Como cuidar de astromélia - guia completo!

Como cuidar de astromélia - guia completo!

A astromélia (Alstroemerias hybridas) é uma planta nativa da America do Sul que atualmente também é cultivada em lugares quentes dos Estados Unidos, México e Austrália por ser uma planta de clima quente e úmido que floresce na primavera e no verão. Muitas pessoas conhecem a astromélia por ser uma planta comum, mas não a reconhecem pelo nome, entretanto a beleza de suas flores é reconhecida e por isso ela é muito utilizada em jardins e como adorno em residências, sendo a segunda flor mais vendida no Brasil. Se você já tem ou pretende tê-las em casa e quer saber como cuidar de astromélias, esse artigo do umCOMO te explica como!

Astromélias - significado

Além de bonitas, as astromélias também têm o significado de amizade eterna e felicidade, sendo assim, são um ótimo presente para dar para aquele seu amigo ou amiga que não vive sem plantas em casa, demonstrando seu apreço pela amizade. As astromélias podem ser facilmente encontradas em floriculturas e é possível fazer lindos e elaborados buquês com a flor, que posteriormente podem ser transplantadas para vasos.

Existem astromélias amarelas, astromélias azuis, astromélias rosas e astromélias brancas, mas dificilmente você encontrará as flores com uma única cor uniforme ou comprará duas igual, o que as torna ainda mais interessantes para ser dar de presente pois sempre serão únicas, representando também a singularidade de sua amizade. Outra possibilidade é juntar diversas astromélias de tons que combinem e montar um buquê multicolorido, também é possível montar um buquê com outras flores que combinem com as astromélias, como por exemplo a rosa vermelha com astromélias avermelharas ou alaranjadas.

Pelo seu significado e beleza é possível adornar seu casamento com astromélias, principalmente casamentos diurnos com bastante luz e em locais com muita natureza.

Como cuidar de astromélias em vaso

As astromélias se assemelham aos lírios, sendo por vezes chamadas de "pequenos lírios" ou "mini lírios", ou seja, é uma bela planta para manter em casa como decoração. Confira como cuidar da flor astromélia:

  • Em um vaso com água as astromélias podem durar até 15 dias, para isso é necessário que se corte 1 centímetro de seu caule sempre que a ponta estiver com uma aparência pouco saudável, é possível fazer esse corte diariamente, o que ajuda a planta a se manter hidratada.
  • Mantenha-as em local quente, as astromélias não sobrevivem no frio, sendo assim, caso você more em um local que faça muito frio, nesses períodos de inverno coloque-as do lado de dentro de casa. Outra opção é procurar por variantes chilenas das astromélias que florescem no inverno e se adaptam aos climas frios.

Como cuidar de astromélias no jardim

Além de ser usada dentro de casa em vasos, também é possível plantar astromélias direto no solo de seu jardim ou quintal, dando um visual bonito e colorido de forma natural para sua casa. As astromélias não são das plantas mais fáceis de se cuidar, mas seguindo todas as dicas abaixo você certamente terá plantas bonitas e floridas:

  • As astromélias precisam de espaço, então dê um espaçamento de no mínimo 50 centímetros entre uma e outra, assim que elas florirem, aumentarão de volume e não haverá mais grande espaço vazio, então não se preocupe.
  • Pode-as sempre que necessário, caso contrário, elas crescerão de forma desordenada e "selvagem", deixando seu jardim com uma aparência feia e mal cuidada. Além disso, é necessário remover todas as folhas e galhos mortos ou danificados, principalmente em caso de fungo para que não se espalhe por toda a planta nem contamine as plantas vizinhas.
  • Mantenha as astromélias sempre adubadas, elas precisam de nutrientes para florescerem e crescerem saudáveis.
  • Regue as plantas com frequência, apenas tomar cuidado para não afogá-las, além disso, muita água pode gerar fungos, tudo em excesso faz mal.
  • Caso você more em lugar de clima ameno ou de clima muito variável, é possível procurar astromélias híbridas de uma variante chilena que se adapta ao frio e uma brasileira que se adapta ao calor, tornando a planta mais resistente aos períodos de temperaturas extremas. Veja nesse artigo as melhores flores para primavera e verão para ajudar a compor seu jardim com diferentes tipos de plantas que floresçam nessa época do ano.
  • Compre mudas de astromélia em casas de jardinagem em vez de plantá-las diretamente da semente, assim elas demorarão menos tempo para florir e te pouparão muito trabalho, cuidando bem de sua planta, ela pode durar até 3 anos no jardim.

Para saber mais sobre o plantio desta planta, confira nosso artigo Como plantar astromélia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de astromélia - guia completo!, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.