Como cuidar de Begonia Rex

Como cuidar de Begonia Rex

A Begonia rex é uma herbácea originária de países asiáticos como a China e Índia que se adapta muito facilmente aos climas quentes e úmidos brasileiros, sendo seu cultivo muito comum no país. A Begonia rex costuma ser utilizada para adorno de jardins por ter folhas coloridas e também por produzir flores, ainda que sua aparência única e cor forte permitam também ser utilizada de adorno interno de ambientes isolada em vasos. Se você vai plantar ou comprar uma muda e quer saber como cuidar de Begonia rex, leia este artigo do umCOMO e descubra os detalhes necessário para seu bom cultivo.

Como cultivar begonia rex

Fertilização

O adubo escolhido para a Begonia rex pode ser o adubo comum NPK 20-20-20, entretanto, caso seja de sua preferência, é possível usar um adubo orgânico caseiro, afinal, os industrializados apenas existem para facilitar a vida dos amantes da botânica.

Leitura complementar: Como fazer adubo natural

Água

É necessário manter a Begonia sempre hidratada, entretanto, acúmulo de água pode matar as raízes da planta em razão do afogamento, além de propiciar o alastramento de fungos, sendo assim, tome cuidado na quantidade de umidade a qual sua planta ficará exposta mas nunca deixe-a secar.[1]

Temperatura

As begonias são plantas que gostam de calor, sendo assim, em tempos frios do inverno tente deixá-las dentro de casa e em locais onde não exista muita corrente fria de ar.

Solo

Por ser uma planta sensível à umidade e com tendência a adquirir mofos, é necessário que se mantenha a Begonia rex em solo leve, ou seja, solto, permitindo a drenagem de água.[1] Uma boa opção para evitar o "empapamento" da terra é colocar substratos grossos como cascas de árvore em meio à terra.

Luz

Mantenha sua Begonia rex em local claro, dando preferência àqueles em que a planta receberá principalmente a claridade do início e do fim do dia, evitando colocá-la exposta à forte claridade do período da tarde.[1]

Para saber mais, veja como cuidar de uma begônia.

Begonia rex: cuidados necessários

Begonia rex: sol ou sombra?

Ainda que a planta se adapte bem aos climas quente e úmidos, quando se trata de claridade, saiba que a planta deve fica exposta à luz do dia mas não de forma intensa de forma e direta.

Qual o melhor solo para a Begonia rex?

O solo escolhido deve ser leve e permitir passagem de ar e água, caso contrário, a planta facilmente se afogará; é válido dizer que o problema mais frequente nessa espécie é a praga por mofos causada pelo excesso de umidade, sendo assim, preste bastante atenção na drenagem do solo principalmente em tempos chuvosos.

De quanto em quanto tempo devo adubar minha Begonia rex?

O ideal é que se adube a planta uma vez a cada mês já que, ainda que nutrientes sejam bons, em excesso podem fazer mal assim como a água, entretanto, tudo depende do adubo escolhido. De forma geral os adubos prontos vêm com esse tipo de informação na embalagem, visto que a durabilidade de cada um depende muito de sua composição, sendo assim, não esqueça de ler o rótulo para certificar-se de que o adubo está sendo aplicado na frequência correta.

Qual o melhor vaso para a Begonia rex?

Por ser um material poroso, escolha vasos de cerâmica e não de plástico, permitindo a passagem de água e de ar e evitando o afogamento da planta, é também recomendável que se escolha um vaso proporcional à planta para facilitar o controle da umidade da terra.

Como podar begonia rex

A pode deve ser feita removendo apenas folhas e ramos danificados, o que pode ser feito sempre que necessário.

Tipos de Begonia rex

Por serem muito similares, tanto a Begonia rex vermelha, mais comercializada em razão da beleza de sua cor, quanto a Begonia rex verde, de aparência mais sutil, devem ser cuidadas seguindo os pontos acima explicitados. Alguns dos tipos de Begonia rex são:

  • Silver queen, de tonalidade prateada;
  • Cherries and chocolate, de tonalidade rosa e marrom;
  • Snow queen, de tonalidade esbranquiçada;
  • Chocolate man, de tonalidade marrom e prateada.[1]

Apesar das diferenças de cor, todas são variantes de uma mesma espécie.

Como fazer mudas de begonia rex

As mudas de Begonia rex podem ser feitas por meio da estaquia, também chamada de "multiplicação por estacas", método de produção de mudas que tem entre suas vantagens a facilidade, rapidez de reprodução e baixo custo. Antes de fazer a estaquia tome cuidado para remover todos os pedaços possivelmente danificados da planta, principalmente em casos de praga, pois o processo consiste em uma reprodução assexuada que levará com a muda todas as características da planta mãe[2].

Para realizar o processo, siga os passos abaixo:

  • Remova todas as folhas e ramos danificados da planta mãe;
  • Com uma tesoura esterelizada, corte um ramo lateral na diagonal;
  • Remova as folhas próximas à base do ramo (o processo favorece o crescimento de novas raízes);
  • Aplique hormônio enraizador na base do ramo;
  • Insira aproximadamente 3cm do ramo na terra já adubada.

Leia mais em: Como plantar mudas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de Begonia Rex, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Referências
  1. https://hort.ifas.ufl.edu/floriculture/pdfs/crop_production/RexBegonia.pdf
  2. http://www.esalq.usp.br/departamentos/lpv/lpv0480/Tradicionalflor2012.pdf