Cuidados das plantas

Como cuidar das plantas no inverno

Como cuidar das plantas no inverno

Assim como a nossa pele e o nosso cabelo sentem a descida das temperaturas, durante os meses de frio as plantas também sofrem, especialmente quando se encontram no exterior, por isso é importante protegê-las para que, chegada a primavera, possam estar bonitas e prontas para receber o calor dos meses vindouros. Por isso, em umComo.com.br damos-lhe todas as dicas que você precisa saber para descobrir como cuidar das plantas no inverno.

Também lhe pode interessar: Como cuidar das alegrias do lar no inverno

Passos a seguir:

1

É necessário saber quais são os tipos de plantas que temos no nosso jardim, varanda ou balcão, pois algumas espécies simplesmente não toleram o frio e ainda que as protejamos acabam morrendo. Se esse for o caso de algumas das suas plantas, a melhor alternativa é transferir para o interior onde seja possível mantê-las a uma temperatura mais adequada.

2

Se na zona onde você mora a temperatura desce muito, é importante você proteger as plantas que se encontram no exterior, especialmente de elementos como a neve. Uma boa forma de fazer isso é colocá-las perto de uma parede que as proteja ou entre arbustos que possam lhe dar um pouco de calor e cobri-las um pouco.

3

Os vasos de plantas que se encontram no solo deverão, além disso, estar protegidos do frio do chão para que possam sobreviver ao inverno. Para isso, coloque-as sobre um estrado de madeira ou plástico, afastadas do chão quando as temperaturas começarem a descer.

4

Não regue suas plantas demais no inverno ou você poderia matá-las por excesso de água. Lembre-se que perante a falta de sol as plantas conseguem aguentar mais tempo sem receber líquido.

5

No caso das plantas que se encontram no interior, há alguns fatores importantes que devemos levar em consideração para que sobrevivam ao inverno. O primeiro deles é nunca colocá-las perto de uma estufa ou calefação, o excesso de calor e a secura produzida por estes aparelhos poderia causar-lhes enormes danos.

6

Como as plantas de exterior, durante o inverno as de interior devem ser pouco regadas. Recomenda-se pulverizá-las com água esporadicamente para limpar o pó produzido no ambiente.

7

É imprescindível que as plantas de interior se encontremperto de uma janela ou entrada de luz durante o inverno, pois nesta época do ano costumam sofrer devido à ausência deste elemento tão importante para seu crescimento e desenvolvimento saudável.

8

Você pode ir a um centro de jardinagem e se assessorar com um especialista a respeito de quais são os melhores nutrientes para suas plantas no inverno, assim você poderá fortalecê-las e ajudá-las a passar o inverno de forma bem-sucedida.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar das plantas no inverno, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
ELISABETE DOS SANTOS CARACA
Oque faço para lírio da paz florir?
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Elisabete. Sugiro este post do umCOMO que explica como fazer o lírio-da-paz florescer: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-fazer-o-lirio-da-paz-florescer-cuidados-essenciais-28041.html . Espero que seu lírio floresça lindamente! 😊
Como cuidar das plantas no inverno