Como cuidar de citronela

Como cuidar de citronela

Conhece o capim limão ou citronela? Talvez saiba que se usa em muitas casas para afugentar os mosquitos ou outros insetos pequenos, ou pelos seus diferentes usos medicinais em lojas de produtos naturais. Trata-se de uma planta magnífica em todos seus aspectos: ajuda-nos a afugentar os bichos incômodos, seu cheiro é intensamente refrescante, tem propriedades curativas, é muito bonita e precisa de poucos cuidados. Mas apesar da citronela não ser uma planta que precise que estejamos atentos a ela constantemente, neste artigo de umComo.com.br vamos dar-lhe alguns conselhos sobre como cuidar de citronela para que a mantenha em perfeito estado durante todo o ano.

Passos a seguir:
1

O capim limão ou citronela precisa viver em lugares com climas quente. A primeira coisa que deve ter em conta se quiser plantar uma citronela no seu jardim, é que o melhor momento para o fazer é na estação da primavera.

Como as citronelas não suportam bem as temperaturas frias, é recomendável transplantar no outono para um vaso e resguardá-las das geadas dentro de casa, certifique-se que lhe chega toda a luz possível colocando-a debaixo de uma janela ou alguma sacada. Durante este período, regue-a com menos frequência e deixe secar completamente a terra antes de voltar a hidratá-la.

2

Se quer ter uma planta que afugente os mosquitos no seu jardim, cave um buraco ou coloque-a em um vaso que seja duas vezes maior que o tamanho do vaso atual. De seguida, cubra a planta com uma combinação de três partes de terra para vasos e uma de terra.

A citronela é uma planta que precisa de muito sol, por isso deverá colocá-la em algum lugar do seu jardim onde possa receber, pelo menos, seis horas de sol por dia.

3

Plante-a em uma área que esteja bem drenada, certificando-se que a água não ficará estancada ao redor. Lembre-se de regar bem a planta, sobretudo em épocas de seca, e retirar as folhas amarelas que aparecerem. No seguinte artigo ensinamos a você uma forma simples de como fazer um regador automático caseiro.

4

Como todas as plantas medicinais e de vaso, o capim limão ou citronela precisa da aplicação de algum tipo de substrato para plantas a cada quinze dias, aproximadamente.

Caso tenha a citronela em um vaso, pode adicionar no fundo pedaços de vasos quebrados para que não obstrua o buraco e mantenha uma boa drenagem do substrato.

Por outro lado, não é aconselhável utilizar terra de jardim como substrato. A terra de jardim é bem mais compacta e não deixa drenar bem o vaso porque tem muita argila. Isto pode levar ao aparecimento de fungos ou ervas daninhas ao redor da sua planta e de mosquitos.

5

Uma vez que sua planta esteja bem cuidada, poderá a utilizar com diferentes fins medicinais e cosméticos de uma forma muito simples e benéfica.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de citronela, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.