Como cuidar de buxinho

Como cuidar de buxinho
Imagem: eapaisagismo.com

O buxinho, que possui esse nome que é uma abreviação do seu nome científico Buxus sempervieres, é um arbusto que cresce muito lentamente e possui grande densidade na sua formação. Por conta disso é comum ser utilizado na jardinagem ornamental por ser fácil de moldar, assim como em bonsais. Uma planta rústica que possui um tronco muito duro em sua formação, que pode ser usado na criação de instrumentos musicais. Neste artigo, umComo te explica como cuidar de seu buxinho de maneira simples.

Passos a seguir:
1

O Buxinho é uma planta muito versátil e em questões ornamentais pode ser utilizado de diversas formas, ela pode ser cultivada dentro de casa o que é comum das pessoas que fazem bonsais ou fora, no seu jardim, compondo cercas vivas.

Imagem: jardimdasideias.com.br
2

O buxinho precisa de bastante luz solar, por ser um arbusto denso e com folhas de pigmentação mais escuras ele se desenvolve melhor onde há contato direto com a luz do sol, desta forma as folhas se desenvolvem mais, deixando-o com uma aparência mais maciça. Caso seja cultivado onde não há muita incidência de luz o arbusto desenvolve menor quantidade de folhas, deixando o seu tronco mais a mostra com uma aparência "nua".

3

Com muitas folhas vem muita necessidade de nutrientes. Para que o buxinho tenha folhas bonitas e saudáveis é preciso uma grande quantidade de nitrogênio e fertilizantes no solo. Quando for planta-lo em um vaso, além de colocar areia no fundo e cascalhos ou pedras na superfície para dar mais vazão à água, certifique-se de adicionar uma boa quantidade de fertilizantes orgânicos e fazer este mesmo processo anualmente para que não faltem nutrientes para as suas folhas.

4

Dependendo da forma que você deseja deixar o seu Buxinho, a poda deve ser feita com uma certa frequência. A pesar do seu lento metabolismo e demora que leva para ele mudar de forma, podar uma vez por mês pode ser suficiente para deixar da forma desejada.

Imagem: jardimdasideias.com.br
5

A rega do buxinho não precisa ser constante, você pode colocar grandes quantidades em dias muito quentes ou apenas regar quando a terra estiver seca, mas não exagere na quantidade para não deixar a terra muito encharcada. Não são necessários cuidados especiais no frio, a planta se adapta bem, apenas não se esqueça da sua rega.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de buxinho, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Gostou das nossas dicas? Deixe o seu comentário e também os seus truques e dicas sobre plantas.