetivo de fazer esta bela planta crescer saudável e perfeita. Se estiver pensando em cultivá-la ou já tiver alguma em seu jardim, preste atenção. Em umComo.com.br, explicamos como cuidar das dálias. Siga estes conselhos e sua planta ficará linda.

Passos a seguir:
1

Irrigação. As dálias são um tipo de planta que precisa ser regada uma vez por semana ou, inclusive, uma vez a cada duas semanas. Não devemos molhar suas folhas nem flores, e sim manter a terra úmida. Na época de floração das dálias, no início do verão, é conveniente molhá-las com mais abundância. Tenha cuidado para não encharcá-las, pois podem apodrecer.

2

Crescer fortes. Se desejar que suas dálias cresçam saudáveis e fortes, corte as mais velhas no início do talo. Deste modo, favorecerá o crescimento e desenvolvimento das flores mais jovens.

3

Cortar a flor. Se estiver pensando em colher suas dálias para fazer um ramo ou colocá-las em um jarro, tome nota. O ideal é cortá-las na primeira hora da manhã ou à noite. Para que as dálias se mantenham fortes, coloque-as na água e procure um local fresco, se possível sem correntes de ar. Troque a água a cada dois dias, e suas dálias conservarão o frescor. Faça um corte na diagonal para que a área de absorção de água da flor seja maior.

4

Plantar dálias. Se ainda não tiver cultivado a sua planta, acrescente ao terreno ou vaso uma boa quantidade de fertilizante orgânico. Tente fazê-lo cerca de duas semanas antes de plantar as dálias. Por outro lado, coloque uma vara ao lado do bulbo, assim poderá atar o talo quando crescer e evitará que a dália se rompa à medida que vá crescendo.

5

Clima. A época ideal para cultivar dálias é no início da primavera. São plantas que requerem um clima mais quente, pois são originárias do México. Sua floração começa a partir do início do verão.

6

Localização. Para que a dália cresça forte, é necessário que a coloque em uma área com bastante luz. Lembre-se de que é melhor que os raios não incidam diretamente, bem como não é conveniente que esteja em uma área com muitas correntes, pois isto pode prejudicar seu crescimento.

7

Pragas. Proteja as dálias de pragas com inseticidas ou pesticidas orgânicos. Em geral, estas flores costumam sofrer a invasão de lesmas e caracóis. Consulte em sua floricultura ou viveiro de confiança os produtos adequados para eliminá-los. Pulverize as plantas com os inseticidas a cada duas semanas, aproximadamente. Dessa forma, manterá as dálias saudáveis.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar das dálias, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Retire as folhas quando começarem a secar. Dessa forma, as flores crescerão com mais força.