Partilhar

Como cuidar das plantas na primavera

Por Sara Viega. Atualizado: 29 maio 2018
Como cuidar das plantas na primavera

Não há dúvidas de que esta temporada do ano é uma das melhores para as nossas plantas: as flores brotam, tudo fica mais verde, chegam os belos dias de luz e tudo reluz de forma muito mais colorida. Mas a realidade é que não podemos deixar todo o trabalho nas mãos da natureza. Por isso, a umComo.com.br dá-lhe alguns conselhos para que descubra como cuidar das plantas na primavera, para que reluzam de forma ainda mais bela.

Também lhe pode interessar: Como cuidar das plantas no inverno

Regar

Nada em excesso é bom e, no caso das plantas, isto também se aplica ao excesso de água. É necessário deixar que a terra seque antes de voltar a regar. É claro que há plantas em que a terra à sua volta seca mais depressa do que outras e que necessitam de mais líquido. Por isso, deve deitar-lhes o olho várias vezes por semana e, quando necessário, deve regá-las.

Pragas

A primavera não traz apenas o bom clima, mas também muitas pragas. Por isso, é necessário controlar a planta e cuidar dela caso tenha algum parasita. Os caracóis, um pesadelo para muitos, podem ser combatidos com vários remédios caseiro. Por exemplo, cobrir o vaso com fita-cola dupla impede que o caracol trepe. Colocar rochas vulcânicas moídas na terra também funciona como um grande repelente.

Fertilizante

Na primavera, é recomendável fertilizar as plantas de forma gradual. Comece com uma quantidade inferior à recomendada e, à medida que os dias passam, vá colocando mais fertilizante até atingir a dose recomendada. Esta medida fará bem às suas plantas, mas deve ser realizada de forma progressiva.

Não as exponha demasiado

Com a chegada do sol e com as temperaturas mais altas, algumas pessoas colocam logo as plantas ao sol. Este processo poderá deteriorá-las e, por isso, deve fazê-lo de forma gradual e expô-las à luz do sol duas horas por dia, evitando as horas de maior intensidade solar. Vá expondo as plantas de modo progressivo e, quando elas se acostumarem, aumente a quantidade de horas de exposição solar.

Leia também: Como cuidar de clorofito - adubo, mudas e onde plantar

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar das plantas na primavera, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Lembre-se que, além destes conselhos, cada planta tem necessidades especiais, dependendo do tipo. Por isso, tenha isto em conta na hora de cuidar delas.
  • Em caso de dúvidas, dirija-se a uma loja especializada, para que a ajudem.

Escrever comentário sobre Como cuidar das plantas na primavera

O que lhe pareceu o artigo?

Como cuidar das plantas na primavera
Como cuidar das plantas na primavera

Voltar ao topo da página