Como cuidar de amor-perfeito

Como cuidar de amor-perfeito

A flor amor-perfeito, dona de grande beleza, mas quase sem perfume é uma planta que não apresenta dificuldade no plantio e cultivo, cresce de forma muito rápida e quase não ocupa espaço, desta forma sendo ideal para o cultivo tanto em jardins como em casa, de maneira decorativa.

Se você mora em um apartamento e procura uma flor de aparência agradável para enfeitar o ambiente a flor amor-perfeito se mostra ideal, e quando cultivada sem o uso de agrotóxicos pode ser até comestível, enfeitando não só a sua casa mas os seus pratos também. Neste artigo, o umCOMO te explica como cuidar de amor-perfeito.

Características da planta amor-perfeito

Para saber como cuidar de amor-perfeito, você deve conhecer as características que as diferenciam do restante das plantas:

  • É uma planta perene caso receba os cuidados certos.
  • É uma flor bianual, ou seja, no primeiro ano produz as folhas e, no segundo, finalmente floresce.
  • Suas flores são comestíveis.
  • As flores de amor-perfeito florescem de maneira predominante no outono. Em climas muito quentes, a floração dura até a primavera.
  • A planta atua de forma eficaz como cobertura natural.
  • Essas flores começaram a ser domesticadas há dois séculos, ou seja, entre os anos 1820 e 1830.

Outra planta de grande beleza que pode despertar seu interesse para tê-la no jardim é a begônia. Descubra Como cuidar das begônias neste outro artigo.

Substrato para plantar amor-perfeito em vaso

Você pode comprar o amor-perfeito já plantado ou comprar a semente de amor-perfeito, neste caso vamos ensinar como plantar e cuidar a partir da semente.

Assim que você já tiver a sua semente, monte um vaso utilizando terra fértil, misture com um pouco de areia e adubo, a planta amor-perfeito gosta de solos meio arenosos e com boa fluidez de água. No fundo do vaso, coloque pedras de jardineira ou cacos de telha, para que não acumule água no fundo do vaso, o que não é bom para a saúde da planta uma vez que isso aumenta a provabilidade de surgirem fungos ou bactérias prejudiciais à saúde do amor-perfeito.

As flores de amor-perfeito precisam de um solo rico em nutrientes. Ao plantá-las no outono, deve-se usar um composto orgânico para o solo: assim, elas vão durar cerca de três meses. Depois, você terá que aplicar mais doses de fertilizante orgânico.

Um fertilizante orgânico recomendado para essa planta é o húmus de minhoca. Seu aporte de nutrientes e sua composição proporcionam grandes benefícios às flores de amor-perfeito e ao próprio solo.

Como plantar semente de amor-perfeito

Na terra, coloque as sementes de amor-perfeito e cubra as com cerca de 2mm de terra, pode parecer pouca coisa mas ao comprar a semente do amor-perfeito você vai notar que lá consta a mesma informação e quando começarem a germinar você pode acrescentar mais terra.

Você pode escolher por plantar a amor-perfeito diretamente no vaso ou num recipiente separado, e mais tarde, quando ela atingir cerca de 6cm de altura você pode transplantá-la para o vaso, conservando a raiz.

Luz, clima e posição para plantar amor-perfeito

Além da terra fértil para que o amor-perfeito floresça com lindas flores você também precisa deixá-la no local adequado, com boa incidência de luz solar direta ou indireta, no mínimo quatro horas por dia.

A planta amor-perfeito gosta de climas quentes e se adapta bem à eles, mas ainda apresenta resistência às estações mais frias do Brasil.

Porém, em climas muito quentes, é aconselhável colocar a planta em áreas de meia-sombra, para que fique protegida das horas de sol mais intensas. As flores de amor-perfeito são colocadas no exterior pela sua capacidade de prevenir o crescimento de ervas daninhas, sendo por isso altamente recomendadas para proteger os diferentes espaços do seu jardim.

Nesse outro artigo você vai encontrar uma série de Dicas para cultivar plantas em um jardim.

Como regar amor-perfeito

Deve-se regar o amor-perfeito sempre que a terra estiver seca, mas, sem sufocar. Ele se desenvolve bem com terra úmida, logo, a frequência de rega varia de acordo com a temperatura do local onde ele está assim como a quantidade de sol que ele pega por dia.

Evite em qualquer caso que ele fique inundado, pois uma rega desproporcional causará excesso de água nas raízes, enfraquecendo ou adoecendo a planta.

A recomendação padrão é irrigar uma vez por dia, no início da manhã ou final de tarde.

Durante a floração da planta, é necessário regá-la de maneira mais frequente, entre duas e três vezes por semana. Tudo vai depender do solo e do clima em que ela se encontra para definir a frequência exata da irrigação.

Temperatura ideal para o cultivo de amor-perfeito

As flores do amor-perfeito germinam entre 7 e 21 dias depois que ela atinge os seus 15cm de altura, sua altura máxima. A temperatura para o cultivo varia entre 15 a 20 graus e a temperatura ideal para germinar entre 20 e 30 graus.

Como podar amor-perfeito

A planta costuma perder sua vitalidade quando chega a temporada mais quente do ano, que coincide com os meses posteriores aos da floração. Se ela não receber os cuidados certos, pode inclusive acabar morrendo nessa época.

Se você quer evitar que isso aconteça e, logo, conservar a flor de amor-perfeito no verão, é preciso que haja uma poda agressiva da planta, na qual você deve deixar apenas o caule quando as temperaturas aumentarem.

Pragas que podem afetar a planta amor-perfeito

Para terminar de saber como cuidar de amor-perfeito, é importante que você conheça as pragas e doenças que mais afetam a planta:

  • Pulgões são uma de suas principais ameaças. O ataque desses insetos é frequente e coloca em sério risco a saúde do amor-perfeito. Para combatê-los, use inseticidas naturais e caseiros, como infusões de cebola ou alho, camomila e absinto. Você também pode investir no óleo de Neem ou no sabonete de potássio.
  • Quanto aos fungos que costumam danificar as flores do amor-perfeito, o oídio é um dos mais perigosos deles, que aparece formando manchas brancas ou cinzas nos caules e folhas. Esse fungo pode ser combatido com remédios caseiros para o oídio, como a camomila ou o alho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de amor-perfeito, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.