Como cuidar de buxinho

Como cuidar de buxinho

O buxinho, que possui esse nome em razão do seu nome científico Buxus sempervirens, é um arbusto que cresce muito lentamente e possui grande densidade na sua formação, o que o torna bastante fácil de se moldar, assim como em bonsais. Além disso, essa é uma planta rústica que possui um tronco muito duro em sua formação, que pode ser usado na criação de instrumentos musicais, ou seja, é uma planta que pode ser utilizada para diversos fins. Outra versatilidade encontrada no bruxinho se encontra em questões ornamentais, já que pode ser utilizado de diversas formas, podendo ser cultivada dentro de casa, o que é comum das pessoas que fazem bonsais, ou fora, no seu jardim, visando a composição de cercas vivas.

Se você se interessa por jardinagem e quer saber como cuidar de seu buxinho, veja aqui no umCOMO todas as dicas essenciais para manter sua planta de maneira simples e prática.

Como cuidar de buxinho

O buxinho é uma planta originária de regiões da China e do mediterrâneo e que pode atingir entre 2 e 5 metros de altura[2]. Por ser uma planta ornamental cujo local de origem tem biomas bastante diferentes dos encontrados no Brasil, esse tipo de planta exige alguns cuidados especiais para poder crescer, o que não costuma ser uma preocupação quando lidamos com plantas nativas por estarem naturalmente em seu estado ideal.

Luz

O buxinho precisa de bastante luz solar por ser um arbusto denso e com folhas de pigmentação mais escuras que se desenvolvem melhor onde há contato direto com a luz do sol[2]. Quando em ambiente com luz suficiente, as folhas se desenvolvem mais, deixando a planta com uma aparência mais maciça.

Caso seja cultivado onde não há muita incidência de luz o arbusto desenvolve menor quantidade de folhas, deixando o seu tronco mais a mostra com uma aparência "nua". Visto que o buxinho no jardim é usualmente utilizado como planta ornamental, a falta de luz poderá atrapalhar a decoração da área externa e dificilmente você conseguirá moldá-la da forma que deseja.

Adubo e solo

Com muitas folhas vem muita necessidade de nutrientes. Para que o buxinho tenha folhas bonitas e saudáveis é preciso uma grande quantidade de nitrogênio e fertilizantes no solo. Quando for planta-lo em um vaso, além de colocar areia no fundo e cascalhos ou pedras na superfície para dar mais vazão à água, certifique-se de adicionar uma boa quantidade de fertilizantes orgânicos e fazer este mesmo processo anualmente para que não faltem nutrientes para as suas folhas.

Água

A rega do buxinho não precisa ser constante, você pode colocar grandes quantidades em dias muito quentes ou apenas regar quando a terra estiver seca, mas não exagere na quantidade para não deixar a terra muito encharcada. Não são necessários cuidados especiais no frio, a planta se adapta bem, apenas não se esqueça da sua rega.

Como fazer muda de buxinho

Se você quer saber como multiplicar buxinho, não se preocupe pois fazer mudas da planta é algo bastante simples e que e não custará muito tempo. Você precisará apenas cortar um dos galhos da planta na diagonal e fincá-los na terra, tomando cuidado com a adubação e também com a hidratação do solo.

Apesar de ser bastante rápido fazer mudas de buxinho, é válido lembrar que essa é uma planta que demora bastante para crescer, sendo assim, poderá levar meses até que você perceba com clareza que a muda deu certo.

Como podar buxinho

Se você for fazer uma cerca viva, um jardim com buxinho e flores ou plantar o buxinho em vaso, é necessário fazer uma poda focada em seu objetivo para que a planta fique com o formato ideal, o que é bastante simples em razão do volume e densidade que o buxinho tem.

Dependendo da forma que você deseja deixar o seu buxinho, a poda deve ser feita com uma certa frequência. A pesar do seu lento metabolismo e demora que leva para ele mudar de forma, podar uma vez por mês pode ser suficiente para deixar da forma desejada, entretanto, não se esqueça que, em razão do lento crescimento do buxinho, você terá que tomar bastante cuidado na hora de podá-lo para evitar erros, já que demorará um bom tempo para que a planta cresça e recupere a folhagem perdida.

Em caso de formatos menos elaborados como o da cerca viva, podas semestrais serão ideais.

Como evitar pragas na planta buxinho

As plantas do tipo buxus podem ser infectadas por pragas como fungos e insetos[3], o que significa que devemos tomar alguns cuidados para manter nossas plantas sempre saudáveis.

Quanto aos fungos,o primeiro cuidado a ser tomado é o de evitar deixar sua planta em locais úmidos nos quais não bata luz do sol, afinal, os fungos de propagam em locais com bastante umidade, já que precisam de água para sobreviver. Caso sua planta esteja infectada com fungos, você poderá reparar sinais como manchas claras e caimento de folhas nos locais onde as manchas poderão ser observadas, então, você deverá utilizar uma mistura de água, sabão e bicarbonato de sódio para acabar com a praga. Para mais dicas, veja como fazer um fungicida caseiro, não se esquecendo de sempre observar a folhas para detectar pragas o quanto antes e diminuir os danos.

No caso de insetos, um bom truque é utilizar o eucalipto, o que também é feito em épocas de calor nas quais pernilongos costumam aparecer no período noturno.

Imagem: jardimdasideias.com.br

Planta buxinho com galhos secos, o que fazer?

Seja causado por falta de luz ou de água ou então por fungos, por vezes a planta buxinho secando é uma realidade que pode causar pânico já que por vezes parece que a planta não tem salvação.

O primeiro passo para resolver planta buxinho secando é remover todas as folhas e galhos que estiverem bastante prejudicados, evitando assim que o problema se alastre, além disso, você precisará procurar por fungos que possam estar causando o dano à planta e utilizar antifúngicos para plantas que sejam capazes de eliminar o problema.

Quando toda a parte danificada for removida, você precisará ficar de olho para conferir se o fungo causador do ressecamento da planta não deixou resquícios, observando se as folhas continuarão saudáveis. Caso o fungo continue se alastrando, o processo de remoção será o mesmo até que a planta não apresente mais sintomas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de buxinho, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Gostou das nossas dicas? Deixe o seu comentário e também os seus truques e dicas sobre plantas.
Referências
  1. VIEIRA, L. M.; KRUCHELSKI, S.; GOMES, E. N.; ZUFFELLATO-RIBAS, K. C. Indolebutyric acid on boxwood propagation by stem cuttings. Revista Brasileira de Horticultura Ornamental, Vol. 24, nº. 4, pp. 347-352, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/oh/v24n4/2447-536X-oh-24-04-0347.pdf. Acesso em: 15/04/2020.
  2. Buxus sempervirens. In: Especificações das espécies. Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Camaquã, 2011. Disponível em: http://portal2.ifsul.edu.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=430&Itemid=4. Acesso em: 15/04/2020.
  3. THURN, M.; LAMB, E.; ESHENAUR, B. Disease and Insect Resistant Ornamental Plants. New York State Integrated Pest Management Program, 2018. Disponível em: https://ecommons.cornell.edu/bitstream/handle/1813/56366/buxus-res-orn-NYSIPM.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 15/04/2020.