Como cuidar de Amarílis

Como cuidar de Amarílis

A amarílis, de nome científico Hippeastrum hybridum Hort[1] mas que também pode ser conhecida por Açucena ou Flor da Imperatriz, é uma planta que pode alcançar a altura de meio metro e que é dona de uma beleza ornamental incomum. Graças às suas flores enormes que podem ter diversas cores, essas plantas são uma ótima escolha na hora de colorir nossos jardins e, dependendo do da variedade, a flor amarilis existe até mesmo quando multicolorida, já que existem espécies cruzadas com outras plantas de outras cores, garantindo uma exuberância única.

É no começo do verão que ocorre a floração e neste artigo do umCOMO iremos te explicar como cuidar de Amarílis, dando dicas de cuidado para que sua planta fique bela e florida.

Como cuidar de amarílis

A planta amarílis necessita de muito sol para o seu crescimento e desenvolvimento, mas é preciso tomar cuidado, afinal, o excesso de luz pode fazer com que a planta tenha problemas para florescer e que acabe ficando amarelada[2].

Sol

Principalmente durante a sua floração as pétalas podem ser afetadas pela luz forte do sol, então, é importante deixar que ela receba um pouco de luz durante o dia mas deve-se tomar cuidado com o sol do meio dia e durante as outras horas de pico de calor.

Se você quer saber como fazer amarílis florescer, uma boa ideia é deixá-la sob a sombra de outras espécies de maior altura[2], assim, o recebimento de luz estará garantido mas também limitado, evitando exageros.

Temperatura

A temperatura ideal para as plantas é um fator bastante importante quando vamos cultivá-las, o que é válido para espécie, afinal, todas precisam estar em um ambiente adequado e que, de certa forma, simule o de sua origem, para conseguir se desenvolver. Se você for cultivar uma planta de deserto, o ideal é que receba luz solar direta e que esteja sempre em ambiente quente, enquanto, se a espécie for originária de locais frios, o oposto é recomendado.

Em plantas floríferas, a preocupação com a temperatura dos ambientes deve ser redobrada, já que esse fator poderá incentivar ou atrapalhar a floração da muda.

Na hora de cultivar amarílis planta, preste atenção nas variações climáticas muito bruscas. Durante o período de inverno garanta que a planta tome sol, porém, sem estar em constante contato com ventos gelados, afinal, a espécie sobrevive melhor em temperatura ideal de 25ºC[2].

Tomar cuidado com a temperatura do ambiente onde sua planta estará é algo essencial na hora de aprender como cuidar de amarilis, afinal, o calor será essencial na hora de secar o solo[2], evitando que a planta fique encharcada e que possa acabar se afogando. Independentemente dos tipos de amarílis que você tiver, esse é um cuidado que fará toda a diferença e que é invariável, já que as cores da planta não influenciam nesse tipo de preferência da espécie.

Vaso

Para os vasos, utilize pedras e areia grossa na parte inferior de sua composição, tanto as pedras (podem ser cascalhos também) quanto a areia no fundo do vaso ajudam na drenagem da água, que é importante para o desenvolvimento não só da planta mas das suas flores também[2]. Outro fator com o qual devemos nos preocupar é com o material do vaso, afinal, plásticos podem ser bastante práticos mas, por impedir a passagem de água, podem acabar atrapalhando a drenagem do solo, enquanto vasos feitos de barro são ideais e garantirão a fluidez dos líquidos.

Já que essa é uma espécie que gosta de um solo bastante drenado, não tenha medo em adicionar pedras decorativas que combinem com a tonalidade das flores. Se você tiver amarílis vermelha ou observar o surgimento de flor amarílis azul, brinque com cores e faça uma decoração chamativa e esteticamente agradável.

Além da possibilidade de afogamento da planta, os excessos de água mesmo que com baixa frequência podem facilitar o aparecimento de fungos, que apodrecem os botões da flor ou até mesmo, numa situação mais grave pode causar a morte da planta.

Se você quer saber como plantar amarílis no chão, bastará seguir as dicas acima adaptando-as ao solo.

Adubo

Quer saber como fazer substrato para amarílis? Utilize terra com adubagem vegetal. Além disso, fertilizantes também são bem vindos, desde que sejam mais orgânicos quanto possível, já que a planta se adapta melhor a esse tipo de adubo. Caso você não saiba preparar esse tipo de substrato e precisar de um pouquinho de ajuda, veja como fazer adubo natural e saiba que é possível fazer isso com diversos restos orgânicos que, de outra forma, iriam parar nas lixeiras.

Se for plantada no verão, o período do plantio até a floração possui um intervalo de 20 a 30 dias. Caso for comprar uma muda, prefira aquela que possui bulbos mais separados cujo caule está o mais intacto possível.

Água

Saber regar nosso jardim pode ser uma tarefa um pouco complicada, afinal, cada espécie tem suas preferências e, o que pode ser pouco para uma, acaba sendo uma verdadeiro exagero para a outra, de forma que devemos sempre estudar um pouco as espécies que criamos para nos certificar de que a quantidade de umidade fornecida para nossas plantas.

Para saber se já é hora de adicionar água ao solo a amarílis, bastará colocar o dedo na terra e verificar se o solo encontra-se seco, o que será sinal de que já é hora de regá-la.

Seguindo essa e todas as outras dicas acima, você já saberá como reproduzir amarílis e terá, certamente, sucesso em seu cultivo.

Significado da flor amarílis

Além da beleza de suas flores, a amarílis tem também significados que tornarão seu cultivo ainda mais interessante. A amarílis flor pode ser símbolo de saudade, sendo um ótimo presente para aqueles de quem sentimentos falta em razão da distância, além disso, a planta pode simbolizar a Santíssima Trindade quando colocada em grupo de 3 mudas.

Veja também nossos artigos sobre outras plantas:

  • Como cuidar de Antúrio
  • Como cuidar de orquídeas
  • Como cuidar de Jacintos
  • Como cuidar de violetas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de Amarílis, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • A planta se desenvolve melhor em temperaturas medianas, mas a floração é prolongada em caso de temperaturas mais baixas.
Referências
  1. MICHELETTI, L. B.; BROGLIO, S. M. F.; LEMONS, E. E. P. de; TRINDADE, R. C. P.; VALENTE, E. C. N. Registro de Xanthopastis timais em amarílis e efeito do extrato de graviola na mortalidade larval. Revista Caatinga, Vol 30, Nº 2, pp. 420-426, Mossoró, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rcaat/v30n2/1983-2125-rcaat-30-02-00420.pdf. Acesso em: 28/09/2020.
  2. BROWN, S. P.; BLACK, R. J. Amaryllis. Institute of Food and Agricultural Sciences, University of Florida, 2000. Disponível em: https://edis.ifas.ufl.edu/pdffiles/EP/EP06000.pdf. Acesso em: 28/09/2020.