Como cuidar de gerânios

Como cuidar de gerânios

Uma das flores mais comuns em jardins e varandas é o gerânio, que dá vida a qualquer recanto com suas flores multicoloridas. Trata-se de uma planta que resiste bem, inclusive às altas temperaturas, e é muito fácil de cuidar. Você pode combinar diferentes espécies e variedades de gerânios para conseguir assim um resultado espetacular e colorir todo o seu lar. Para que não fique nenhuma dúvida, explicaremos neste artigo como cuidar de gerânios.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, você deve considerar que os gerânios precisam de muita luz solar para um crescimento forte e saudável. Desta forma, recomendamos que sejam colocados em um local ensolarado de seu jardim ou terraço ou, caso estejam em áreas internas, próximo de janelas.

2

Trata-se de uma planta que floresce no verão, por isso deve ser muito regada durante esta estação do ano; enquanto no inverno, a frequência de irrigação deve ser muito menor, especialmente em climas frios.

3

Além disso, recomendamos o uso de um substrato pesado que retenha bem a umidade e monte um bom sistema de drenagem em vasos ou jardineira para evitar que fiquem encharcados.

4

Na primavera, você deve fazer uma boa poda nos gerânios para que floresçam com mais força. Você terá de arrancar as folhas secas e mortas pelo ponto de união com o talo.

5

Da mesma forma, é necessário adubar estas flores com frequência, especialmente durante a floração; você pode usar adubo líquido específico para gerânios ou um genérico.

6

As flores e folhas não devem ser pulverizadas, já que possuem um toque aveludado e a água as estragaria. Para limpá-las, você pode usar um pano de tecido macio ou um espanador.

7

Você deve prestar especial atenção às pragas que podem afetar os gerânios, como é o caso da borboleta do gerânio, a mosca branca, ou outras pragas mais comuns.

Dica: Confira também o artigo Como cuidar de astromélia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de gerânios, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.