Como cuidar das plantas de interior

Como cuidar das plantas de interior

As plantas de interior são uma boa maneira de decorar sua casa, ao mesmo tempo que dá outra vida. Também são uma boa opção para aquelas casas pequenas que não têm jardim nem uma varanda grande para colocar plantas e flores. Da mesma forma que as de exterior, estes tipos de plantas também precisam de uma série de cuidados para crescer saudáveis e fortes. Para que você também possa ter umas bonitas flores em todos os cantos da sua casa, em umComo.com.br contamos como cuidar das plantas de interior.

Luz

A luz é muito importante, por isso, no momento de escolher o lugar onde colocar uma planta de interior é necessário que receba uma boa iluminação solar ou, caso não seja possível, artificial. Convém ir girando a planta regularmente para que receba a mesma luz por todas partes, porque se não corre o risco de que se enrosque procurando a luz.

Estas plantas precisam receber entre 12 e 16 horas de luz solar; se não chega em quantidade suficiente, a solução é a luz artificial. É por isto que existem lustres incandescentes que imitam a luz natural.

Água

As plantas precisam de água, mas devemos controlar as quantidades e frequência para não regá-las em excesso, nem também em quantidades insuficientes. Em função do tipo e espécie de planta, isto pode variar, de modo que é necessário que você se informe e se documente sobre as necessidades das suas plantas.

O que é fundamental para todas as plantas é que os vasos ou jardineiras disponham de um sistema de drenagem para que a água não se acumule e fique concentrada no fundo do recipiente. É que se isto ocorre, as raízes apodrecem e a planta pode chegar a morrer.

Temperatura

Em condições normais, uma planta de interior precisa para desenvolver-se corretamente de uma temperatura média que oscile entre os 12º C no inverno e os 24º C no verão. As plantas originárias de regiões cálidas e úmidas devem vaporizar-se para compensar a perda de água provocada pela evaporação e transpiração.

Pragas

As plantas de interior também podem ser afetadas pelas pragas de diferentes insetos ou outros organismos que podem alimentar-se delas e, desta forma, enfraquecê-las. Algumas pragas podem ser controladas com pesticidas que são aplicados na terra úmida, enquanto outras precisam de cuidados especiais para as folhas. Pode ver aqui como eliminar os mosquitos das plantas de interior.

Transplante

Aquelas plantas que estão em vasos precisam de espaço suficiente para crescer corretamente. É por esta razão que a cada pouco tempo, de acordo com o crescimento e necessidades das plantas, será necessário transplantá-la para um recipiente maior. Explicamos passo a passo como transplantar plantas de interior.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar das plantas de interior, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.